Estudo de caso de um edifício acadêmico visando o conforto térmico em ambientes voltados a atividades intelectuais/ Case study of an academic building aiming thermal comfort in environments focused on intellectual activities
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Applied Science Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/28143 |
Resumo: | O respeito às condições de conforto térmico proporciona condições de trabalho de mais produtivas e uma maior confiabilidade no dimensionamento da carga térmica, possuindo assim significativa influência sobre o desempenho dos alunos em instituições de ensino. Este trabalho consiste num estudo de caso que avaliou o sistema de refrigeração de uma instituição de ensino, visando solucionar eventuais problemas de projeto. A carga térmica do edifício foi calculada utilizando o utilizando como ferramenta o software DesignBuilder, que além de realizar uma modelagem tridimensional do ambiente estudado foi responsável por calcular a carga térmica dos ambientes. Definiu-se como temperatura de projeto 23ºC e desta forma calculou-se a carga térmica e o Fator de Segurança (FS) das 34 salas estudadas que apontou um subdimensionamento em 65% dos ambientes enquanto outros 21% estavam superdimensionados. Nesse estudo, contatou-se que é possível reduzir o percentual de ambientes subdimensionados para 56% e o de ambientes superdimensionados para 12% por meio de uma realocação de aparelhos, assim como que para eliminação das salas subdimensionadas seria necessário comprar 9 condicionadores de ar de 30.000 BTU/h. |
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