A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408 |
Resumo: | Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira. |
id |
BJRH-0_3e803506a6e5d81db79d4ce7cb480520 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14408 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature reviewpsicologia escolaratuação do psicólogorevisão da narrativa.Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-08-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1440810.34119/bjhrv3n4-216Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9858-9863Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9858-98632595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408/11975Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMonteiro, Caroline Pires RodriguesNogueira Alves, Felipe LedoLopes, IvanGalotto, Julio AntônioCampos, Karoline Andrade2020-09-24T10:58:47Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/14408Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2020-09-24T10:58:47Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
title |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
spellingShingle |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review Monteiro, Caroline Pires Rodrigues psicologia escolar atuação do psicólogo revisão da narrativa. |
title_short |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
title_full |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
title_fullStr |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
title_full_unstemmed |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
title_sort |
A atuação do psicólogo na inclusão escolar de pessoas com deficiência: uma revisão narrativa de literatura / The psychologist's performance in school inclusion of people with disabilities: a narrative literature review |
author |
Monteiro, Caroline Pires Rodrigues |
author_facet |
Monteiro, Caroline Pires Rodrigues Nogueira Alves, Felipe Ledo Lopes, Ivan Galotto, Julio Antônio Campos, Karoline Andrade |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira Alves, Felipe Ledo Lopes, Ivan Galotto, Julio Antônio Campos, Karoline Andrade |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Caroline Pires Rodrigues Nogueira Alves, Felipe Ledo Lopes, Ivan Galotto, Julio Antônio Campos, Karoline Andrade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicologia escolar atuação do psicólogo revisão da narrativa. |
topic |
psicologia escolar atuação do psicólogo revisão da narrativa. |
description |
Inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar se tornou um tema relevante na atualidade, visto que em 2015 foi outorgada a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) nº 13.146/1 5. Diante disso, surge a necessidade de adaptações nas práticas escolares, nas quais psicólogos e professores devem estar envolvidos. O presente estudo tem como objetivo buscar conhecer os fazeres do psicólogo na escola a fim de atuar em consonância com a inclusão de pessoas com deficiência. O método utilizado foi uma revisão narrativa de literatura em periódicos científicos. Inicialmente, buscamos produções sobre o tema nas bases de dados BVS Psicologia (www.bvs-psi.org.br), Scielo (www.scielo.br), e na biblioteca do Centro Universitário São Camilo, onde utilizamos os descritores: inclusão escolar, educação inclusiva, psicologia educacional, atuação do psicólogo, com a utilização do boleador “AND”. Encontramos nos diretórios pesquisados, um total de 6 artigos que contemplavam os temas que nos auxiliariam a conhecer nosso objeto de pesquisa. Conclui-se que os professores e psicólogos têm, ainda, pouca clareza das adaptações necessárias para trabalhar com a inclusão dos alunos com necessidades especiais. Entendemos como desafios para professores e psicólogos essa temática, na medida em que diminui as ideias democráticas previstos nas políticas públicas da educação brasileira. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408 10.34119/bjhrv3n4-216 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv3n4-216 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/14408/11975 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 3 No. 4 (2020); 9858-9863 Brazilian Journal of Health Review; v. 3 n. 4 (2020); 9858-9863 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240053802467328 |