A utilidade de uma investigação exata : literatura e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Leandro Thomaz de, 1978-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2523
Resumo: Resumo: O presente artigo procurou resgatar alguns elementos do debate crítico suscitado pela literatura naturalista e relacioná-los com discussões recentes no Brasil sobre a inadequação de alguns livros para uso na educação básica, baseando-se nos exemplos de Monteiro Lobato e Adolfo Caminha. Para isso, realizou-se um levantamento de algumas acusações, tais como as de obscenidade e imoralidade lançadas a muitos romances escritos em finais do século XIX, os quais despertaram reação e defesa por parte dos escritores, notadamente o francês Émile Zola, cujos romances e obra teórica foram bastante discutidos no Brasil. A partir disso, esperou-se mostrar que o texto literário exige uma leitura capaz de considerar as especificidades de sua composição, o que levaria a uma abordagem do texto polêmico na educação diferente de sua simples condenação
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spelling A utilidade de uma investigação exata : literatura e educaçãoThe usefulness of an exact investigation : literature and educationL’utilité d’une enquête exacte : la littérature et l’éducationEducaçãoEducationLiteratura naturalistaRomanceArtigo originalResumo: O presente artigo procurou resgatar alguns elementos do debate crítico suscitado pela literatura naturalista e relacioná-los com discussões recentes no Brasil sobre a inadequação de alguns livros para uso na educação básica, baseando-se nos exemplos de Monteiro Lobato e Adolfo Caminha. Para isso, realizou-se um levantamento de algumas acusações, tais como as de obscenidade e imoralidade lançadas a muitos romances escritos em finais do século XIX, os quais despertaram reação e defesa por parte dos escritores, notadamente o francês Émile Zola, cujos romances e obra teórica foram bastante discutidos no Brasil. A partir disso, esperou-se mostrar que o texto literário exige uma leitura capaz de considerar as especificidades de sua composição, o que levaria a uma abordagem do texto polêmico na educação diferente de sua simples condenaçãoAbstract: This article sought to address some elements of the critical debate elicited by naturalist literature and to associate them with recent discussions in Brazil about the inadequacy of some books for use in primary education, based on the examples of Monteiro Lobato and Adolfo Caminha. Thus, a survey on some accusations, such as obscenity and immorality released against many novels written in the late 19th century, was carried out. These novels aroused reaction and defense by the writers, notably the French Émile Zola, whose novels and theoretical work were extensively discussed in Brazil. Therefore, it was expected to show that the literary text requires a reading able to consider the specificities of its composition, which would result in an approach to the controversial text in education other than its simple condemnationRésumé: Cet article vise à dégager quelques éléments du débat critique suscité par la littérature naturaliste et les relier à des discussions récentes au Brésil au sujet de l’insuffisance de certains livres pour une utilisation dans l’éducation de base, prenant les exemples de Monteiro Lobato et Adolfo Caminha. Pour cela, on effectue un relevé de quelques accusations telles que l’obscénité et l’immoralité lancées à des nombreux romans écrits à la fin du XIXe siècle, qui ont suscité la réaction et la défense par des écrivains, plus notamment le français Émile Zola, dont les romans et les œuvres théoriques ont été largement débattus au Brésil. Cela dit, il est prévu de montrer que le texte littéraire exige une lecture en mesure d’examiner les détails de sa composition, ce qui conduirait à une approche du texte controversé dans l’éducation différente de sa simple condamnationAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlmeida, Leandro Thomaz de, 1978-2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2523ALMEIDA, Leandro Thomaz de. A utilidade de uma investigação exata: literatura e educação. Educação e sociedade: revista de ciência da educação. Campinas, SP : Centro de Estudos Educação e Sociedade, 2017. Vol. 38, n. 141 (out./dez., 2017), p. 1103-1118. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2523. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1168380porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-15T13:49:59Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1168380Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-09-15T13:49:59Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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