A propaganda de medicamentos no Brasil e a prática de automedicação: Uma Revisão Bibliográfica / Drug advertising in Brazil and the practice of self-medication: A bibliographic Review
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29962 |
Resumo: | INTRODUÇÃO: Automedicação é o ato de consumir medicamentos por conta própria, sem avaliação médica. Prática esta realizada para solucionar ou aliviar de imediato alguns sintomas, porém pode trazer consequências na saúde ou até mesmo a morte.OBJETIVO: Avaliar a influência da propaganda de medicamentos no processo de automedicação da população brasileira, além de evidenciar a contribuição do farmacêutico quanto ao uso racional de medicamentos, através de uma revisão bibliográfica.MÉTODOS: Para realização da pesquisa foram utilizadas as palavras-chave Automedicação, Propaganda de medicamento, Reações adversas e Atenção farmacêutica, utilizando as bases de dados Scielo, PubMed, LILACS, bem como google acadêmico, revistas de saúde, e Resoluções da diretoria colegiada (RDCs).RESULTADOS: Foram identificados 282 trabalhos, dos quais 266 foram excluídos e 16 selecionados pararevisão. Conforme literaturas analisadas, observou-se que o uso de medicamentos sem prescrição e orientação médica tem se constituído uma prática comume pode ser considerado um sério problema de saúde pública, ao considerar que são diversos os danos acometem os indivíduos. Contudo, nota-se quea propaganda influencia significativamente através dos meios de comunicação como a televisão e internet. Esta prática ocorre em função de vários fatores de cunho social, econômico e cultural, em virtude da propaganda que apresenta os medicamentos como medida rápida de eliminar um sintoma ou uma determinada patologia.CONCLUSÕES: O estudo evidenciou que a automedicação é considerada um problema de saúde pública e que os meios de comunicação como a televisão e a internet tem um grande poder de influência sobre a população. |
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A propaganda de medicamentos no Brasil e a prática de automedicação: Uma Revisão Bibliográfica / Drug advertising in Brazil and the practice of self-medication: A bibliographic ReviewAutomedicaçãoPropaganda de MedicamentoReações Adversas. Atenção farmacêutica.INTRODUÇÃO: Automedicação é o ato de consumir medicamentos por conta própria, sem avaliação médica. Prática esta realizada para solucionar ou aliviar de imediato alguns sintomas, porém pode trazer consequências na saúde ou até mesmo a morte.OBJETIVO: Avaliar a influência da propaganda de medicamentos no processo de automedicação da população brasileira, além de evidenciar a contribuição do farmacêutico quanto ao uso racional de medicamentos, através de uma revisão bibliográfica.MÉTODOS: Para realização da pesquisa foram utilizadas as palavras-chave Automedicação, Propaganda de medicamento, Reações adversas e Atenção farmacêutica, utilizando as bases de dados Scielo, PubMed, LILACS, bem como google acadêmico, revistas de saúde, e Resoluções da diretoria colegiada (RDCs).RESULTADOS: Foram identificados 282 trabalhos, dos quais 266 foram excluídos e 16 selecionados pararevisão. Conforme literaturas analisadas, observou-se que o uso de medicamentos sem prescrição e orientação médica tem se constituído uma prática comume pode ser considerado um sério problema de saúde pública, ao considerar que são diversos os danos acometem os indivíduos. Contudo, nota-se quea propaganda influencia significativamente através dos meios de comunicação como a televisão e internet. Esta prática ocorre em função de vários fatores de cunho social, econômico e cultural, em virtude da propaganda que apresenta os medicamentos como medida rápida de eliminar um sintoma ou uma determinada patologia.CONCLUSÕES: O estudo evidenciou que a automedicação é considerada um problema de saúde pública e que os meios de comunicação como a televisão e a internet tem um grande poder de influência sobre a população.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2996210.34119/bjhrv4n3-103Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 3 (2021); 10921-10936Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 3 (2021); 10921-109362595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/29962/23609Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Ingrid Rocha deSouza, Juliana RibeiroMesquita, Yonnara LoureiroAlmeida, Anne Cristine Gomes deBrito, Marcelo Augusto Mota2021-07-01T20:07:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/29962Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-07-01T20:07:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
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