Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786
Resumo: Agradecimentos: Os autores agradecem a Vinicius Nangy Soares, que contribuiu com as analises estatística do estudo e o professor Wellington Cosmo pela tradução do titulo e do resumo para a língua Inglesa
id CAMP_a4f937ce889de4425d927b4e72cdb898
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241186
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminaçãoMotivation in school physical education : theory of self-determinationMotivaçãoEducação físicaMotivationPhysical education and training.Artigo originalAgradecimentos: Os autores agradecem a Vinicius Nangy Soares, que contribuiu com as analises estatística do estudo e o professor Wellington Cosmo pela tradução do titulo e do resumo para a língua InglesaResumo: A escola representa um dos principais espaços educacionais para a sociedade atual e tem significativa reponsabilidade frente ao ensino. Sabe- se que a motivação é um dos aspectos importantes para influenciar os alunos na busca pelo conhecimento. O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, com base na Teoria da Autodeterminação (TAD). Participaram do estudo 174 alunos do ensino médio, de ambos os sexos, de escola pública e particular, por meio de dois questionários: Percepção de Lócus de Casualidade e Questionário das Necessidades Psicológicas Básicas. No geral, os resultados apontaram altos níveis de satisfação das necessidades de autonomia, competência e relações interpessoais. Sobre as formas de regulação da motivação, a análise identificou altos escores no comportamento autodeterminado, e baixos escores no comportamento menos autodeterminado. Na comparação por sexo, os homens apresentaram pontuações maiores nas três necessidades psicológicas básicas, regulação identificada e motivação intrínseca. Na comparação por instituição, os dados mostraram que os alunos da escola particular são mais motivados que os alunos da escola pública. Conclui-se, no geral, que os alunos estão motivados para participar das aulas de Educação Física, mas é importante buscar alternativas para melhorar a motivação das estudantes mulheres e dos alunos de escolas públicas.Abstract: The school represents one of the main educational spaces for today's society and has a significant responsibility towards teaching. It is known that motivation is one of the important aspects to influence students in the search for knowledge. The present study aimed to assess students' motivation in Physical Education classes, based on the Theory of Self-Determination (TSD). The study included 174 high school students, of both sexes, from public and private schools, were evaluated using two questionnaires: Perceived Locus of Casualty and Questionnaire of Basic Psychological Needs. In general, the results showed high levels of satisfaction of the needs for autonomy, competence and interpersonal relationships. Regarding the forms of regulation of motivation, the analysis identified high scores for self-determined behavior, and low scores for less self-determined behavior. In the comparison by sex, men had higher scores on the three basic psychological needs, identified regulation and intrinsic motivation. In the comparison by institution, the data showed that students from private schools are more motivated than students from public schools. It is concluded, in general, that students are motivated to participate in Physical Education classes, but it is important to look for alternatives to improve the motivation of female students and public school studentsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Paula Teixeira, 1975-2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/3786FERNANDES, Paula Teixeira. Motivação na educação física escolar: teoria da autodeterminação. Caderno de Educação Fisica e Esporte. Paraná : Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2021. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 1-17 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241186porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-09T16:53:35Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1241186Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:22:48.807810Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true
dc.title.none.fl_str_mv Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
Motivation in school physical education : theory of self-determination
title Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
spellingShingle Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
Motivação
Educação física
Motivation
Physical education and training.
Artigo original
title_short Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
title_full Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
title_fullStr Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
title_full_unstemmed Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
title_sort Motivação na educação física escolar : teoria da autodeterminação
author Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
author_facet Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Paula Teixeira, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Educação física
Motivation
Physical education and training.
Artigo original
topic Motivação
Educação física
Motivation
Physical education and training.
Artigo original
description Agradecimentos: Os autores agradecem a Vinicius Nangy Soares, que contribuiu com as analises estatística do estudo e o professor Wellington Cosmo pela tradução do titulo e do resumo para a língua Inglesa
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786
FERNANDES, Paula Teixeira. Motivação na educação física escolar: teoria da autodeterminação. Caderno de Educação Fisica e Esporte. Paraná : Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2021. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 1-17 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786. Acesso em: 6 nov. 2023.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786
identifier_str_mv FERNANDES, Paula Teixeira. Motivação na educação física escolar: teoria da autodeterminação. Caderno de Educação Fisica e Esporte. Paraná : Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2021. Vol. 19, n. 1 (jan./abr., 2021), p. 1-17 . Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3786. Acesso em: 6 nov. 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1241186
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1783463926565961728