Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schussler, Eliezer Canabarro
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Picoli, Adrielen Henrique, Dias, Jose Roberto da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66060
Resumo: Por muito tempo pensou-se que o controle de placa era de responsabilidade única do paciente, contudo, atualmente sabe-se que essa responsabilidade é dividida entre profissional/paciente. Cabendo ao profissional motivar o paciente para que tenha uma melhora na sua condição de higiene bucal.  O objetivo do presente estudo foi buscar na literatura técnicas diferenciadas de motivação ao paciente periodontal, buscar resultados obtidos em estudos e discutir a respeito da motivação na doença periodontal. Para isso foi feita uma busca bibliográfica em Pubmed e Bireme, entre outros. Foram buscados trabalhos principalmente a partir do ano de 2000. Os resultados encontrados evidenciam a importância da motivação ao paciente peridontal. Técnicas empregadas como palestras ministradas pelos profissionais, vídeos, visualização de folders explicativos sobre a doença peridontal, explicação em macro modelo da higienização correta entre outras. Os artigos aqui apresentados, de uma maneira geral, discutem a importância em diferenciar os métodos de motivação aplicados, nos quais os pacientes que tiveram essa motivação extra, apresentaram os melhores níveis de higiene bucal em relação aqueles que não participaram de forma direta do método do grupo de motivação. Conclui-se que o profissional deve motivar o paciente para que ele se sinta seguro em relação ao tratamento, fazendo com que ele tenha a convicção que é uma peça fundamental. Profissional e paciente motivados, pode juntos chegar ao sucesso do tratamento.
id BJRH-0_abeaa5a6002fb3231d75a815aa66bb71
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66060
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literaturamotivaçãotratamento periodontalmanutenção periodontalsaúde periodontalPor muito tempo pensou-se que o controle de placa era de responsabilidade única do paciente, contudo, atualmente sabe-se que essa responsabilidade é dividida entre profissional/paciente. Cabendo ao profissional motivar o paciente para que tenha uma melhora na sua condição de higiene bucal.  O objetivo do presente estudo foi buscar na literatura técnicas diferenciadas de motivação ao paciente periodontal, buscar resultados obtidos em estudos e discutir a respeito da motivação na doença periodontal. Para isso foi feita uma busca bibliográfica em Pubmed e Bireme, entre outros. Foram buscados trabalhos principalmente a partir do ano de 2000. Os resultados encontrados evidenciam a importância da motivação ao paciente peridontal. Técnicas empregadas como palestras ministradas pelos profissionais, vídeos, visualização de folders explicativos sobre a doença peridontal, explicação em macro modelo da higienização correta entre outras. Os artigos aqui apresentados, de uma maneira geral, discutem a importância em diferenciar os métodos de motivação aplicados, nos quais os pacientes que tiveram essa motivação extra, apresentaram os melhores níveis de higiene bucal em relação aqueles que não participaram de forma direta do método do grupo de motivação. Conclui-se que o profissional deve motivar o paciente para que ele se sinta seguro em relação ao tratamento, fazendo com que ele tenha a convicção que é uma peça fundamental. Profissional e paciente motivados, pode juntos chegar ao sucesso do tratamento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2024-01-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/6606010.34119/bjhrv7n1-006Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 52-70Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 52-70Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 52-702595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66060/47143Schussler, Eliezer CanabarroPicoli, Adrielen HenriqueDias, Jose Roberto da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T15:56:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/66060Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2024-01-05T15:56:25Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
title Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
spellingShingle Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
Schussler, Eliezer Canabarro
motivação
tratamento periodontal
manutenção periodontal
saúde periodontal
title_short Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
title_full Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
title_fullStr Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
title_full_unstemmed Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
title_sort Diferentes métodos de motivação no tratamento periodontal – revisão de literatura
author Schussler, Eliezer Canabarro
author_facet Schussler, Eliezer Canabarro
Picoli, Adrielen Henrique
Dias, Jose Roberto da Silva
author_role author
author2 Picoli, Adrielen Henrique
Dias, Jose Roberto da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schussler, Eliezer Canabarro
Picoli, Adrielen Henrique
Dias, Jose Roberto da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv motivação
tratamento periodontal
manutenção periodontal
saúde periodontal
topic motivação
tratamento periodontal
manutenção periodontal
saúde periodontal
description Por muito tempo pensou-se que o controle de placa era de responsabilidade única do paciente, contudo, atualmente sabe-se que essa responsabilidade é dividida entre profissional/paciente. Cabendo ao profissional motivar o paciente para que tenha uma melhora na sua condição de higiene bucal.  O objetivo do presente estudo foi buscar na literatura técnicas diferenciadas de motivação ao paciente periodontal, buscar resultados obtidos em estudos e discutir a respeito da motivação na doença periodontal. Para isso foi feita uma busca bibliográfica em Pubmed e Bireme, entre outros. Foram buscados trabalhos principalmente a partir do ano de 2000. Os resultados encontrados evidenciam a importância da motivação ao paciente peridontal. Técnicas empregadas como palestras ministradas pelos profissionais, vídeos, visualização de folders explicativos sobre a doença peridontal, explicação em macro modelo da higienização correta entre outras. Os artigos aqui apresentados, de uma maneira geral, discutem a importância em diferenciar os métodos de motivação aplicados, nos quais os pacientes que tiveram essa motivação extra, apresentaram os melhores níveis de higiene bucal em relação aqueles que não participaram de forma direta do método do grupo de motivação. Conclui-se que o profissional deve motivar o paciente para que ele se sinta seguro em relação ao tratamento, fazendo com que ele tenha a convicção que é uma peça fundamental. Profissional e paciente motivados, pode juntos chegar ao sucesso do tratamento.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66060
10.34119/bjhrv7n1-006
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66060
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv7n1-006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66060/47143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 No. 1 (2024); 52-70
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 7 Núm. 1 (2024); 52-70
Brazilian Journal of Health Review; v. 7 n. 1 (2024); 52-70
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240040351334400