Prática docente avaliativa: espaço de mediação do desempenho discente / Evaluative teaching practice: space of student performance mediation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jovina da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Joselia dos Reis Pinto dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Applied Science Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/view/464
Resumo: Considera-se relevante evidenciar que avaliar o educando é um fator significativo em seu desenvolvimento com fins de estabelecer eficiência no processo de ensino e aprendizagem, e para que isso aconteça torna-se necessário que o professor esteja apto a exercer essa função de avaliador para que não torne o ato de avaliar conflituoso e torturante. Esse trabalho objetiva investigar a prática avaliativa do docente, enfocando sua implicação no desempenho escolar do aluno, tendo como questão central: como a prática avaliativa do professor interfere no desempenho escolar do aluno? Para tanto, utilizou-se como pressuposto metodológico, a caracterização de uma pesquisa de cunho bibliográfico e de abordagem qualitativa subsidiada pelos fundamentos de teóricos de: Hoffmann (2000), Libâneo (1994), Freire (1987), Gardner (1995), dentre outros autores. O olhar investigativo enfoca a importância da avaliação mediadora no processo educativo. Os resultados do estudo mostram que as práticas avaliativas contribuem para a aprendizagem do aluno quando utilizada de forma processual, onde os aspectos qualitativos predominam sobre os quantitativos, constituindo assim uma ferramenta de análise do desempenho escolar que elucidam confrontos entre metodologia e aprendizagem. Nessa perspectiva, pretende-se contribuir para o processo de ensino e aprendizagem por meio da construção de relações didático-pedagógicas e de empatia necessárias na excelência do ensinar e aprender. Infere-se que o processo avaliativo exige um preparo pedagógico e compromisso docente, investimento das instituições escolares e políticas públicas que viabilizem uma educação que desenvolva competências pessoais, sociais e profissionais, contribuindo para o exercício da cidadania e construção de uma sociedade mais justa.
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