Discurso de ódio em mídias sociais como estratégia de persuasão popular
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663213 |
Resumo: | Agradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Rodrigo Esteves de Lima-Lopes agrade ao CNPq (processo 422111/2018-0) pelo financiamento |
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Discurso de ódio em mídias sociais como estratégia de persuasão popularHate discourse in social media as persuasive strategy for populismDiscurso de ódioHate speechSocial mediaSocial networks - AnalysisAvaliatividadePopulismDossiêMídia socialRedes sociais - AnálisePopulismoAgradecimentos: O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. Rodrigo Esteves de Lima-Lopes agrade ao CNPq (processo 422111/2018-0) pelo financiamentoResumo: Este artigo busca compreender o momento atual, dando um passo atrás, para mostrar que em uma situação anterior à campanha eleitoral de 2018, já havia indícios do populismo digital (CESARINO, 2018): o aparato digital e a mobilização (produção e compartilhamentos de hashtags no Twitter), bem como a tática política de estabelecer um eixo sintagmático amigo-inimigo. Mais especificamente, o intuito aqui é analisar discussões políticas, dentro do quadro linchamento virtual (MACEDO, 2018), de duas maneiras: (i) por suas conexões, utilizando modelos de redes aplicados às redes sociais online, conforme descritos nos trabalhos de Recuero (2005, 2014) e Lima-Lopes (2017, 2018) e; (ii) pelo discurso contido nas postagens, segundo o Sistema de Avaliatividade (MARTIN e WHITE, 2005) e suas aplicações em Língua Portuguesa (VIAN JR et. al, 2010). Foi considerada para esta pesquisa a utilização no Twitter da hashtag #Dia28EuVouTrabalhar, criada e disseminada com o intuito de contrariar a Greve Geral marcada para o dia 28 de abril de 2017, cujo objetivo era protestar contra as reformas trabalhista e da previdência. A raspagem de dados e os grafos de conexão foram feitos com o auxílio dos softwares NodeXL e Gephi, respectivamente. Ao final, observou-se que os principais influenciadores na rede tinham grande importância na disseminação do discurso de ódio, pois o grande número de seguidores possibilitou o espalhamento em larga escala. Vale ressaltar que o nó central da rede estudada era um deputado estadual do Rio de Janeiro e filho de um político com pretensão à presidência da República. A principal avaliação expressa nas postagens, em relação aos sentimentos, foi a insatisfação com o partido político que se manteve na presidência do Brasil por catorze anos e que fora interrompido por um impeachment, no ano anterior a esta greve. Já em relação ao Julgamento, as postagens revelaram uma descrença quanto à ética e confiabilidade tanto em relação aos grevistas quanto aos organizadores. Com isso, pode-se observar que a repetição e padronização de discursos estigmatizados, bem como sua pulverização em mídia social, foram - e ainda são - utilizadas como instrumento para conseguir o apoio popularAbstract: This article takes a step backwards and tries to understand our current moment by analyzing social media context in a 2017 social hashtag movement. Our data show that prior to the 2018 presidential campaign, there was already evidence of digital populism (CESARINO, 2018). The digital apparatus for mobilization (production and sharing of Twitter hashtags), as well as the political strategy of establishing a friend-enemy syntagmatic axis. More specifically, the aim here is to analyze political discussions, within the framework of virtual lynching (MACEDO, 2018), in two ways: (i) by means of network models applied to online social networks, as described in Recuero’s works (2005, 2014) and Lima-Lopes’ works (2017, 2018) and; (ii) by an analysis of the appraisal discourse (MARTIN and WHITE, 2005) present in some Twitter posts and its applications to Portuguese (VIAN JR et. al, 2010). Our analysis relies on the Twitter hashtag #Dia28EuVouTrabalhar. It was created and disseminated aiming at countering the General Strike scheduled for April 28, 2017, in order to protest against labor and social security reforms. Data scraping and connection graphs were performed with the aid of NodeXL and Gephi software, respectively. As a result, we could observe that the main influencers in the network were of great importance in the dissemination of hate discourse, because the large number of followers allowed such discourse to spread on a large scale. It is worth mentioning that the central node of the studied network was a state deputy from Rio de Janeiro and the son of a politician, who later got elected as the presidency of the Republic. Feelings regarding dissatisfaction were the more common. They were projected towards the political party that was in office in Brazil for fourteen years. Such a party had its last term interrupted by an impeachment in the year previous to this strike. Regarding the Judgment, the posts revealed a disbelief concerning ethics and reliability both in relation to the strikers and the movement organizers. We could observe that the repetition dispersion and standardization of stigmatized discourses were very common tools in the 2017 context. It is also relevant to keep in mind that such strategies still are an important instrument to obtain popular support in socialCOORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPESCONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - CNPQAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMercuri, Karen Tank, 1979-Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1663213MERCURI, Karen Tank; LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Discurso de ódio em mídias sociais como estratégia de persuasão popular. Trabalhos em linguística aplicada. Campinas, SP. v. 59, n. 2, p. 1216-1238, maio/ago. 2020. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1663213. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1212690porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-02T10:59:27Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1212690Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-05-02T10:59:27Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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