Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616 |
Resumo: | Agradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalho |
id |
CAMP_900c7e4b7d94c8149ed41a10702c7064 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372126 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagemData literacy and its possibilites for language science educationLetramentoEducação científicaCidadaniaLiteracyScientific educationCitizenshipLetramento científicoLetramento de dadosArtigo originalAgradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalhoResumo: Este artigo tem por objetivo refletir sobre as possíveis contribuições que um modelo baseado no Letramento de Dados pode trazer para o Letramento Científico no contexto das ciências da linguagem, especialmente a Linguística Aplicada. Discute-se inicialmente a necessidade e justificativa de um projeto desta natureza, o qual reconhece o crescente papel que os dados têm alcançado em nossa sociedade. Parte-se então para uma discussão sobre os processos hegemônicos na tecnologia, com especial foco no extrativismo de dados e capitalismo de vigilância. Segue-se uma discussão sobre o letramento de dados, com especial atenção as possibilidades de resistência por ele oferecido. Reflete-se, por fim, sobre as transformações em termos de paradigma que seriam trazidos pela aplicação de um modelo de Letramento de Dados ao contexto da LAAbstract: This article reflects on the possible contributions that a model based on Data Literacy brings to Scientific Literacy in the context of language sciences, especially Applied Linguistics. Initially, the article points out the reasons why a project of this nature would be relevant to AL, recognising the growing importance that data has achieved in society. Next, the hegemonic processes in technology, with a particular focus on data extractivism and surveillance capitalism is discussed. A problematisation on data literacy follows, with attention to the possibilities of resistance. Finally, a reflection on the paradigm transformations which a Data Literacy model would be applied to the context of AL is presentedAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973-2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14616LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372126porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T12:19:14Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372126Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-05T12:19:14Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem Data literacy and its possibilites for language science education |
title |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
spellingShingle |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- Letramento Educação científica Cidadania Literacy Scientific education Citizenship Letramento científico Letramento de dados Artigo original |
title_short |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
title_full |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
title_fullStr |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
title_full_unstemmed |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
title_sort |
Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem |
author |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_facet |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima-Lopes, Rodrigo Esteves de, 1973- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Educação científica Cidadania Literacy Scientific education Citizenship Letramento científico Letramento de dados Artigo original |
topic |
Letramento Educação científica Cidadania Literacy Scientific education Citizenship Letramento científico Letramento de dados Artigo original |
description |
Agradecimentos: O autor agradece ao CNPq pelo financiamento desta pesquisa e ao Prof. Dr. Wagner Rodrigues Silva (UFT) pela leitura de versões anteriores deste trabalho |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616 LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616 |
identifier_str_mv |
LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. Letramento de dados e suas possibilidades para a educação científica em linguagem. Revista leia escola. Campina Grande, PB : Universidade Federal de Campina Grande/Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, 2023. v. 23, n. 1, p. 62-81, abr. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14616. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372126 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834647269376 |