O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Kleiman, Angela, 1945-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999
Resumo: Resumo: Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitário
id CAMP_8aa37f850fd4a5a31f8f5095eb822e37
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267819
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling O dizer do outro na constituição identitária de professores em formaçãoThe saying of others in trainee teachers’ identity constructionEl decir del otro en la constitución identitaria de profesores en formaciónLe dire de l’autre la constitution identitaire des enseignants en formationLetramentoProfessores - FormaçãoFormação inicial do professorEstágio supervisionadoLiteracyTeachers, Training ofInitial teacher trainingInternship programsArtigo originalResumo: Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitárioAbstract: Based on the language and education sciences, this article aims to analyze discursive elements that reveal the construction of emerging teaching identities through the written production of undergraduate trainees required to visit schools as part of their curriculum. Our work is anchored in literacy studies as well as on the Bakhtinian approach to discourse. Regarding higher-education teacher training, we decided to work with narratives of trajectories on teaching. It is a participatory, qualitative and interpretative research. In one of the results, we emphasize the fact that the trainees’ written production can bring about questions on teacher training. The contents of their statements make it clear how the saying of others affects the subjects in classroom situations. We tried to add clues and evidence on teacher training processes at the university levelResumen: Basados en las ciencias del lenguaje y de la educación, objetivamos analizar elementos discursivos que indician la construcción de las identidades docentes emergentes en la producción escrita en el contexto del curso de graduación, en que son requeridas a la escuela como actividad del componente curricular. Nos anclamos en los estudios de la literacia y en el abordaje bakhtiniana del discurso. En cuanto a la capacitación de profesores en la Enseñanza Superior, optamos por trabajos con narrativas de trayectorias sobre a docencia. Se trata de uma investigación participativa, qualitativa-interpretativa. Como uno de los resultados, reiteramos la potencia de la producción escrita de los pasantes para movilizar cuestiones sobre la capacitación profesional docente. Las réplicas en sus enunciados tornan visibles como el decir del otro afecta a los sujetos en situaciones de la sala de clase. Buscamos agregar pistas e indicios sobre procesos de capacitación de profesores en el ámbito universitarioRésumé: À partir des sciences du langage et de l’éducation, nous avons cherché à analyser les éléments discursifs qui révèlent la construction identitaire des enseignants à travers la production écrite d’étudiants de premier cycle dont le programme curriculaire inclut des visites aux écoles. Nous nous sommes appuyés sur les études de l’alphabétisation ainsi que sur la théorie bakhtinienne du discours. Pour ce qui est de la formation des enseignants universitaires, nous avons choisi des récits de trajectoires d’enseignement. Il s’agit d’une recherche qualitative-interprétative, de type participatif. Un de nos résultats réaffirme le rôle essentiel de la production écrite des stagiaires concernant la formation professionnelle des enseignants. Leurs énoncés mettent en évidence que le dire de l’autre affecte les sujets dans les situations de classe. Nous avons voulu apporter des pistes et des indices sur les processus de formation des enseignants au niveau universitaireAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGuedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-Kleiman, Angela, 1945-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/8999GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; KLEIMAN, Angela. O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2021. v. 51, n. art. e07039, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267819porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-05-03T09:39:40Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1267819Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-05-03T09:39:40Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
The saying of others in trainee teachers’ identity construction
El decir del otro en la constitución identitaria de profesores en formación
Le dire de l’autre la constitution identitaire des enseignants en formation
title O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
spellingShingle O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Letramento
Professores - Formação
Formação inicial do professor
Estágio supervisionado
Literacy
Teachers, Training of
Initial teacher training
Internship programs
Artigo original
title_short O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
title_full O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
title_fullStr O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
title_full_unstemmed O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
title_sort O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação
author Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
author_facet Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Kleiman, Angela, 1945-
author_role author
author2 Kleiman, Angela, 1945-
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes-Pinto, Ana Lúcia, 1969-
Kleiman, Angela, 1945-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Professores - Formação
Formação inicial do professor
Estágio supervisionado
Literacy
Teachers, Training of
Initial teacher training
Internship programs
Artigo original
topic Letramento
Professores - Formação
Formação inicial do professor
Estágio supervisionado
Literacy
Teachers, Training of
Initial teacher training
Internship programs
Artigo original
description Resumo: Baseadas nas ciências da linguagem e da educação, objetivamos analisar elementos discursivos que indiciam a construção das identidades docentes emergentes na produção escrita no contexto do curso de graduação, em que são requeridas idas à escola como atividade do componente curricular. Nos ancoramos nos estudos do letramento e na abordagem bakhtiniana do discurso. Quanto à formação de professores no ensino superior, optamos por trabalhos com narrativas de trajetórias sobre a docência. Trata-se de uma pesquisa participante, qualitativo-interpretativista. Como um dos resultados, reiteramos a potência da produção escrita dos estagiários para mobilizar questões sobre a formação profissional docente. As réplicas em seus enunciados tornam visíveis como o dizer do outro afeta os sujeitos em situações da sala de aula. Procuramos acrescentar pistas e indícios sobre processos de formação de professores no âmbito universitário
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999
GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; KLEIMAN, Angela. O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2021. v. 51, n. art. e07039, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999
identifier_str_mv GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; KLEIMAN, Angela. O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, SP : Fundação Carlos Chagas, 2021. v. 51, n. art. e07039, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8999. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1267819
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030827782242304