A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Lauany Silva de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Castro, Karen Silva de, Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de, Caldato, Milena Coelho Fernandes, Anjos Reis, Daniele Lima dos, Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa, Magno, Ismaelino Mauro Nunes, Pereira, Genislaine Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732
Resumo: Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O  uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência.  
id BJRH-0_e259552e660331419d2aabb7eb681bcd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22732
network_acronym_str BJRH-0
network_name_str Brazilian Journal of Health Review
repository_id_str
spelling A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience reportTecnologiaEducação infantilPrimeiros socorros.Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O  uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2273210.34119/bjhrv4n1-035Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 442-454Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 442-4542595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732/18218Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Lauany Silva deCastro, Karen Silva deBorges, Renata Campos de Sousa Renata Campos deCaldato, Milena Coelho FernandesAnjos Reis, Daniele Lima dosJunior, Jose Ronaldo Teixeira de SousaMagno, Ismaelino Mauro NunesPereira, Genislaine Ferreira2021-04-12T15:35:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22732Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:35:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
title A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
spellingShingle A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
Medeiros, Lauany Silva de
Tecnologia
Educação infantil
Primeiros socorros.
title_short A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
title_full A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
title_fullStr A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
title_full_unstemmed A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
title_sort A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
author Medeiros, Lauany Silva de
author_facet Medeiros, Lauany Silva de
Castro, Karen Silva de
Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de
Caldato, Milena Coelho Fernandes
Anjos Reis, Daniele Lima dos
Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa
Magno, Ismaelino Mauro Nunes
Pereira, Genislaine Ferreira
author_role author
author2 Castro, Karen Silva de
Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de
Caldato, Milena Coelho Fernandes
Anjos Reis, Daniele Lima dos
Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa
Magno, Ismaelino Mauro Nunes
Pereira, Genislaine Ferreira
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Lauany Silva de
Castro, Karen Silva de
Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de
Caldato, Milena Coelho Fernandes
Anjos Reis, Daniele Lima dos
Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa
Magno, Ismaelino Mauro Nunes
Pereira, Genislaine Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação infantil
Primeiros socorros.
topic Tecnologia
Educação infantil
Primeiros socorros.
description Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O  uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732
10.34119/bjhrv4n1-035
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732
identifier_str_mv 10.34119/bjhrv4n1-035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732/18218
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 442-454
Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 442-454
2595-6825
reponame:Brazilian Journal of Health Review
instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron:BJRH
instname_str Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
instacron_str BJRH
institution BJRH
reponame_str Brazilian Journal of Health Review
collection Brazilian Journal of Health Review
repository.name.fl_str_mv Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)
repository.mail.fl_str_mv || brazilianjhr@gmail.com
_version_ 1797240058566148096