Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda : uma visão interpretativa
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11178 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais – tempo, duração, altura e efeitos - é observado o emprego da indeterminação, assim como levantados os tipos de notação empregados - notação exata, aproximada, indicativa e gráficos musicais. A metodologia parte do estudo e análise da peça ao piano e do estudo da bibliografia específica sobre análise e notação. Serão feitas propostas para uma possível performance |
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Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda : uma visão interpretativaIndetermination in Expressão Anímica by Eunice Katunda : an interpretative overviewKatunda, Eunice, 1915-1990Música - Análise, apreciaçãoMusic - Analysis, appreciationBrazilian repertory for solo pianoArtigo originalResumo: Este trabalho tem como principal objetivo verificar os elementos de indeterminação empregados por Eunice Katunda na sua peça para piano Expressão Anímica, composta em 1979, assim como estudar os procedimentos composicionais adotados pela compositora e contribuir com os estudos sobre a música brasileira do século XX. A partir de parâmetros musicais – tempo, duração, altura e efeitos - é observado o emprego da indeterminação, assim como levantados os tipos de notação empregados - notação exata, aproximada, indicativa e gráficos musicais. A metodologia parte do estudo e análise da peça ao piano e do estudo da bibliografia específica sobre análise e notação. Serão feitas propostas para uma possível performanceAbstract: The main objective of this paper is to verify indetermination elements used by Brazilian composer Eunice Katunda in her piano piece Expressão Anímica (1979), as well as the compositional procedures adopted by the composer. Departing from the musical parameters – time, duration, pitch and effect - the use of indetermination is analized, as well as all types of notation used in the piece – such as exact, aproximative, indicative notation and music grafics. The methodology consisted of reviewing related literature and music notation studies. Finally, a possible performance is proposedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Iracele Aparecida Vera Livero de, 1961-2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/11178SOUZA, Iracele Aparecida Vera Livero de. Indeterminação na Expressão Anímica de Eunice Katunda: uma visão interpretativa. Per musi. Belo Horizonte, MG : UFMG/Escola de Música, 2015. N. 31 (jan./jun., 2015), p. 9-30. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11178. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230541porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-27T12:07:41Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230541Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-07-27T12:07:41Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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