A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Hugo Marques
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: do Nascimento, Gabriela Paulino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6500
Resumo: As questões ambientais têm acumulado certa atenção e se tornou, em tese, um assunto bastante difundido nos diferentes níveis de ensino, principalmente, por meio da educação. Para tanto, a Educação Ambiental (EA) é considerada como uma alternativa para conscientizar a população. Portanto, o presente estudo buscou investigar o aprendizado e a compreensão do alunado de ensino fundamental em escolas públicas sobre a temática ambiental, através de sua percepção do meio ambiente. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, o qual possuía questões objetivas, aos 152 discentes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Goiânia-GO. Os resultados sugerem que a percepção dos alunos destas escolas sobre o meio ambiente apresenta-se como positiva e que aponta a escola como uma fonte vital de conhecimento em prol de um meio ambiente de qualidade. Conclui-se, então, que os alunos compreendem sobre meio ambiente e são instruídos pelos professores sobre o tema.
id BASR-0_2c4ce2e97c65f5d5dcd028b4b8b29b38
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6500
network_acronym_str BASR-0
network_name_str Brazilian Applied Science Review
repository_id_str
spelling A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)Percepção AmbientalEducação AmbientalEnsino Fundamental.As questões ambientais têm acumulado certa atenção e se tornou, em tese, um assunto bastante difundido nos diferentes níveis de ensino, principalmente, por meio da educação. Para tanto, a Educação Ambiental (EA) é considerada como uma alternativa para conscientizar a população. Portanto, o presente estudo buscou investigar o aprendizado e a compreensão do alunado de ensino fundamental em escolas públicas sobre a temática ambiental, através de sua percepção do meio ambiente. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, o qual possuía questões objetivas, aos 152 discentes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Goiânia-GO. Os resultados sugerem que a percepção dos alunos destas escolas sobre o meio ambiente apresenta-se como positiva e que aponta a escola como uma fonte vital de conhecimento em prol de um meio ambiente de qualidade. Conclui-se, então, que os alunos compreendem sobre meio ambiente e são instruídos pelos professores sobre o tema.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/650010.34115/basrv4n1-013Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 186-201Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 186-2012595-36212595-362110.34115/basr.v4i1reponame:Brazilian Applied Science Reviewinstname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdainstacron:FIEPporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6500/5742Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessCabral, Hugo Marquesdo Nascimento, Gabriela Paulino2020-03-01T01:19:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6500Revistahttps://www.brazilianjournals.com/index.php/BASRPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/oaibrazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com2595-36212595-3621opendoar:2020-03-01T01:19:42Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltdafalse
dc.title.none.fl_str_mv A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
title A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
spellingShingle A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
Cabral, Hugo Marques
Percepção Ambiental
Educação Ambiental
Ensino Fundamental.
title_short A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
title_full A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
title_fullStr A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
title_full_unstemmed A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
title_sort A percepção ambiental de discentes do ensino fundamental II em escolas públicas de Goiânia (GO) / The environmental perception of students of fundamental education II in public schools of Goiânia (GO)
author Cabral, Hugo Marques
author_facet Cabral, Hugo Marques
do Nascimento, Gabriela Paulino
author_role author
author2 do Nascimento, Gabriela Paulino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Hugo Marques
do Nascimento, Gabriela Paulino
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção Ambiental
Educação Ambiental
Ensino Fundamental.
topic Percepção Ambiental
Educação Ambiental
Ensino Fundamental.
description As questões ambientais têm acumulado certa atenção e se tornou, em tese, um assunto bastante difundido nos diferentes níveis de ensino, principalmente, por meio da educação. Para tanto, a Educação Ambiental (EA) é considerada como uma alternativa para conscientizar a população. Portanto, o presente estudo buscou investigar o aprendizado e a compreensão do alunado de ensino fundamental em escolas públicas sobre a temática ambiental, através de sua percepção do meio ambiente. A coleta de dados ocorreu através da aplicação de questionário, o qual possuía questões objetivas, aos 152 discentes do ensino fundamental de duas escolas públicas de Goiânia-GO. Os resultados sugerem que a percepção dos alunos destas escolas sobre o meio ambiente apresenta-se como positiva e que aponta a escola como uma fonte vital de conhecimento em prol de um meio ambiente de qualidade. Conclui-se, então, que os alunos compreendem sobre meio ambiente e são instruídos pelos professores sobre o tema.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6500
10.34115/basrv4n1-013
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6500
identifier_str_mv 10.34115/basrv4n1-013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/6500/5742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Applied Science Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review; Vol. 4 No. 1 (2020); 186-201
Brazilian Applied Science Review; v. 4 n. 1 (2020); 186-201
2595-3621
2595-3621
10.34115/basr.v4i1
reponame:Brazilian Applied Science Review
instname:Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron:FIEP
instname_str Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
instacron_str FIEP
institution FIEP
reponame_str Brazilian Applied Science Review
collection Brazilian Applied Science Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Applied Science Review - Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda
repository.mail.fl_str_mv brazilianasr@yahoo.com || brazilianasr@yahoo.com
_version_ 1797240006225428480