Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Amaral, Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102
Resumo: Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.
id CAPES-1_6a346e364ed5316b3a5efce48ae77160
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/102
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógicaImpactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógicaMestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development.Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.This article sought to investigate how the Professional Masters Program in the Teaching of Science and Mathematics of Unicsul has impacted on the teaching activities of its students, by analyzing responses to an open-ended questionnaire applied to 52 students in the three groups initially admitted to the Program. The objective was to capture their perceptions and verify the occurance of modifications in teaching activities and the school environment, elements indicative of the effectiveness of the Masters Program in promoting changes and progress in the education system. The principal problems and difficulties faced by the students in their teaching activities were also evaluated, along with their future perspectives with respect to professional development.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoAraújo, Mauro Sérgio Teixeira deAmaral, Luiz Henrique2011-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/10210.21713/2358-2332.2006.v3.102RBPG; v. 3, n. 5 (2006)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102/96info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:51:34Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
title Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
spellingShingle Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.
Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development.
title_short Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
title_full Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
title_fullStr Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
title_full_unstemmed Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
title_sort Impactos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul sobre a atividade docente de seus estudantes: do processo de reflexão às transformações na prática pedagógica
author Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
author_facet Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Amaral, Luiz Henrique
author_role author
author2 Amaral, Luiz Henrique
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Mauro Sérgio Teixeira de
Amaral, Luiz Henrique
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.
Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development.
topic Mestrado profissional. Mudanças na prática docente. Desenvolvimento profissional.
Professional masters. Changes in teaching activities. Professional development.
dc.description.none.fl_txt_mv Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.
This article sought to investigate how the Professional Masters Program in the Teaching of Science and Mathematics of Unicsul has impacted on the teaching activities of its students, by analyzing responses to an open-ended questionnaire applied to 52 students in the three groups initially admitted to the Program. The objective was to capture their perceptions and verify the occurance of modifications in teaching activities and the school environment, elements indicative of the effectiveness of the Masters Program in promoting changes and progress in the education system. The principal problems and difficulties faced by the students in their teaching activities were also evaluated, along with their future perspectives with respect to professional development.
description Nesse trabalho procurou-se investigar de que maneira o programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul estaria gerando impactos nas atividades de seus alunos, analisando para isso as respostas fornecidas em um questionário aberto, aplicado a 52 alunos das três turmas de ingressantes, objetivando captar suas percepções e assim verificar a ocorrência de eventuais modificações em suas atividades docentes e nos ambientes escolares em que atuam, elementos indicativos da eficácia do programa de mestrado em promover transformações e avanços no sistema educacional. Também foram avaliados aspectos que dizem respeito aos principais problemas e dificuldades enfrentadas no exercício da atividade docente dos mestrandos, bem como suas perspectivas futuras de desenvolvimento profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-03
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102
10.21713/2358-2332.2006.v3.102
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2006.v3.102
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/102/96
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 3, n. 5 (2006)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 3, n. 5 (2006)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987075446996993