Condição física e rendimento académico na adolescência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/61754 |
Resumo: | Conhecer as relações entre a condição física e o rendimento académico, assim como equacionar esta relação a nível das variáveis sexo e idade dos adolescentes, constitui uma questão atual e fulcral no ensino, no desporto e na sociedade. A amostra do presente estudo é constituída por 1358 participantes da região do Algarve, sendo 724 (53,31%) do sexo feminino. A idade está compreendida entre os 12 e os 17 anos. A Condição Física foi avaliada mediante o Fitnessgram. O rendimento académico foi obtido a partir da média aritmética do curriculum. Verificou-se que no global da amostra, sexo feminino e masculino, existem diferenças estatisticamente significativas entre as médias escolares (rendimento académico) e os grupos critério da condição física. As médias do rendimento académico entre o sexo masculino e feminino, não apresentam diferenças estatisticamente significativas. A idade não parece constituir variável preditora no rendimento académico dos participantes no presente estudo. |
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