Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boruchovitch, Evely, 1961-
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393
Resumo: Resumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes
id CAMP_7fcad077907ff100312bdc0e35b4e2b0
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168314
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamentalLeituraReadingAvaliação psicoeducacionalArtigo originalResumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantesAbstract: This study aimed at identifying reading comprehension of elementary school students and explore age, school year and gender related differences among the participants. The sample was composed of 240 students of both genders, with ages range between 10 and 17 years (M = 12.85; SD = 1.60), from the sixth to the ninth school year of a public school in an inner city in the state of São Paulo. An identification questionnaire and a text based activity using Cloze technique were applied collectively to students whose parents signed the informed consent. Results showed basic level of reading comprehension, among participants, far behind the expectation for their school grade level. Girls scored significantly higher when compared to boys. There was a significant increase in mean values due to the school year and the participants' agesAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBoruchovitch, Evely, 1961-2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2393BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168314porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T16:30:47Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168314Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-14T16:30:47Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
title Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
spellingShingle Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
Boruchovitch, Evely, 1961-
Leitura
Reading
Avaliação psicoeducacional
Artigo original
title_short Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
title_full Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
title_fullStr Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
title_sort Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental
author Boruchovitch, Evely, 1961-
author_facet Boruchovitch, Evely, 1961-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Boruchovitch, Evely, 1961-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Reading
Avaliação psicoeducacional
Artigo original
topic Leitura
Reading
Avaliação psicoeducacional
Artigo original
description Resumo: Este estudo teve por objetivos identificar a compreensão em leitura de estudantes de Ensino Fundamental, bem como explorar eventuais diferenças entre eles, no que se refere a gênero, ano escolar e idade. Participaram 240 alunos, de ambos os gêneros, entre 10 e 17 anos (M = 12,85; DP = 1,60), do sexto ao nono ano de uma escola pública do interior de São Paulo. Um questionário de identificação e um texto com base na técnica de Cloze foram aplicados coletivamente aos escolares cujos pais ou responsáveis assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os resultados revelaram um nível básico de compreensão em leitura, entre os participantes, muito aquém do esperado para a sua escolarização. A pontuação das meninas foi significativamente mais alta, quando comparada à dos meninos. Houve também um incremento significativo das médias obtidas em função do ano escolar e das idades dos participantes
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393
BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393
identifier_str_mv BORUCHOVITCH, Evely. Compreensão em leitura em estudantes do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Psico-USF. Vol. 21, n. 3 (set./dez., 2016), p. 561-572. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2393. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168314
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030817661386752