A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cortez, Mariana
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Martiny, Franciele Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617
Resumo: Resumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola
id CAMP_9a2ca9ff9be053dea49193fce025d898
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372049
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximaçãoThe influence of a literary project in the context of a rural school : reading mediation as an approachLiteraturaEscolas ruraisIncentivo à leituraMediação literáriaEscola do campoProjeto universitárioArtigo originalResumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escolaAbstract: Based on a literary reading mediation, we discussed the possible impacts produced through the development of an integrated university project involving extension, teaching and research, which promoted actions around literature in a Brazilian public elementary school, located in the western region of Paraná, in a rural context. Among the initiatives carried out, there was the implementation of a school library in that space, with activities ranging from cataloging the collection to carrying out reading mediations based on the reading circle (CHAMBERS, 2007; 2011). Through interpretive analyses, at this moment, we have highlighted how this process of interlocution took place and whether there have been changes in the school space where the different activities were carried out between the children and the university team. We found that, with the mediated reading of a story about the possible differences between the countryside and the city, the children reflected on theiridentification with the protagonist. This led to the children raising information about their neighborhood and experiences, which brought the mediators closer to the reality experienced by them in that context, an activity that fostered the dialogical space between the university group and the students of the schoolAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCortez, MarianaMartiny, Franciele Maria2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/14617CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372049porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-05T12:21:07Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1372049Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2024-01-05T12:21:07Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
The influence of a literary project in the context of a rural school : reading mediation as an approach
title A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
spellingShingle A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
Cortez, Mariana
Literatura
Escolas rurais
Incentivo à leitura
Mediação literária
Escola do campo
Projeto universitário
Artigo original
title_short A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
title_full A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
title_fullStr A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
title_full_unstemmed A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
title_sort A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo : a mediação de leitura como aproximação
author Cortez, Mariana
author_facet Cortez, Mariana
Martiny, Franciele Maria
author_role author
author2 Martiny, Franciele Maria
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cortez, Mariana
Martiny, Franciele Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura
Escolas rurais
Incentivo à leitura
Mediação literária
Escola do campo
Projeto universitário
Artigo original
topic Literatura
Escolas rurais
Incentivo à leitura
Mediação literária
Escola do campo
Projeto universitário
Artigo original
description Resumo: A partir de uma mediação de leitura literária discutimos os possíveis impactos produzidos por meio do desenvolvimento de um projeto universitário integrado de extensão, ensino e pesquisa, que promoveu ações em torno da literatura em uma escola pública brasileira de Ensino Fundamental I, localizada na região Oeste do Paraná, em contexto do campo. Entre as iniciativas realizadas, houve a implantação de uma biblioteca escolar naquele espaço, passando pela catalogação do acervo até a realização de mediações de leitura, baseados no círculo de leitura (CHAMBERS, 2007; 2011). Com análises interpretativas, neste momento, evidenciamos de que maneira tem ocorrido esse processo de interlocução e se houve mudanças no ambiente escolar trabalhado através das diferentes atividades que se realizaram entre as crianças e a equipe universitária. Depreendemos que, com a leitura mediada de uma história sobre as possíveis diferenças entre a região do campo e da cidade, as crianças refletiram sobre sua identificação com o protagonista, levantando informações sobre o seu bairro e suas vivências, aproximando os mediadores da realidade vivida por elas naquele contexto, uma prática que fomentou o diálogo entre o grupo universitário e os alunos da escola
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617
CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617
identifier_str_mv CORTEZ, Mariana; MARTINY, Franciele Maria. A influência de um projeto literário em contexto de escola do campo: a mediação de leitura como aproximação. Revista do GELNE. Natal, RN. v. 25, n. 3, p. 1-12, set. 2023. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/14617. Acesso em: 7 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1372049
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1799030834634686464