A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617 |
Resumo: | Resumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola |
id |
CAMP_9a2ca9ff9be053dea49193fce025d898 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372049 |
network_acronym_str |
CAMP |
network_name_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximaçãoThe influence of a literary project in the context of a rural school : reading mediation as an approachLiteraturaEscolas ruraisIncentivo à leituraMediação literáriaEscola do campoProjeto universitárioArtigo originalResumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escolaAbstract: Based on a literary reading mediation, we discussed the possible impacts produced through the development of an integrated university project involving extension, teaching and research, which promoted actions around literature in a Brazilian public elementary school, located in the western region of Paraná, in a rural context. Among the initiatives carried out, there was the implementation of a school library in that space, with activities ranging from cataloging the collection to carrying out reading mediations based on the reading circle (CHAMBERS, 2007; 2011). Through interpretive analyses, at this moment, we have highlighted how this process of interlocution took place and whether there have been changes in the school space where the different activities were carried out between the children and the university team. We found that, with the mediated reading of a story about the possible differences between the countryside and the city, the children reflected on theiridentification with the protagonist. This led to the children raising information about their neighborhood and experiences, which brought the mediators closer to the reality experienced by them in that context, an activity that fostered the dialogical space between the university group and the students of the schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCortez, MarianaMartiny, Franciele Maria2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14617CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372049porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T12:21:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-05T12:21:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação The influence of a literary project in the context of a rural school : reading mediation as an approach |
title |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
spellingShingle |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação Cortez, Mariana Literatura Escolas rurais Incentivo à leitura Mediação literária Escola do campo Projeto universitário Artigo original |
title_short |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
title_full |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
title_fullStr |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
title_full_unstemmed |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
title_sort |
A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação |
author |
Cortez, Mariana |
author_facet |
Cortez, Mariana Martiny, Franciele Maria |
author_role |
author |
author2 |
Martiny, Franciele Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cortez, Mariana Martiny, Franciele Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Escolas rurais Incentivo à leitura Mediação literária Escola do campo Projeto universitário Artigo original |
topic |
Literatura Escolas rurais Incentivo à leitura Mediação literária Escola do campo Projeto universitário Artigo original |
description |
Resumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617 CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617 |
identifier_str_mv |
CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372049 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
collection |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
reposip@unicamp.br |
_version_ |
1799030834634686464 |