Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joana Ribeiro dos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Machado, Marcelo Ferreira, Morais, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
Texto Completo: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190
Resumo: O artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar.
id BIO-1_c134af5058ab3a9658d54463bf5b1ad7
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uneb.br:article/9190
network_acronym_str BIO-1
network_name_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository_id_str
spelling Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento socialRedes educativasCiberculturaCurrículosPandemiaAdoecimento socialO artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar.Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)2021-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/919010.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-2722525-426X10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainstname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)instacron:BIOporhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190/7956Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográficainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joana Ribeiro dosMachado, Marcelo FerreiraMorais, Maria2023-07-18T22:24:05Zoai:ojs.revistas.uneb.br:article/9190Revistahttp://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/indexhttps://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/oai||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com2525-426X2525-426Xopendoar:2023-07-18T22:24:05Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
title Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
spellingShingle Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
Santos, Joana Ribeiro dos
Redes educativas
Cibercultura
Currículos
Pandemia
Adoecimento social
title_short Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
title_full Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
title_fullStr Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
title_full_unstemmed Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
title_sort Práticasteorias pandêmicas: redes educativas, currículos e adoecimento social
author Santos, Joana Ribeiro dos
author_facet Santos, Joana Ribeiro dos
Machado, Marcelo Ferreira
Morais, Maria
author_role author
author2 Machado, Marcelo Ferreira
Morais, Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joana Ribeiro dos
Machado, Marcelo Ferreira
Morais, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Redes educativas
Cibercultura
Currículos
Pandemia
Adoecimento social
topic Redes educativas
Cibercultura
Currículos
Pandemia
Adoecimento social
description O artigo apresenta um diálogo a respeito do momento pandêmico vivenciado pelo mundo que, em decorrência do novo coronavírus, evidenciou um novo espaçotempo em nossas redes educativas. Através da conversa com diversos autores como Alves, Santos, Silva, Latour e outros, expomos que o momento é de revermos nossas práticasteorias para atendermos nossos estudantes da melhor forma possível. Nesse contexto, abordamos a urgência em dominarmos as novas tecnologias e a cibercultura embaladas em um senso de afeto e respeito às individualidades e a necessidade de revermos os currículos para o momento atual. Apontamos o adoecimento social – que atinge estudantes e professores –, como uma preocupante consequência desse momento de exigências e incertezas. E, sem dúvidas, afirmamos a importância de unir educação presencial e on-line, pois ambas têm muito a aprenderensinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190
10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272
url https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190
identifier_str_mv 10.31892/rbpab2525-426X.2021.v6.n17.p251-272
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/9190/7956
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; Vol. 6 Núm. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272
REVUE BRÉSILIENNE DE RECHERCHE (AUTO)BIOGRAPHIQUE; Vol. 6 No. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272
Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; v. 6 n. 17 (2021): Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica; 251-272
2525-426X
10.31892/rbpab2525-426X.v6.n17
reponame:Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
instname:Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron:BIO
instname_str Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
instacron_str BIO
institution BIO
reponame_str Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
collection Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph)
repository.mail.fl_str_mv ||esclementino@uol.com.br|| biographassociacao@gmail.com
_version_ 1798325187429531648