Descentralizando a educação e diminuindo disparidades regionais: uma experiência brasileira bem-sucedida em pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Marilene
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Nenevé, Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/9
Resumo: Este é um relato de experiência que revela a importância da implementação de políticas públicas em educação que contribuam para diminuir a disparidade social. Apresentamos e analisamos a experiência de um Programa de Mestrado Interinstitucional em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, aprovado e apoiado pela Capes, desenvolvido pelas Universidades de São Paulo e Federal de Rondônia entre 1997 e 2000. Consideramos que o programa foi bem-sucedido e trouxe muitos benefícios para ambas as universidades e para o Estado de Rondônia, ao formar 21 mestres, que pesquisaram a realidade local e apresentaram sugestões para superação de dificuldades regionais e puderam melhorar sua atuação docente em cursos de graduação e especialização. Avaliamos esta experiência como um ação educacional emancipatória e necessária para contribuir para a melhoria social da educação superior brasileira.
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In this paper we present an experience in higher education in the Brazilian Amazon region, in the state of Rondônia. We describe a master’s program in psychology offered by the Universidade de São Paulo to a faculty group of the Universidade de Rondônia, with the support of at the Coordinating Body for Perfecting Graduate Studies in Higher Education (Capes). We consider the experience to have been successful, as it brought benefits not only to the Universidade de Rondônia but also to the faculty of the Universidade de São Paulo. By describing this experience we hope to contribute to the discussion of educational priorities in our country, as well as to local activities which may help reduce social disparities. We evaluate this experience as an emancipating educational action and a necessary contribution to the improvement of Brazilian higher education.
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