Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Download full: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396 |
Summary: | Resumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudante |
id |
CAMP_8fb723facbb25d40cfdec6d7106171af |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230641 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadasSelf-efficacy in mathematics problem solving and related variablesAutoeficáciaSolução de problemasEducação matemáticaSelf efficacyProblem solvingMathematics educationArtigo originalResumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudanteAbstract: Based on Albert Bandura' Social Cognitive Theory the objective of the present study was to verify the existence of relations between self-effi cacy beliefs and performance in mathematical problem solving. It also sought to evaluate the mathematical self-concept and self-effi cacy for self-regulated learning. We attempted to study the correlation between the instruments and evaluate the mathematical self-concept and self-effi cacy for self-regulated learning, and other relevant variables. Participants were 131 fi fth graders, 72 males and 59 females from in a private religious school in a large city in the southeast of the country. Data have been collected in regular class schedules and included the following instruments: self-effi cacy scale for regulated learning, self-concept-scale, importance of mathematics, and mathematics self-effi cacy instruments 1 and 2. Results revealed that both mathematics self-effi cacy, and self- -effi cacy for self-regulated learning were related to performance on solving problems. These data have implications for the process of teaching and learning of mathematics which shall include, in addition to developing abilities, building students' suitable self-perceptionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-20182015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2396BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230641porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-17T16:32:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-01-17T16:32:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas Self-efficacy in mathematics problem solving and related variables |
title |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
spellingShingle |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 Autoeficácia Solução de problemas Educação matemática Self efficacy Problem solving Mathematics education Artigo original |
title_short |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
title_full |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
title_fullStr |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
title_full_unstemmed |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
title_sort |
Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas |
author |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 |
author_facet |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autoeficácia Solução de problemas Educação matemática Self efficacy Problem solving Mathematics education Artigo original |
topic |
Autoeficácia Solução de problemas Educação matemática Self efficacy Problem solving Mathematics education Artigo original |
description |
Resumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudante |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396 BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396 |
identifier_str_mv |
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030824649097216 |