Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734
Resumo: Discutir a mobilização de memoriais na formação de professores (de Matemática) é o objetivo deste artigo. Para isso, será apresentada uma introdução sobre as narrativas autobiográficas para que, na sequência, possa ser justificada a opção pela terminologia “memorial de formação” e explicitada uma compreensão sobre como os memoriais podem se comportar quando inseridos em processos formativos. No que se segue, será apresentada uma possibilidade para o uso dos memoriais nas disciplinas de Tendências em Educação Matemática I e II e Funções Elementares, em um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e o movimento analítico ocorreu a partir da leitura e do estudo dos memoriais produzidos no âmbito das disciplinas citadas e dos questionários avaliativos respondidos pelos alunos, ao final de cada uma delas. Com isso, foi possível observar que essa modalidade de escrita, em que o sujeito se coloca como autor, narrador e ator da história, é potente para a formação. O memorial, ao estimular o movimento de rememorar e narrar, permitiu que o sujeito ressignificasse suas vivências e se aproximasse de seu processo de tornar-se o que se é. Além disso, eles se constituíram como espaços outros para a reflexão sobre a/na ação docente.
id BIO-1_6fd6dea96324d62d1fce48059ef88abe
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/5734
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriaisNarrativasAutobiografiaSubjetivaçãoFormaçãoDiscutir a mobilização de memoriais na formação de professores (de Matemática) é o objetivo deste artigo. Para isso, será apresentada uma introdução sobre as narrativas autobiográficas para que, na sequência, possa ser justificada a opção pela terminologia “memorial de formação” e explicitada uma compreensão sobre como os memoriais podem se comportar quando inseridos em processos formativos. No que se segue, será apresentada uma possibilidade para o uso dos memoriais nas disciplinas de Tendências em Educação Matemática I e II e Funções Elementares, em um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e o movimento analítico ocorreu a partir da leitura e do estudo dos memoriais produzidos no âmbito das disciplinas citadas e dos questionários avaliativos respondidos pelos alunos, ao final de cada uma delas. Com isso, foi possível observar que essa modalidade de escrita, em que o sujeito se coloca como autor, narrador e ator da história, é potente para a formação. O memorial, ao estimular o movimento de rememorar e narrar, permitiu que o sujeito ressignificasse suas vivências e se aproximasse de seu processo de tornar-se o que se é. Além disso, eles se constituíram como espaços outros para a reflexão sobre a/na ação docente.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2019-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/573410.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-1033REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-1033Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-10332525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734/pdfCopyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessZaqueu-Xavier, Ana Claudia MolinaRosa, Fernanda Malinosky Coelho da2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/5734Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
title Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
spellingShingle Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
Narrativas
Autobiografia
Subjetivação
Formação
title_short Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
title_full Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
title_fullStr Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
title_full_unstemmed Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
title_sort Lembranças, reflexões e formações: apontamentos sobre a escrita de memoriais
author Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
author_facet Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
author_role author
author2 Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina
Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativas
Autobiografia
Subjetivação
Formação
topic Narrativas
Autobiografia
Subjetivação
Formação
description Discutir a mobilização de memoriais na formação de professores (de Matemática) é o objetivo deste artigo. Para isso, será apresentada uma introdução sobre as narrativas autobiográficas para que, na sequência, possa ser justificada a opção pela terminologia “memorial de formação” e explicitada uma compreensão sobre como os memoriais podem se comportar quando inseridos em processos formativos. No que se segue, será apresentada uma possibilidade para o uso dos memoriais nas disciplinas de Tendências em Educação Matemática I e II e Funções Elementares, em um curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa é de cunho qualitativo e o movimento analítico ocorreu a partir da leitura e do estudo dos memoriais produzidos no âmbito das disciplinas citadas e dos questionários avaliativos respondidos pelos alunos, ao final de cada uma delas. Com isso, foi possível observar que essa modalidade de escrita, em que o sujeito se coloca como autor, narrador e ator da história, é potente para a formação. O memorial, ao estimular o movimento de rememorar e narrar, permitiu que o sujeito ressignificasse suas vivências e se aproximasse de seu processo de tornar-se o que se é. Além disso, eles se constituíram como espaços outros para a reflexão sobre a/na ação docente.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734
10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2019.v4.n12.p1020-1033
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/5734/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 4 Núm. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-1033
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 4 No. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-1033
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 4 n. 12 (2019): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 1020-1033
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v4.n12
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325186805628928