Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348
Resumo: Agradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza Cruz
id CAMP_7d839db42179af6a2908c124161a4e47
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1220960
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012Influence of socioeconomic status on students performance in physics items at Enem 2012AvaliaçãoExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)National Secondary Education Examination (Brazil)EvaluationItensContextoArtigo originalAgradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza CruzResumo: O objetivo do presente trabalho é compreender como fatores econômicos podem afetar o desempenho em física no Enem em 2012. A partir dos microdados foram calculadas as médias e as frequências das alternativas dos itens; além das informações para um indicador de status socioeconômico. Os itens foram separados em quatro categorias: exercícios de fixação; problemas de lápis e papel; problemas contextualizados no cotidiano e física moderna e contemporânea. Os exercícios de fixação e os problemas de lápis e papel são as categorias que apresentaram a média para classe alta próxima a 0,7, o que corresponde ao dobro da média da classe baixa. Para os problemas de lápis e papel observamos que as alternativas (erradas) com concepções alternativas ou não científicas atraem candidatos de todas as classes sociais. No caso dos problemas contextualizados no cotidiano a média é baixa para todos os candidatos (em torno de 0,3) indicando dificuldades na transposição dos conceitos de física para situações aplicadas. Os indicadores para física moderna e contemporânea são baixos, com média próxima da resposta ao acaso. Esperamos que essas análises possam auxiliar os professores da educação básica a conhecer melhor as necessidades para compreensão da física por parte de seus alunosAbstract: The purpose of this paper is to understand how socioeconomic factors can affect physics' performance in the Brazilian National Assessment of Secondary Education (Enem) applied in 2012. From the microdata were calculated averages and alternative's frequencies; and in addition was elaborated a socioeconomic status indicator. The items were separated into four categories: fixation exercises; pencil and paper problems; day-to-day contextualized problems and modern and contemporary physics. Fixation exercises and pencil and paper problems present greater performance gap between social classes, where the upper class mean (close to 0.7) is up to two times high than that from lower class. In the case of pencil and pen problems, the presence of misconceptions or non-scientific conception as a wrong alternative can attract the majority of candidates. When items are related to day-to-day or modern and contemporary physics, all social classes present scores close to 0.3. For contextualized problems, the average is low for all candidates suggesting difficulties in the transposition of physics fundaments to daily life problems. Mean for modern and contemporary physics is low, close to the aleatory answer. We hope that these analyzes can help basic education teachers to better meet the students' needs in understanding physicsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKleinke, Maurício Urban, 1958-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1220960porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T08:59:02Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1220960Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-07-05T08:59:02Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
Influence of socioeconomic status on students performance in physics items at Enem 2012
title Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
spellingShingle Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
Kleinke, Maurício Urban, 1958-
Avaliação
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
National Secondary Education Examination (Brazil)
Evaluation
Itens
Contexto
Artigo original
title_short Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
title_full Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
title_fullStr Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
title_full_unstemmed Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
title_sort Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012
author Kleinke, Maurício Urban, 1958-
author_facet Kleinke, Maurício Urban, 1958-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Kleinke, Maurício Urban, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
National Secondary Education Examination (Brazil)
Evaluation
Itens
Contexto
Artigo original
topic Avaliação
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
National Secondary Education Examination (Brazil)
Evaluation
Itens
Contexto
Artigo original
description Agradecimentos: Esse trabalho foi parcialmente financiado pelo projeto MEC/INEP/DIRED/UFSCar intitulado "A Prova do Enem: Impacto das Variáveis Cognitivas, Econômicas e Sociais no Desempenho", com apoio complementar do FAEPEX/Unicamp. Agradeço também aos juízes que participaram da seleção dos itens de física: Caio Ferrari de Oliveira, Cleoni dos Santos Carvalho, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein, Fernanda Keila Marinho da Silva, Guilherme Stecca Marcom, Luciana Camargo de Oliveira, Marcos Antonio Florczak, Maria José Fontana Gebara, Noemi Sutil, Sergio Dias Campos e Tersio Guilherme de Souza Cruz
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348
KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348
identifier_str_mv KLEINKE, Maurício Urban. Influência do status socioeconômico no desempenho dos estudantes nos itens de física do Enem 2012. Revista brasileira de ensino de física. São Paulo, SP : Sociedade Brasileira de Física, 2017. Vol. 39, n. 2 (Nov., 2017), n. art. e2402, p. 1-19. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1667348. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1220960
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824518025216