Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leandro, Everaldo Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vasconcelos, Lívia de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252
Resumo: O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como  disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças.
id BIO-1_544cfbe4ee911a363d7c2f2c1f8a0933
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5252
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professorasPrograma de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como  disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/525210.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-6982525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesVasconcelos, Lívia de Oliveira2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5252Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
title Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
spellingShingle Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
Leandro, Everaldo Gomes
Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.
title_short Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
title_full Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
title_fullStr Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
title_full_unstemmed Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
title_sort Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
author Leandro, Everaldo Gomes
author_facet Leandro, Everaldo Gomes
Vasconcelos, Lívia de Oliveira
author_role author
author2 Vasconcelos, Lívia de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leandro, Everaldo Gomes
Vasconcelos, Lívia de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.
topic Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.
description O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como  disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186443870208