A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Brazilian Journal of Health Review |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732 |
Resumo: | Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência. |
id |
BJRH-0_e259552e660331419d2aabb7eb681bcd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22732 |
network_acronym_str |
BJRH-0 |
network_name_str |
Brazilian Journal of Health Review |
repository_id_str |
|
spelling |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience reportTecnologiaEducação infantilPrimeiros socorros.Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/2273210.34119/bjhrv4n1-035Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 442-454Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 442-4542595-6825reponame:Brazilian Journal of Health Reviewinstname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)instacron:BJRHporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732/18218Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Reviewinfo:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Lauany Silva deCastro, Karen Silva deBorges, Renata Campos de Sousa Renata Campos deCaldato, Milena Coelho FernandesAnjos Reis, Daniele Lima dosJunior, Jose Ronaldo Teixeira de SousaMagno, Ismaelino Mauro NunesPereira, Genislaine Ferreira2021-04-12T15:35:59Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22732Revistahttp://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/indexPRIhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/oai|| brazilianjhr@gmail.com2595-68252595-6825opendoar:2021-04-12T15:35:59Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
title |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
spellingShingle |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report Medeiros, Lauany Silva de Tecnologia Educação infantil Primeiros socorros. |
title_short |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
title_full |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
title_fullStr |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
title_full_unstemmed |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
title_sort |
A utilização de tecnologias educacionais para o ensino de primeiros socorros ao público infantil: Um relato de experiência / The use of educational technologies for teaching first aid to children: An experience report |
author |
Medeiros, Lauany Silva de |
author_facet |
Medeiros, Lauany Silva de Castro, Karen Silva de Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de Caldato, Milena Coelho Fernandes Anjos Reis, Daniele Lima dos Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa Magno, Ismaelino Mauro Nunes Pereira, Genislaine Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Karen Silva de Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de Caldato, Milena Coelho Fernandes Anjos Reis, Daniele Lima dos Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa Magno, Ismaelino Mauro Nunes Pereira, Genislaine Ferreira |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Lauany Silva de Castro, Karen Silva de Borges, Renata Campos de Sousa Renata Campos de Caldato, Milena Coelho Fernandes Anjos Reis, Daniele Lima dos Junior, Jose Ronaldo Teixeira de Sousa Magno, Ismaelino Mauro Nunes Pereira, Genislaine Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Educação infantil Primeiros socorros. |
topic |
Tecnologia Educação infantil Primeiros socorros. |
description |
Objetivo: Dissertar sobre a confecção de tecnologias lúdicas, como instrumento de interação entre o brincar e o aprender a salvar vidas. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo, qualitativo e exploratório, acerca da utilização de tecnologias educacionais no ensino de primeiros socorros ao público infantil. A pesquisa ocorreu com crianças que possuíam a faixa etária de 3 a 12 anos de idade, que estavam regulamente matriculadas em duas turmas do projeto social, no qual ministravam-se aulas acerca de PS e implantava-se tecnologias lúdicas com a objetivo de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Resultados: O uso das tecnologias lúdicas e metodologia ativa é uma das estratégias que possibilita com que o aluno tenha um entendimento abrangente, no que tange a efetivação da pesquisa, verificou-se maior aceitação por parte das crianças as inovações que necessitavam de interação, o que ocorre devido a estas tecnologias simularem brincadeiras, as quais contribuem para o desenvolvimento mental do público em questão, entretanto, ressalta-se que a utilização das tecnologias não representa, obrigatoriamente, que os alunos tenham compreendido o conteúdo, pois a aprendizagem requer estímulos a absorção do assunto. Conclusão: Em síntese, conclui-se que a utilização de tecnologias interativas no ensino dos princípios básicos de primeiros socorros para o público infantil, foi de muita relevância para o aprendizado e interesse ao decorrer das aulas, permitindo que as crianças sejam atores protagonistas no auxílio de uma situação de urgência e emergência. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732 10.34119/bjhrv4n1-035 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732 |
identifier_str_mv |
10.34119/bjhrv4n1-035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22732/18218 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Health Review |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review; Vol. 4 No. 1 (2021); 442-454 Brazilian Journal of Health Review; v. 4 n. 1 (2021); 442-454 2595-6825 reponame:Brazilian Journal of Health Review instname:Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) instacron:BJRH |
instname_str |
Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
instacron_str |
BJRH |
institution |
BJRH |
reponame_str |
Brazilian Journal of Health Review |
collection |
Brazilian Journal of Health Review |
repository.name.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Health Review - Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|| brazilianjhr@gmail.com |
_version_ |
1797240058566148096 |