Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
Texto Completo: | https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252 |
Resumo: | O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças. |
id |
BIO-1_544cfbe4ee911a363d7c2f2c1f8a0933 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5252 |
network_acronym_str |
BIO-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professorasPrograma de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores.O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/525210.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-6982525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessLeandro, Everaldo GomesVasconcelos, Lívia de Oliveira2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5252Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
title |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
spellingShingle |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras Leandro, Everaldo Gomes Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores. |
title_short |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
title_full |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
title_fullStr |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
title_full_unstemmed |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
title_sort |
Uma carta para mim mesma três anos atrás: um olhar para o PNAIC a partir das narrativas de professoras |
author |
Leandro, Everaldo Gomes |
author_facet |
Leandro, Everaldo Gomes Vasconcelos, Lívia de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Lívia de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leandro, Everaldo Gomes Vasconcelos, Lívia de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores. |
topic |
Programa de Formação Continuada. Educação Matemática. Formação de Professores. |
description |
O presente estudo, elaborado no formato de carta, tem como remetentes dois Educadores Matemáticos que participaram das ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), nos três primeiros anos do programa e que seguem interpretando essa experiência. Ao propor que as professoras escrevessem cartas endereçadas a elas mesmas no passado, três anos atrás, os narradores se questionam: “O que revelam as cartas produzidas por professoras em contexto de formação continuada?” Ao investigar o conteúdo dessas cartas, tem-se por objetivo refletir sobre as ações do PNAIC, a partir dos indícios encontrados nas narrativas das professoras. As cartas revelaram trajetória profissional caracterizada pela resiliência docente e evidenciaram que o PNAIC se constituiu em espaço de diálogo entre os pares, como uma oportunidade de manter-se em formação e como disparador para mudanças na forma de alfabetizar as crianças. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698 |
url |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252 |
identifier_str_mv |
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n11.p680-698 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5252/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698 REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 11 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 680-698 2525-426X 10.31892/rbpab2525-426X.v4.n11 reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) instacron:BIO |
instname_str |
Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
instacron_str |
BIO |
institution |
BIO |
reponame_str |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
collection |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph) |
repository.mail.fl_str_mv |
||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com |
_version_ |
1798325186443870208 |