Uso da simulação na capacitação sobre violência no trabalho da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Maria Inês, 1957-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1654382
Resumo: Agradecimentos: Essa revisão foi extraída do estudo de Doutorado da primeira autora, apoiado financeiramente por meio de bolsas de pós-graduação pelas agências: processo nº 162825/2014-5, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); processo nº 01-P-3481/2014, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); processo nº 2016/06128-7, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
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spelling Uso da simulação na capacitação sobre violência no trabalho da enfermagemUse of simulation in training on violence in nursing practiceViolênciaPessoal de saúdeEnfermagemPatient simulationViolenceHealth personnelNursingCapacitação profissionalTreinamento por simulaçãoArtigo de revisãoAgradecimentos: Essa revisão foi extraída do estudo de Doutorado da primeira autora, apoiado financeiramente por meio de bolsas de pós-graduação pelas agências: processo nº 162825/2014-5, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); processo nº 01-P-3481/2014, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); processo nº 2016/06128-7, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Resumo: Avaliar a aplicabilidade e os resultados do uso da simulação nos processos de capacitação de estudantes e profissionais de enfermagem sobre violência no trabalho. Revisão integrativa da literatura que seguiu recomendações metodológicas para responder à questão: a simulação pode ajudar estudantes e trabalhadores de enfermagem a lidarem com a violência no trabalho? Construiu-se estratégias de busca a partir de operadores booleanos e termos relacionadas à simulação e violência no trabalho, que foram inseridas ao CINAHL, MEDLINE e Proquest Central juntamente com os demais filtros. Dois revisores independentes selecionaram os estudos mediante critérios e houve análise do nível de evidência. Nove estudos foram selecionados e revelaram a flexibilidade da simulação pela possibilidade de utilizá-la com diferentes propósitos em capacitações. Identificou-se nos estudos que houve o uso de recursos variados de simulação, assim como a abordagem de diferentes tópicos de violência. Os cenários com pacientes ou agressores e a violência com origem no paciente foram os mais frequentes. Os estudos indicaram benefícios da simulação, mas nem todos os resultados foram consensuais. A simulação é um recurso com potencial de ajudar estudantes e profi ssionais de enfermagem a lidarem com casos de violência no trabalho, prevenindo sua ocorrência ou reduzindo danos. Os estudos neste tema são recentes e várias necessidades de pesquisa emanam da aliança entre simulação e violência no trabalho, algumas das quais destacadas nesta revisão e que podem orientar a construção de evidências mais robustasAbstract: To evaluate the applicability and results of the use of simulation in nursing students and professionals’ training on violence at work. Integrative review of literature that met methodological guideline to answer the question: can simulation help nursing students and workers understand and deal with workplace violence? It was developed search strategies from Boolean operators and terms related to simulation and violence at work, which were inserted into CINAHL, MEDLINE and ProQuest Central along with the other fi lters. Two independent reviewers selected the studies using criteria and there was an analysis of the level of evidence. Nine studies were selected and showed the fl exibility of the simulation by the possibility of using it with different purposes in training. It was identifi ed in the studies the use of many simulation resources, as well as the approach of different topics of violence. The settings with patients or aggressors and violence starting with the patient were the most frequent. The studies pointed out benefi ts of the simulation, but not all results were consensual. Simulation is a resource capable of helping nursing students and professionals to deal with cases of workplace violence, preventing it to occur or reducing damage. Studies on this topic are recent and several research needs emanate from the alliance between simulation and violence at work, some of which are highlighted in this review and that may guide the gathering of stronger evidenceCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO - FAPESPAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMonteiro, Maria Inês, 1957-2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1654382MONTEIRO, Maria Inês. Uso da simulação na capacitação sobre violência no trabalho da enfermagem. Acta paulista de enfermagem. São Paulo, SP : EPM/Unifesp, 2019.. Vol. 32, no. 3 (June, 2019), p. 341-349. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1654382. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1195028porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-29T16:07:30Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1195028Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-03-29T16:07:30Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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