Cinema educativo entre o documentário e a ficção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulilo, André Luiz, 1975-
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Trevisan, Anderson Ricardo, 1978-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232
Resumo: Contém 2 arquivos (português e inglês)
id CAMP_17abd5030b8de942f56196a1e0e993c7
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368565
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Cinema educativo entre o documentário e a ficçãoEducational cinema between documentary and fictionEl cine educativo entre el documental y la ficciónArtigo originalMauro, Humberto, 1897-1983Cinema e educaçãoDocumentário (Cinema)Cinema and educationCinema EducativoDocumentary filmsContém 2 arquivos (português e inglês)Agradecimentos: Os autores agradecem à FAPESP e ao CNPq pelo apoio recebidoResumo: O cinema educativo foi experiência efêmera na história da cinematografia brasileira, mas fundamental à compreensão, senão dos primórdios das políticas para o setor no país, ao menos, de um capítulo fundamental das práticas de filmagem dos diretores. Da fronteira entre a ficção e o documentário e entre a política de patrocínio público e a criação autoral, o presente ensaio pretende explorar esse já bem cuidado tema da historiografia que é o cinema educativo. A partir de revisão bibliográfica, pesquisa documental e fílmica, e amparado numa bibliografia interdisciplinar que se assenta primordialmente na História Cultural e na Sociologia da Cultura, o principal escopo do artigo foi relacionar as produções dirigidas por Humberto Mauro no INCE ao ambiente de discussão das políticas de controle do cinema nos anos 1930. Pareceu-nos fundamental a esse exercício de interpretação também considerar os diferentes itinerários do cinema no debate público dos anos 1920 e 1930, uma vez que se toma por hipótese aqui que Humberto Mauro foi um realizador capaz de embaçar as fronteiras entre o ficcional e o documentário, entre o comercial e o educativo, o que o torna personalidade singular nessa históriaAbstract: Educational cinema was an ephemeral experience in the history of Brazilian cinematography, but it was fundamental to understand, if not the beginnings of the policies for the sector in the country, at least, a fundamental chapter in the filmmaking practices of the directors. From the frontier between fiction and documentary, and between the politics of public sponsorship and authorial creation, the present essay intends to explore this already well worked for theme in historiography that is educational cinema. Based on a bibliographical review, documentary and film research, and supported by an interdisciplinary bibliography based primarily on Cultural History and Sociology of Culture, the main scope of the article is to relate the productions directed by Humberto Mauro at the INCE to the discussion of cinema control policies in the 1930s. It seemed to us fundamental to this exercise of interpretation to also consider the different itineraries of cinema in the public debate of the 1920s and 1930s, since it is hypothesized here that Humberto Mauro was a director capable of blurring the boundaries between the fictional and the documentary, between the commercial and the educational, what makes him a singular personality in this historyResumen: El cine educativo fue una experiencia efímera en la historia de la cinematografía brasileña, pero fundamental para la comprensión, si no de los inicios de las políticas para el sector en el país, al menos, de un capítulo fundamental de las prácticas cinematográficas de los directores. Desde la frontera entre la ficción y el documental, y entre las políticas de mecenazgo público y la creación autoral, este ensayo pretende explorar este tema ya bien cuidado en la historiografía, que es el cine educativo. A partir de una revisión bibliográfica, investigación documental y fílmica, y apoyado en una bibliografía interdisciplinaria basada principalmente en la Historia Cultural y la Sociología de la Cultura, el alcance principal del artículo fue relacionar las producciones dirigidas por Humberto Mauro en el INCE con la discusión de las políticas de control del cine en la década de 1930. Ha parecido fundamental para este ejercicio de interpretación considerar también los diferentes itinerarios del cine en el debate público de los años 20 y 30, ya que se plantea aquí la hipótesis de que Humberto Mauro fue un cineasta capaz de difuminar las fronteras entre lo ficticio y lo documental, entre lo comercial y lo educativo, lo que le convierte en una personalidad singular en esta historiaFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaulilo, André Luiz, 1975-Trevisan, Anderson Ricardo, 1978-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14232PAULILO, André Luiz; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. v. 22, n. art. e165, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232. Acesso em: 7 mai. 2024.Multilínguaporenghttps://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368565https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368565reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-05T10:20:26Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1368565Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-12-05T10:20:26Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinema educativo entre o documentário e a ficção
Educational cinema between documentary and fiction
El cine educativo entre el documental y la ficción
title Cinema educativo entre o documentário e a ficção
spellingShingle Cinema educativo entre o documentário e a ficção
Paulilo, André Luiz, 1975-
Artigo original
Mauro, Humberto, 1897-1983
Cinema e educação
Documentário (Cinema)
Cinema and education
Cinema Educativo
Documentary films
title_short Cinema educativo entre o documentário e a ficção
title_full Cinema educativo entre o documentário e a ficção
title_fullStr Cinema educativo entre o documentário e a ficção
title_full_unstemmed Cinema educativo entre o documentário e a ficção
title_sort Cinema educativo entre o documentário e a ficção
author Paulilo, André Luiz, 1975-
author_facet Paulilo, André Luiz, 1975-
Trevisan, Anderson Ricardo, 1978-
author_role author
author2 Trevisan, Anderson Ricardo, 1978-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulilo, André Luiz, 1975-
Trevisan, Anderson Ricardo, 1978-
dc.subject.por.fl_str_mv Artigo original
Mauro, Humberto, 1897-1983
Cinema e educação
Documentário (Cinema)
Cinema and education
Cinema Educativo
Documentary films
topic Artigo original
Mauro, Humberto, 1897-1983
Cinema e educação
Documentário (Cinema)
Cinema and education
Cinema Educativo
Documentary films
description Contém 2 arquivos (português e inglês)
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232
PAULILO, André Luiz; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. v. 22, n. art. e165, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232
identifier_str_mv PAULILO, André Luiz; TREVISAN, Anderson Ricardo. Cinema educativo entre o documentário e a ficção. Cadernos de história da educação. Uberlândia, MG. v. 22, n. art. e165, 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14232. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv Multilíngua
por
eng
language_invalid_str_mv Multilíngua
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368565
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1368565
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030833999249408