Efeitos do brinquedo terapêutico em serviços hospitalares pediátricos / Effects of therapeutic toy in pediatric hospital services

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Yasmim Xavier Arruda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Santana, Arianny Luiza Barros, Almeida, Danielle Cavalcante Cruz, da Silva, Julio Cesar Pereira, de Sousa, Joao Bosco Martins, Rodrigues, Henrique Sousa, Santos, Geicy Thaoane da Silva Vieira, de Oliveira, Giovana Gomes, Mendes, Regina Vitória Costa, Nyland, Joana Josiane Andriotte Oliveira Lima, Parreira, Marcos Gregory Cintra, da Silva, Fabio José Antonio, Ibrahim, Dunya Monteiro, Fonseca, Frederico Rosa, Bacelar, Paula de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Brazilian Journal of Health Review
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/47835
Resumo: O seguinte estudo tem como objetivo descrever os efeitos do brinquedo terapêutico em serviços hospitalares pediátricos. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva. A elaboração da pergunta norteadora ocorreu fazendo uso do acrônimo PICo (população, interesse e contexto), sendo P (pediatria), I (uso de brinquedo terapêutico) e C (emergências e urgências), o que gerou na seguinte indagação: Como se dá a utilização do brinquedo terapêutico nos serviços de emergências e urgências pediátricas? O levantamento nas bases de dados foi efetuado na Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), por meio da PubMed; Banco de Dados em Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), por intermédio da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e a Biblioteca Virtual (Scielo). Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: “jogos e brinquedos”, “terapêutica”, "hospitais" e “pediatria”, cruzados entre si pelo operador booleano AND. A utilização do brinquedo terapêutico pode contribuir para explorar os interesses, expectativas e necessidades das crianças. As brincadeiras puderam desenvolver características como controle de situação, autonomia, competição, solidariedade, assim como relação família-paciente. Em virtude do que foi mencionado, percebe-se que crianças podem se beneficiar do brinquedo terapêutico. Nesse sentido, é importante que haja capacitação dos profissionais em relação ao saber usar os brinquedos a fim de promover um atendimento mais leve e humanizado para aquela criança que está em dor e sofrimento.
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