Logística de exportação do açúcar do Estado de São Paulo : uma estimativa da matriz origem-destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Andréa Leda Ramos de, 1977-
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Venturim, Gabriel, 1990-, Coleti, Jamile de Campos, 1991-, Lopes, Bruna Fernanda Ribeiro, 1987-
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1650726
Resumo: Resumo: O açúcar é uma commodity cuja liderança da produção e exportação mundial é realizada pelo Brasil. O Estado de São Paulo é o principal produtor brasileiro responsável por mais de 60% da produção. Contudo, o açúcar paulista vem enfrentando desafios quanto à logística de transporte. A proposta deste artigo é estimar as melhores rotas para a exportação do açúcar paulista. Essas estimativas foram feitas através da aplicação de um modelo matemático baseado no instrumental associado às matrizes origem-destino, que avaliaram dois cenários. O primeiro foi baseado apenas no modal rodoviária e o segundo considerou a inclusão de rotas intermodais. Como principais resultados, o modelo indica que as opções intermodais devem ser utilizadas para o escoamento da safra, especialmente as rotas rodoferroviárias via porto de Santos, que corresponderam aproximadamente a 71% do volume de açúcar movimentado, e demonstraram ser mais eficientes e com menor custo logístico do que as rotas unimodais rodoviárias
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description Resumo: O açúcar é uma commodity cuja liderança da produção e exportação mundial é realizada pelo Brasil. O Estado de São Paulo é o principal produtor brasileiro responsável por mais de 60% da produção. Contudo, o açúcar paulista vem enfrentando desafios quanto à logística de transporte. A proposta deste artigo é estimar as melhores rotas para a exportação do açúcar paulista. Essas estimativas foram feitas através da aplicação de um modelo matemático baseado no instrumental associado às matrizes origem-destino, que avaliaram dois cenários. O primeiro foi baseado apenas no modal rodoviária e o segundo considerou a inclusão de rotas intermodais. Como principais resultados, o modelo indica que as opções intermodais devem ser utilizadas para o escoamento da safra, especialmente as rotas rodoferroviárias via porto de Santos, que corresponderam aproximadamente a 71% do volume de açúcar movimentado, e demonstraram ser mais eficientes e com menor custo logístico do que as rotas unimodais rodoviárias
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