Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas

Bibliographic Details
Main Author: Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Publication Date: 2015
Format: Article
Language: por
Source: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Download full: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396
Summary: Resumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudante
id CAMP_8fb723facbb25d40cfdec6d7106171af
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230641
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadasSelf-efficacy in mathematics problem solving and related variablesAutoeficáciaSolução de problemasEducação matemáticaSelf efficacyProblem solvingMathematics educationArtigo originalResumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudanteAbstract: Based on Albert Bandura' Social Cognitive Theory the objective of the present study was to verify the existence of relations between self-effi cacy beliefs and performance in mathematical problem solving. It also sought to evaluate the mathematical self-concept and self-effi cacy for self-regulated learning. We attempted to study the correlation between the instruments and evaluate the mathematical self-concept and self-effi cacy for self-regulated learning, and other relevant variables. Participants were 131 fi fth graders, 72 males and 59 females from in a private religious school in a large city in the southeast of the country. Data have been collected in regular class schedules and included the following instruments: self-effi cacy scale for regulated learning, self-concept-scale, importance of mathematics, and mathematics self-effi cacy instruments 1 and 2. Results revealed that both mathematics self-effi cacy, and self- -effi cacy for self-regulated learning were related to performance on solving problems. These data have implications for the process of teaching and learning of mathematics which shall include, in addition to developing abilities, building students' suitable self-perceptionsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBrito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-20182015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/2396BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230641porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-01-17T16:32:33Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1230641Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2022-01-17T16:32:33Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
Self-efficacy in mathematics problem solving and related variables
title Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
spellingShingle Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
Autoeficácia
Solução de problemas
Educação matemática
Self efficacy
Problem solving
Mathematics education
Artigo original
title_short Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
title_full Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
title_fullStr Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
title_full_unstemmed Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
title_sort Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas
author Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
author_facet Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Marcia Regina Ferreira de, 1950-2018
dc.subject.por.fl_str_mv Autoeficácia
Solução de problemas
Educação matemática
Self efficacy
Problem solving
Mathematics education
Artigo original
topic Autoeficácia
Solução de problemas
Educação matemática
Self efficacy
Problem solving
Mathematics education
Artigo original
description Resumo: Baseado na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura, o presente estudo teve como objetivo verifi - car a existência de relações entre as crenças de autoefi cácia e o desempenho na solução de problemas matemáticos. Buscou-se também analisar as correlações entre os instrumentos e avaliar o autoconceito matemático e a autoefi cácia para a aprendizagem autorregulada, além de outra variáveis pertinentes. Os participantes foram 131 estudantes da quinta série do período matutino, sendo 72 do gênero masculino e 59 do gênero feminino, matriculados em uma escola confessional privada de uma cidade de grande porte da região sudeste do país. A coleta de dados foi conduzida em período normal de aula e incluiu a aplicação dos seguintes instrumentos: escala autoefi cácia para aprendizagem autorregulada, escala de autoconceito, escala de autoefi cácia matemática, escala de importância da Matemática, e um instrumento de autoefi cácia matemática. A análise dos resultados apontou que tanto a autoefi cácia matemática, quanto a autoefi cácia para autorregulação estavam relacionadas ao desempenho na tarefa de solução de problemas. Estes dados trazem implicações ao processo de ensino-aprendizagem de Matemática que deve compreender, além do desenvolvimento de habilidades, a construção de autopercepções favoráveis do estudante
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396
BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396
identifier_str_mv BRITO, Marcia Regina Ferreira de. Autoeficácia na solução de problemas matemáticos e variáveis relacionadas. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2396. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230641
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030824649097216