Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Luz, Fernando Aragão
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: e Feitosa, Joaquim Feitosa, Barbosa, Aline Buarque de Gusmão, Pol-Fachin, Laércio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59607
Resumo: Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, englobando as doenças cardíacas isquêmicas. Essas patologias estão intimamente ligadas com os hábitos de vida do paciente, que têm como fatores de risco o abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e dietas inadequadas, juntamente com outras patologias pré-estabelecidas, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e hiperlipidemia. O tratamento dessas enfermidades, em conjunto com a cessação do tabagismo e mudanças no estilo de vida, traz um efeito benéfico para redução da incidência de doenças cardiovasculares e AVC’S. O objetivo desse estudo é traçar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por duas dessas doenças cardíacas em Alagoas: embolia e trombose arteriais. A fim de ajudar em novas estratégias de orientação e políticas de saúde, fazendo com que por meio de ações, possamos promover a prevenção, e reduzir os danos causados no cotidiano do paciente reduzindo os sintomas e consequentemente fornecendo a ele uma melhor qualidade de vida. Os dados foram coletados do DATASUS no estado de ALAGOAS durante o período de 2011 a 2021, tendo como variáveis: sexo, raça, ano de atendimento e taxa de mortalidade. Os dados indicam que a ocorrência da doença vem crescendo nos últimos anos, e que os acometidos por essas patologias são predominantemente do sexo masculino, de raça parda. Conclui-se que se houver maior efetividade nas políticas de promoção a saúde, gerenciando os fatores de risco a fim de diminuí-los, ocorrerá uma redução da incidência dessas doenças arteriais fazendo com que haja a redução de suas complicações e possíveis sequelas.
id BJRH-0_8a7a27a046bc581312db6cf60f60b4f6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59607
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoasembolia arterialisquemia cerebralTrombose ArterialSegundo a Organização Pan-americana da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, englobando as doenças cardíacas isquêmicas. Essas patologias estão intimamente ligadas com os hábitos de vida do paciente, que têm como fatores de risco o abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e dietas inadequadas, juntamente com outras patologias pré-estabelecidas, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e hiperlipidemia. O tratamento dessas enfermidades, em conjunto com a cessação do tabagismo e mudanças no estilo de vida, traz um efeito benéfico para redução da incidência de doenças cardiovasculares e AVC’S. O objetivo desse estudo é traçar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por duas dessas doenças cardíacas em Alagoas: embolia e trombose arteriais. A fim de ajudar em novas estratégias de orientação e políticas de saúde, fazendo com que por meio de ações, possamos promover a prevenção, e reduzir os danos causados no cotidiano do paciente reduzindo os sintomas e consequentemente fornecendo a ele uma melhor qualidade de vida. Os dados foram coletados do DATASUS no estado de ALAGOAS durante o período de 2011 a 2021, tendo como variáveis: sexo, raça, ano de atendimento e taxa de mortalidade. Os dados indicam que a ocorrência da doença vem crescendo nos últimos anos, e que os acometidos por essas patologias são predominantemente do sexo masculino, de raça parda. Conclui-se que se houver maior efetividade nas políticas de promoção a saúde, gerenciando os fatores de risco a fim de diminuí-los, ocorrerá uma redução da incidência dessas doenças arteriais fazendo com que haja a redução de suas complicações e possíveis sequelas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/5960710.34119/bjhrv6n3-067Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 9209-9215Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 9209-9215Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 9209-92152595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59607/43106da Luz, Fernando Aragãoe Feitosa, Joaquim FeitosaBarbosa, Aline Buarque de GusmãoPol-Fachin, Laércioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-21T14:57:12Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/59607Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2023-06-21T14:57:12Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
title Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
spellingShingle Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
da Luz, Fernando Aragão
embolia arterial
isquemia cerebral
Trombose Arterial
title_short Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
title_full Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
title_fullStr Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
title_full_unstemmed Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
title_sort Análise Epidemiológica de pacientes acometidos por embolia e trombose arteriais em Alagoas
author da Luz, Fernando Aragão
author_facet da Luz, Fernando Aragão
e Feitosa, Joaquim Feitosa
Barbosa, Aline Buarque de Gusmão
Pol-Fachin, Laércio
author_role author
author2 e Feitosa, Joaquim Feitosa
Barbosa, Aline Buarque de Gusmão
Pol-Fachin, Laércio
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Luz, Fernando Aragão
e Feitosa, Joaquim Feitosa
Barbosa, Aline Buarque de Gusmão
Pol-Fachin, Laércio
dc.subject.por.fl_str_mv embolia arterial
isquemia cerebral
Trombose Arterial
topic embolia arterial
isquemia cerebral
Trombose Arterial
description Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, englobando as doenças cardíacas isquêmicas. Essas patologias estão intimamente ligadas com os hábitos de vida do paciente, que têm como fatores de risco o abuso de álcool, tabagismo, sedentarismo e dietas inadequadas, juntamente com outras patologias pré-estabelecidas, tais como hipertensão arterial sistêmica, diabetes e hiperlipidemia. O tratamento dessas enfermidades, em conjunto com a cessação do tabagismo e mudanças no estilo de vida, traz um efeito benéfico para redução da incidência de doenças cardiovasculares e AVC’S. O objetivo desse estudo é traçar o perfil epidemiológico de pacientes acometidos por duas dessas doenças cardíacas em Alagoas: embolia e trombose arteriais. A fim de ajudar em novas estratégias de orientação e políticas de saúde, fazendo com que por meio de ações, possamos promover a prevenção, e reduzir os danos causados no cotidiano do paciente reduzindo os sintomas e consequentemente fornecendo a ele uma melhor qualidade de vida. Os dados foram coletados do DATASUS no estado de ALAGOAS durante o período de 2011 a 2021, tendo como variáveis: sexo, raça, ano de atendimento e taxa de mortalidade. Os dados indicam que a ocorrência da doença vem crescendo nos últimos anos, e que os acometidos por essas patologias são predominantemente do sexo masculino, de raça parda. Conclui-se que se houver maior efetividade nas políticas de promoção a saúde, gerenciando os fatores de risco a fim de diminuí-los, ocorrerá uma redução da incidência dessas doenças arteriais fazendo com que haja a redução de suas complicações e possíveis sequelas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59607
10.34119/bjhrv6n3-067
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59607
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv6n3-067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/59607/43106
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 No. 3 (2023); 9209-9215
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 6 Núm. 3 (2023); 9209-9215
Brazilian Journal of Health Review; v. 6 n. 3 (2023); 9209-9215
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240029553098752