A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Caroline Pires Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Nogueira Alves, Felipe Ledo, Lopes, Ivan, Galotto, Julio Antônio, Campos, Karoline Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408
Resumo: Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira.  
id BJRH-0_3e803506a6e5d81db79d4ce7cb480520
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14408
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature reviewpsicologia escolaratuação do psicólogorevisão da narrativa.Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1440810.34119/bjhrv3n4-216Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9858-9863Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9858-98632595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408/11975Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Caroline Pires RodriguesNogueira Alves, Felipe LedoLopes, IvanGalotto, Julio AntônioCampos, Karoline Andrade2020-09-24T10:58:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14408Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
title A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
spellingShingle A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
Monteiro, Caroline Pires Rodrigues
psicologia escolar
atuação do psicólogo
revisão da narrativa.
title_short A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
title_full A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
title_fullStr A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
title_full_unstemmed A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
title_sort A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
author Monteiro, Caroline Pires Rodrigues
author_facet Monteiro, Caroline Pires Rodrigues
Nogueira Alves, Felipe Ledo
Lopes, Ivan
Galotto, Julio Antônio
Campos, Karoline Andrade
author_role author
author2 Nogueira Alves, Felipe Ledo
Lopes, Ivan
Galotto, Julio Antônio
Campos, Karoline Andrade
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Caroline Pires Rodrigues
Nogueira Alves, Felipe Ledo
Lopes, Ivan
Galotto, Julio Antônio
Campos, Karoline Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv psicologia escolar
atuação do psicólogo
revisão da narrativa.
topic psicologia escolar
atuação do psicólogo
revisão da narrativa.
description Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408
10.34119/bjhrv3n4-216
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv3n4-216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408/11975
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9858-9863
Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9858-9863
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240053802467328