Educação em saúde como instrumento transformador do paciente dialisado: relato de experiência / Health education as anawareness activity for the dialysed patient: experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carlos Alves dos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Ariele Alves dos, Soares, Andréa Ferreira, Souza, Ana Tainar Mota
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/1778
Resumo: O manejo clínico-terapêutico do paciente dialisado gera situações de estresse relacionadas ao tratamento, a mudanças no estilo de vida, a diminuição da energia física, a alteração da aparência pessoal e a novas incumbências para manutenção da vida. Neste contexto, tornam-se relevantes as ações de educação em saúde direcionadas aos hábitos alimentares e hídricos, a incapacidade ou a limitação das atividades físicas e de lazer e consequentemente, às repercussões psicológicas e sociais provocados pela doença renal crônica. Este trabalho teve por objetivo descrever a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem durante a realização de um estágio extracurricular numa unidade privada de nefrologia do estado de Sergipe no período de 27 de junho a 18 de julho de 2016. Como resultados observou-se que as atividades educativas contribuíram para a redução da tensão e manutenção do equilíbrio emocional. Então, estas foram relevantes para a continuidade do tratamento com qualidade
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