Estado da arte sobre teletrabalho e gestão da qualidade de vida do servidor público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Jéssica Vitorino
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Sátiro, Renato Máximo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/66572
Resumo: O ambiente habitual de trabalho, de um modo geral, é caracterizado como um espaço delimitado especificamente para acomodar os trabalhadores e permitir a realização de suas atividades laborativas cotidianamente. Contudo, com a chegada da Covid-19, a prática do teletrabalho tem se firmado em diversos cenários, como ocorreu com o serviço público. Diante desta realidade, a gestão da qualidade de vida do servidor público passa a ser uma questão de interesse de investigação e debates acadêmicos, corporativos e sociais. Tem-se o objetivo de revisar a literatura recente que trata da gestão da qualidade de vida no teletrabalho. Especificamente, objetiva-se direcionar o foco de abordagem para as organizações públicas, discorrendo sobre a gestão de pessoas após a pandemia da Covid-19, buscando identificar se a modalidade do teletrabalho, hoje, pode impactar na melhoria da qualidade de vida do servidor público. Foi desenvolvida uma revisão sistemática da literatura, a partir da coleta de publicações na base de dados Scielo, Google Scholar e BVS, de onde foram selecionados e incluídos 8 artigos de interesse. Em organizações públicas, especialmente, observa-se que o arranjo de trabalho na modalidade virtual se tornou uma estratégia de interesse para a produtividade e também um meio para promover maior economicidade. Os resultados também evidenciaram impactos negativos à saúde e bem estar do teletrabalhador, devido ao isolamento social, falta de motivação e insatisfação com essa modalidade de trabalho.  Conclui-se que, com o teletrabalho, os gestores públicos perceberam a necessidade de buscar novos conhecimentos para enfrentar os desafios e implementar mudanças, primando por uma gestão baseada na qualidade de vida do servidor público.
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