Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Juliana Carvalho
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Calabró, Luciana, Teixeira, Maria do Rocio Fontoura, Souza, Diogo Onofre Gomes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/608
Resumo: O aumento da colaboração científica, caracterizada pela coautoria, é uma das principais tendências verificadas nos últimos anos na produção em ciências. A fim de relacionar a coautoria e a produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, foram identificados os artigos científicos, registrados no Currículo Lattes - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - desses pesquisadores publicados em periódicos classificados no sistema WebQualis da CAPES, na área de Ensino, no período de 2005 a 2013. A pesquisa é de métodos mistos e foi realizada com auxílio de técnicas bibliométricas e de Análise de Redes Sociais (ARS). Os resultados indicam um crescimento de trabalhos em coautoria, assim como mostram que seus elementos de conexão são os professores, com uma forte tendência dos alunos em publicar junto com seus orientadores.
id CAPES-1_3fa6e1de31249713a6efab7fdbc92c46
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/608
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do SulNetworks of coauthors identified in the scientific production in a graduate program at the Federal University of Rio Grande do SulRedes de coautoría identificados en la producción científica en el programa de postgrado de la Universidad Federal de Rio Grande do SulInterdisciplinar; EnsinoRedes de coautoria.Produção científica. Análise de redes sociais (ARS)Co-authoring Networks. Scientific Production. Social Network Analysis. SNA.Redes de Coautoría. Producción Científica. Análisis de Redes Sociales. ARS.O aumento da colaboração científica, caracterizada pela coautoria, é uma das principais tendências verificadas nos últimos anos na produção em ciências. A fim de relacionar a coautoria e a produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, foram identificados os artigos científicos, registrados no Currículo Lattes - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - desses pesquisadores publicados em periódicos classificados no sistema WebQualis da CAPES, na área de Ensino, no período de 2005 a 2013. A pesquisa é de métodos mistos e foi realizada com auxílio de técnicas bibliométricas e de Análise de Redes Sociais (ARS). Os resultados indicam um crescimento de trabalhos em coautoria, assim como mostram que seus elementos de conexão são os professores, com uma forte tendência dos alunos em publicar junto com seus orientadores.The increase of scientific collaboration characterized by coauthorship is one of the main trends verified in recent years in science production. In order to relate co-authorship and the production of researchers of the graduate program Education and Sciences: Life and Heath Chemistry of the UFGRS, we identified the scientific articles in the area of Teaching produced by each researcher, registered in the Lattes Curriculum – of National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) – and published in journals classified in the WebQualis system of Capes, from 2005 to 2013. The research utilized mixed methods, with the assistance of bibliometric techniques and the theoretic-methodological approach of Social Networks Analysis (SNA). The results indicate a growth in coauthored works and show that their elements of connection are the professors, with a strong tendency for students to publish in conjunction with their supervisors.El aumento de la colaboración científica caracterizada por la coautoría es una de las principales tendencias en la producción científica de los últimos años. Con la finalidad de relacionar la producción con la coescrita de investigadores del Programa de Posgrado en Educación y Ciencias: Química de la Vida y la Salud de la UFRGS, fueron identificados los artículos científicos registrados en el Portal Lattes – del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq) – de investigadores publicados en revistas clasificadas en el sistema WebQualis de CAPES, en el campo de la Educación, de 2005 a 2013. La investigación es mistos métodos, utiliza técnicas bibliométricas y el Análisis de Redes Sociales (ARS). Los resultados indican un aumento en el número de trabajos en coautoría, y muestra como elementos de unión los profesores orientadores, con una fuerte tendencia de coautoría entre alumnos y sus orientadores.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoCAPESPereira, Juliana CarvalhoCalabró, LucianaTeixeira, Maria do Rocio FontouraSouza, Diogo Onofre Gomes de2015-03-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/60810.21713/2358-2332.2014.v11.608RBPG; v. 11, n. 25 (2014)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 25 (2014)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/608/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:56Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Networks of coauthors identified in the scientific production in a graduate program at the Federal University of Rio Grande do Sul
Redes de coautoría identificados en la producción científica en el programa de postgrado de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul
title Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
spellingShingle Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Pereira, Juliana Carvalho
Interdisciplinar; Ensino
Redes de coautoria.Produção científica. Análise de redes sociais (ARS)
Co-authoring Networks. Scientific Production. Social Network Analysis. SNA.
Redes de Coautoría. Producción Científica. Análisis de Redes Sociales. ARS.
title_short Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_fullStr Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
title_sort Redes de coautoria identificadas na produção científica em programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
author Pereira, Juliana Carvalho
author_facet Pereira, Juliana Carvalho
Calabró, Luciana
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Souza, Diogo Onofre Gomes de
author_role author
author2 Calabró, Luciana
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Souza, Diogo Onofre Gomes de
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES


dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Juliana Carvalho
Calabró, Luciana
Teixeira, Maria do Rocio Fontoura
Souza, Diogo Onofre Gomes de
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinar; Ensino
Redes de coautoria.Produção científica. Análise de redes sociais (ARS)
Co-authoring Networks. Scientific Production. Social Network Analysis. SNA.
Redes de Coautoría. Producción Científica. Análisis de Redes Sociales. ARS.
topic Interdisciplinar; Ensino
Redes de coautoria.Produção científica. Análise de redes sociais (ARS)
Co-authoring Networks. Scientific Production. Social Network Analysis. SNA.
Redes de Coautoría. Producción Científica. Análisis de Redes Sociales. ARS.
dc.description.none.fl_txt_mv O aumento da colaboração científica, caracterizada pela coautoria, é uma das principais tendências verificadas nos últimos anos na produção em ciências. A fim de relacionar a coautoria e a produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, foram identificados os artigos científicos, registrados no Currículo Lattes - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - desses pesquisadores publicados em periódicos classificados no sistema WebQualis da CAPES, na área de Ensino, no período de 2005 a 2013. A pesquisa é de métodos mistos e foi realizada com auxílio de técnicas bibliométricas e de Análise de Redes Sociais (ARS). Os resultados indicam um crescimento de trabalhos em coautoria, assim como mostram que seus elementos de conexão são os professores, com uma forte tendência dos alunos em publicar junto com seus orientadores.
The increase of scientific collaboration characterized by coauthorship is one of the main trends verified in recent years in science production. In order to relate co-authorship and the production of researchers of the graduate program Education and Sciences: Life and Heath Chemistry of the UFGRS, we identified the scientific articles in the area of Teaching produced by each researcher, registered in the Lattes Curriculum – of National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) – and published in journals classified in the WebQualis system of Capes, from 2005 to 2013. The research utilized mixed methods, with the assistance of bibliometric techniques and the theoretic-methodological approach of Social Networks Analysis (SNA). The results indicate a growth in coauthored works and show that their elements of connection are the professors, with a strong tendency for students to publish in conjunction with their supervisors.
El aumento de la colaboración científica caracterizada por la coautoría es una de las principales tendencias en la producción científica de los últimos años. Con la finalidad de relacionar la producción con la coescrita de investigadores del Programa de Posgrado en Educación y Ciencias: Química de la Vida y la Salud de la UFRGS, fueron identificados los artículos científicos registrados en el Portal Lattes – del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq) – de investigadores publicados en revistas clasificadas en el sistema WebQualis de CAPES, en el campo de la Educación, de 2005 a 2013. La investigación es mistos métodos, utiliza técnicas bibliométricas y el Análisis de Redes Sociales (ARS). Los resultados indican un aumento en el número de trabajos en coautoría, y muestra como elementos de unión los profesores orientadores, con una fuerte tendencia de coautoría entre alumnos y sus orientadores.
description O aumento da colaboração científica, caracterizada pela coautoria, é uma das principais tendências verificadas nos últimos anos na produção em ciências. A fim de relacionar a coautoria e a produção dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS, foram identificados os artigos científicos, registrados no Currículo Lattes - do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - desses pesquisadores publicados em periódicos classificados no sistema WebQualis da CAPES, na área de Ensino, no período de 2005 a 2013. A pesquisa é de métodos mistos e foi realizada com auxílio de técnicas bibliométricas e de Análise de Redes Sociais (ARS). Os resultados indicam um crescimento de trabalhos em coautoria, assim como mostram que seus elementos de conexão são os professores, com uma forte tendência dos alunos em publicar junto com seus orientadores.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-06
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/608
10.21713/2358-2332.2014.v11.608
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/608
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2014.v11.608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/608/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 11, n. 25 (2014)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 11, n. 25 (2014)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987074639593472