A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
Texto Completo: | https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655 |
Resumo: | O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade. |
id |
CAMP-1_4ac076670adf4a9e26bdd9cf1d146e10 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9655 |
network_acronym_str |
CAMP-1 |
network_name_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository_id_str |
|
spelling |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagensFormação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade.O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade.Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas2018-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Qualitativa; Entrevista semi-estruturada; Perspectiva teórico metodológica da História Oralapplication/pdfhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/965510.20888/ridphe_r.v4i2.9655Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 396-411RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 396-411RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 396-4112447-746Xreponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655/5158Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinto, Fabiana de FreitasGuedes-Pinto, Ana Lúcia2019-05-03T17:08:03Zoai:inpec.econtents.bc.unicamp.br:article/9655Revistahttps://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/RIDPHE-RPUBhttp://ojs.fe.unicamp.br/index.php/RIDPHE-R/oai||mcris@unicamp.br2447-746X2447-746Xopendoar:2019-05-03T17:08:03Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
title |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
spellingShingle |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens Pinto, Fabiana de Freitas Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade. |
title_short |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
title_full |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
title_fullStr |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
title_full_unstemmed |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
title_sort |
A docência no contexto do curso de formação de professores indígenas no Amazonas: relatos de aprendizagens |
author |
Pinto, Fabiana de Freitas |
author_facet |
Pinto, Fabiana de Freitas Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Fabiana de Freitas Guedes-Pinto, Ana Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade. |
topic |
Formação de professores indígenas. História Oral. Aprendizagem na diversidade. |
description |
O presente artigo, derivado do projeto de doutorado intitulado “O exercício da docência na perspectiva intercultural do Curso de Licenciatura Formação de Professores Indígenas da Universidade do Amazonas”, objetiva discorrer sobre a dinâmica de trabalho de um grupo de professores que se lança ao desafio de ensinar nas continentais distâncias amazônicas e o que se tem aprendido nessa relação acadêmica com os povos tradicionais. Os relatos desse estudo foram captados pelo recurso da entrevista, transcritos e analisados à luz da perspectiva teórico metodológica da Historia Oral, o que nos ajudará na compreensão do rico e complexo processo formativo no qual os professores estão inseridos e a ampliação do olhar para uma prática docente ainda pouco reconhecida.Palavras-chave: Docência no Ensino Superior; Formação de Professores Indígenas; História Oral; Aprendizagem na diversidade. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Qualitativa; Entrevista semi-estruturada; Perspectiva teórico metodológica da História Oral |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655 10.20888/ridphe_r.v4i2.9655 |
url |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655 |
identifier_str_mv |
10.20888/ridphe_r.v4i2.9655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9655/5158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação/Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony; Vol. 4 No. 2 (2018); 396-411 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; Vol. 4 Núm. 2 (2018); 396-411 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo; v. 4 n. 2 (2018); 396-411 2447-746X reponame:Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
collection |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mcris@unicamp.br |
_version_ |
1798675504620896256 |