Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616
Resumo: Agradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalho
id CAMP_900c7e4b7d94c8149ed41a10702c7064
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372126
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagemData literacy and its possibilites for language science educationLetramentoEducação científicaCidadaniaLiteracyScientific educationCitizenshipLetramento científicoLetramento de dadosArtigo originalAgradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalhoResumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições que um modelo baseado no Letramento de Dados pode trazer para o Letramento Científico no contexto das ciências da linguagem, especialmente a Linguística Aplicada. Discute-se inicialmente a necessidade e justificativa de um projeto desta natureza, o qual reconhece o crescente papel que os dados têm alcançado em nossa sociedade. Parte-se então para uma discussão sobre os processos hegemônicos na tecnologia, com especial foco no extrativismo de dados e capitalismo de vigilância. Segue-se uma discussão sobre o letramento de dados, com especial atenção as possibilidades de resistência por ele oferecido. Reflete-se, por fim, sobre as transformações em termos de paradigma que seriam trazidos pela aplicação de um modelo de Letramento de Dados ao contexto da LAAbstract: This article reflects on the possible contributions that a model based on Data Literacy brings to Scientific Literacy in the context of language sciences, especially Applied Linguistics. Initially, the article points out the reasons why a project of this nature would be relevant to AL, recognising the growing importance that data has achieved in society. Next, the hegemonic processes in technology, with a particular focus on data extractivism and surveillance capitalism is discussed. A problematisation on data literacy follows, with attention to the possibilities of resistance. Finally, a reflection on the paradigm transformations which a Data Literacy model would be applied to the context of AL is presentedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14616LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372126porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T12:19:14Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372126Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-05T12:19:14Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
Data literacy and its possibilites for language science education
title Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
spellingShingle Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
Letramento
Educação científica
Cidadania
Literacy
Scientific education
Citizenship
Letramento científico
Letramento de dados
Artigo original
title_short Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
title_full Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
title_fullStr Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
title_full_unstemmed Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
title_sort Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
author Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_facet Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação científica
Cidadania
Literacy
Scientific education
Citizenship
Letramento científico
Letramento de dados
Artigo original
topic Letramento
Educação científica
Cidadania
Literacy
Scientific education
Citizenship
Letramento científico
Letramento de dados
Artigo original
description Agradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalho
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616
identifier_str_mv LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372126
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834647269376