Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Ádina Lima de, 1987-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/176
Resumo: Resumo: O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originais
id CAMP_d18bf927585ac7e6e97cc3d5eff7df63
oai_identifier_str oai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231031
network_acronym_str CAMP
network_name_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository_id_str
spelling Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do ParáMultiple discriminant analysis of the retail açaí market in Belém do ParáAnálise multivariadaMultivariate analysisConsumo de açaíArtigo originalResumo: O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originaisAbstract: Açaí pulp is one of the main foods in the State of Pará and of higher per capita consumption in 2010. The sale of açaí in Belém is carried out by several units that operate in the retail market. The objective of this study was to identify market segments: greengrocers, micro entrepreneurs and supermarkets, from the analysis of a set of variables that define the decisions of açaí consumers. The stepwise multiple discriminant analysis was used to estimate the discriminant functions. Results show that the segment identified with greater precision was the greengrocery, with 100%, followed by supermarkets, with 96.5% of the cases accurately classified, and the segment of micro entrepreneurs, with 90.9%, had the lowest accuracy in the consumer classification. The estimated model showed a high significance in the estimation process, since the functions with the variables amount of açaí, consumer income, price of açaí, quality of açaí, price of fish and price of flour, correctly classified 95.6% of the original elementsAbertoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantana, Ádina Lima de, 1987-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12733/176SANTANA, Ádina Lima de. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista brasileira de fruticultura. Jaboticabal, SP : Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014. Vol. 36, n. 6 (set., 2014), p. 532-541. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/176. Acesso em: 6 nov. 2023.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231031porreponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicampinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T10:14:03Zoai:https://www.repositorio.unicamp.br/:1231031Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/requestreposip@unicamp.bropendoar:2023-11-06T22:22:03.270868Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)true
dc.title.none.fl_str_mv Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
Multiple discriminant analysis of the retail açaí market in Belém do Pará
title Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
spellingShingle Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
Santana, Ádina Lima de, 1987-
Análise multivariada
Multivariate analysis
Consumo de açaí
Artigo original
title_short Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_full Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_fullStr Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_full_unstemmed Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
title_sort Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará
author Santana, Ádina Lima de, 1987-
author_facet Santana, Ádina Lima de, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Ádina Lima de, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Análise multivariada
Multivariate analysis
Consumo de açaí
Artigo original
topic Análise multivariada
Multivariate analysis
Consumo de açaí
Artigo original
description Resumo: O açaí é um dos principais alimentos da população paraense e de maior consumo per capita em 2010. A venda de açaí em Belém é realizada por diversas unidades que operam no mercado varejista. O objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos de mercado: quitandas, microempreendedores e supermercados, a partir da análise de um conjunto de variáveis que definem as decisões dos consumidores de açaí. Utilizou-se do método stepwise da análise discriminante múltipla para estimar as funções discriminantes. Os resultados mostram que o segmento identificado com maior precisão foi o de quitandas, com 100%, seguido do segmento de supermercado com 96,5% dos casos classificados corretamente, e o segmento de microempreendedores, com 90,9%, apresentou a menor precisão no enquadramento dos consumidores. O modelo estimado apresentou elevada significância no processo de estimação, uma vez que as funções, incluindo as variáveis quantidade de açaí, renda dos consumidores, preço do açaí, qualidade do açaí, preço do peixe e preço da farinha, classificaram corretamente 95,6% dos elementos originais
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/176
SANTANA, Ádina Lima de. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista brasileira de fruticultura. Jaboticabal, SP : Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014. Vol. 36, n. 6 (set., 2014), p. 532-541. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/176. Acesso em: 6 nov. 2023.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/176
identifier_str_mv SANTANA, Ádina Lima de. Análise discriminante múltipla do mercado varejista de açaí em Belém do Pará. Revista brasileira de fruticultura. Jaboticabal, SP : Sociedade Brasileira de Fruticultura, 2014. Vol. 36, n. 6 (set., 2014), p. 532-541. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/176. Acesso em: 6 nov. 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1231031
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
collection Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp
repository.name.fl_str_mv Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv reposip@unicamp.br
_version_ 1783463917956104192