A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Fabiana de Freitas
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Guedes-Pinto, Ana Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Texto Completo: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655
Resumo: O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade.
id CAMP-1_4ac076670adf4a9e26bdd9cf1d146e10
oai_identifier_str oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9655
network_acronym_str CAMP-1
network_name_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository_id_str
spelling A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagensFormação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade.O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Entrevista semi-estruturada; Perspectiva teórico metodológica da História Oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/965510.20888/ridphe_r.v4i2.9655Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 396-411RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 396-411RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 396-4112447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655/5158Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fabiana de FreitasGuedes-Pinto, Ana Lúcia2019-05-03T17:08:03Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9655Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:08:03Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
title A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
spellingShingle A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
Pinto, Fabiana de Freitas
Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade.
title_short A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
title_full A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
title_fullStr A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
title_full_unstemmed A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
title_sort A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
author Pinto, Fabiana de Freitas
author_facet Pinto, Fabiana de Freitas
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
author_role author
author2 Guedes-Pinto, Ana Lúcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Fabiana de Freitas
Guedes-Pinto, Ana Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade.
topic Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade.
description O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Qualitativa; Entrevista semi-estruturada; Perspectiva teórico metodológica da História Oral
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655
10.20888/ridphe_r.v4i2.9655
url https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655
identifier_str_mv 10.20888/ridphe_r.v4i2.9655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655/5158
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 396-411
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 396-411
RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 396-411
2447-746X
reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
collection Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
repository.name.fl_str_mv Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ||mcris@unicamp.br
_version_ 1798675504620896256