Abordagem educativa para promoção de saúde em usuários hipertensos: Uma revisão integrativa da literatura / Educational approach to health promotion of hypertensive clients: An integrating literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Lidiane Campos de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Faveri, Francisco Di Paula De, Junior, Luiz Cesar Gerotto, Costa, Mariana Paula Rodrigues, Zanelli, Tauane Letícia Pinto, Rodrigues, Aline Scharr, Dorigan, Gisele Hespanhol, Milagres, Clarice Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/15167
Resumo: A Hipertensão Arterial é, sabidamente, uma doença com alta prevalência nacional e mundial, sua evolução clínica é lenta, causada por diversos fatores, e esta quando não tratada adequadamente, traz graves complicações, temporárias ou permanentes. A educação em saúde é um dos principais dispositivos para viabilizar a promoção da saúde na atenção básica no Brasil e constitui-se como uma estratégia no cuidado à clientela hipertensa, atuando na prevenção e redução dos agravos decorrentes da doença.  Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar as principais intervenções de educação em saúde em usuários hipertensos da Atenção Básica de Saúde. Métodos: foi realizado um estudo de revisão integrativa da literatura onde foram incluídos estudos nos idiomas português publicados nos últimos 10 anos nas principais bases de dados de pesquisa em saúde: LILACS, BDENF, SCIELO e BVS além de revistas e livros relacionados ao assunto. Resultados: observou-se que houve maior prevalência de intervenções de educação em saúde as ações em grupo (rodas de conversa, palestras), seguida de visitas domiciliares, atividades lúdicas (jogos) e outras, como, orien¬tação individual, entrevistas, oficinas e grupo de atividade física, identificou-se que métodos tradicionais ainda são muito utilizados pela enfermagem. Conclusão: muitas são as abordagens educacionais utilizadas para a promoção e prevenção da saúde na Atenção Básica de Saúde, percebe-se a adequação das unidades de saúde frente as demandas dos diversos grupos que atendem, métodos tradicionais ainda são muito utilizados como as visitas domiciliares e rodas de conversa (grupos), contudo, pode-se notar a inserção de tecnologias educativas.
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