Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Sônia Regina Mendes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Martins, Herbert Gomes, Puggian, Cleonice, da Costa, Patrícia Maneschy Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279
Resumo: This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing.
id CAPES-1_3af68c08688bb7469295060822b1cd8f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/279
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande RioSpecific Didactics, new technologies and teacher training for science education at Baixada Fluminense: the experience of a professional Master Program at the University of Grande RioDidácticas específicas, nuevas tecnologías y formación de profesores para la enseñanza de las Ciencias en la bajada fluminense: la experiencia de la maestría profesional en la Universidad de Grande RíoDidactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program.Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional.Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing.Este texto explora a (res)significação das didáticas específicas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs)na formação de professores. Analisa a natureza das didáticas específicas e o seu papel no mestrado em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Dados foram coletados por meio do levantamento das dissertações produzidas no primeiro triênio de funcionamento do programa, assim como de entrevistas com mestrandos. Resultados indicam que, ao articular o saber de diversas áreas, as didáticas específicas assumem uma nova configuração e rompem com as divisões epistemológicas instauradas pela tradição francesa. O estudo mostra ainda que a emergência de novos sentidos para a didática como campo epistemológico, considerando as inovações tecnológicas e pedagógicas,abre espaço para um pensar e fazer interdisciplinar.Este texto explora la (re)significación de las didácticas específicas facilitadas por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en la formación de profesores. Analiza la naturaleza de las didácticas específicas y su papel en el máster de Enseñanza de las Ciencias de la Universidad de Grande Rio (Unigranrio). Los datos fueron recolectados por medio de la recopilación de las disertaciones elaboradas durante el primero trienio de funcionamiento del programa, así como de entrevistas con los participantes en el máster. Los resultados indican que, al articular los conocimientos de diversas áreas, las didácticas específicas asumen una nueva configuración y rompen con las divisiones epistemológicas instauradas por la tradición francesa. Además, el estudio muestra que el surgimiento de nuevos sentidos para la didáctica como campo epistemológico, teniendo en cuenta las innovaciones tecnológicas y pedagógicas, abre un espacio para el pensamiento y la práctica interdisciplinar.Revista Brasileira de Pós-Graduaçãodos Santos, Sônia Regina MendesMartins, Herbert GomesPuggian, Cleoniceda Costa, Patrícia Maneschy Duarte2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/27910.21713/2358-2332.2012.v9.279RBPG; v. 9, n. 16 (2012)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279/266##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:15Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
Specific Didactics, new technologies and teacher training for science education at Baixada Fluminense: the experience of a professional Master Program at the University of Grande Rio
Didácticas específicas, nuevas tecnologías y formación de profesores para la enseñanza de las Ciencias en la bajada fluminense: la experiencia de la maestría profesional en la Universidad de Grande Río
title Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
spellingShingle Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
dos Santos, Sônia Regina Mendes
Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program.
Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional.
Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.
title_short Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
title_full Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
title_fullStr Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
title_full_unstemmed Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
title_sort Didáticas específicas, novas tecnologias e formação de professores para o ensino das Ciências na baixada fluminense: a experiência do mestrado profissional da Universidade do Grande Rio
author dos Santos, Sônia Regina Mendes
author_facet dos Santos, Sônia Regina Mendes
Martins, Herbert Gomes
Puggian, Cleonice
da Costa, Patrícia Maneschy Duarte
author_role author
author2 Martins, Herbert Gomes
Puggian, Cleonice
da Costa, Patrícia Maneschy Duarte
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Sônia Regina Mendes
Martins, Herbert Gomes
Puggian, Cleonice
da Costa, Patrícia Maneschy Duarte
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program.
Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional.
Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.
topic Didactics. Teacher Training. Science Education. Information Technology. Professional Master Program.
Didática. Formação de Professores. Ensino das Ciências na Educação Básica. Tecnologias da Informação e Comunicação. Mestrado Profissional.
Didáctica. Formación de Profesores. Enseñanza de las Ciencias en la Educación Básica. Tecnologías de la Información y la Comunicación. Máster Profesional.
dc.description.none.fl_txt_mv This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing.
Este texto explora a (res)significação das didáticas específicas mediadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação (TICs)na formação de professores. Analisa a natureza das didáticas específicas e o seu papel no mestrado em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (Unigranrio). Dados foram coletados por meio do levantamento das dissertações produzidas no primeiro triênio de funcionamento do programa, assim como de entrevistas com mestrandos. Resultados indicam que, ao articular o saber de diversas áreas, as didáticas específicas assumem uma nova configuração e rompem com as divisões epistemológicas instauradas pela tradição francesa. O estudo mostra ainda que a emergência de novos sentidos para a didática como campo epistemológico, considerando as inovações tecnológicas e pedagógicas,abre espaço para um pensar e fazer interdisciplinar.
Este texto explora la (re)significación de las didácticas específicas facilitadas por las nuevas tecnologías de la información y la comunicación (TICs) en la formación de profesores. Analiza la naturaleza de las didácticas específicas y su papel en el máster de Enseñanza de las Ciencias de la Universidad de Grande Rio (Unigranrio). Los datos fueron recolectados por medio de la recopilación de las disertaciones elaboradas durante el primero trienio de funcionamiento del programa, así como de entrevistas con los participantes en el máster. Los resultados indican que, al articular los conocimientos de diversas áreas, las didácticas específicas asumen una nueva configuración y rompen con las divisiones epistemológicas instauradas por la tradición francesa. Además, el estudio muestra que el surgimiento de nuevos sentidos para la didáctica como campo epistemológico, teniendo en cuenta las innovaciones tecnológicas y pedagógicas, abre un espacio para el pensamiento y la práctica interdisciplinar.
description This paper explores new meanings attached to specific didactics, which are informed by information and communication technologies (ICTs) in teacher training. It analises the nature of specific didactics and their role in the Master Program in Science Education at the University of Grande Rio. It draws on empirical data gathered from dissertations produced during the first three years of this new master program and from interviews with former students. Results reveal that specific didactics are acquiring a new configuration and breaking with epistemological divisions instituted by the French tradition. They reveal new meanings applied to didactics as a field of knowledge, considering pedagogical and technological innovations that allow an interdisciplinary approach to thinking and doing.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279
10.21713/2358-2332.2012.v9.279
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2012.v9.279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/279/266
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 9, n. 16 (2012)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 9, n. 16 (2012)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075032809473