Educação superior sob uma ótica comparada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verhine, Robert Evan
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RevistaBrasileiradePós-Graduação
Texto Completo: http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467
Resumo: Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.
id CAPES-1_e68d36e9a9cf22b2cf27b925db35da5a
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.0.141:article/1467
network_acronym_str CAPES-1
network_name_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
spelling Educação superior sob uma ótica comparadaEducación superior bajo una visión comparadaHigher Education under a comparative viewEducación Superior. Universidad. Países BRIC. Educación Comparada.Educação Superior. Universidade. Países BRIC. Educação Comparada.Higher Education. University. BRIC Countries. Comparative Education.Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.This document is an essay that analyzes and critiques a book recently translated and distributed by Capes about higher education in the BRIC countries (Brazil, China, India and Russia). The mentioned book is a product of the field of Comparative Education and focuses on the similarities and differences between the four countries in facing the challenges of globalization by investing in the expansion and improvement of their university systems. The present essay considers aspects of the Brazilian case that differ from those of the other three counties and points out limitations with respect to Brazil’s approach to higher education, as suggested from a reading of the book in question. The author concludes that, although suffering from some limitations, the book is of great value to the Brazilian reader, both because of the huge amount of information presented and because it exemplifies the methodology that undergirds comparative analyses.Este documento es un ensayo que analiza y critica un libro recientemente traducido y divulgado por la Capes sobre educación superior en los países BRIC, es decir, Brasil, China, India y Rusia. El referido libro está en el campo de la educación comparada y demuestra las semejanzas y oposiciones entre los cuatro países delante de los desafíos de la globalización a través de estímulos para la expansión y el desarrollo de sus sistemas universitarios. El presente texto considera los aspectos brasileños que se distinguen de otros países del grupo y apunta algunos problemas en relación a la política educacional en Brasil que la lectura del libro sugiere. El autor concluye que, a pesar de presentar algunas limitaciones, el libro es de gran valor para el lector brasileño tanto por la cantidad enorme de informaciones presentadas como por la ejemplificación de la metodología que sirve de base para el análisis de carácter comparativo.Revista Brasileira de Pós-GraduaçãoVerhine, Robert Evan2017-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/146710.21713/2358-2332.2017.v14.1467RBPG; v. 14 (2017)Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)2358-23321806-8405reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduaçãoinstname:CAPESinstacron:CAPESporhttp://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467/pdf##submission.copyrightStatement##info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-20T15:50:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Educação superior sob uma ótica comparada
Educación superior bajo una visión comparada
Higher Education under a comparative view
title Educação superior sob uma ótica comparada
spellingShingle Educação superior sob uma ótica comparada
Verhine, Robert Evan
Educación Superior. Universidad. Países BRIC. Educación Comparada.
Educação Superior. Universidade. Países BRIC. Educação Comparada.
Higher Education. University. BRIC Countries. Comparative Education.
title_short Educação superior sob uma ótica comparada
title_full Educação superior sob uma ótica comparada
title_fullStr Educação superior sob uma ótica comparada
title_full_unstemmed Educação superior sob uma ótica comparada
title_sort Educação superior sob uma ótica comparada
author Verhine, Robert Evan
author_facet Verhine, Robert Evan
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Verhine, Robert Evan
dc.subject.none.fl_str_mv


dc.subject.por.fl_str_mv Educación Superior. Universidad. Países BRIC. Educación Comparada.
Educação Superior. Universidade. Países BRIC. Educação Comparada.
Higher Education. University. BRIC Countries. Comparative Education.
topic Educación Superior. Universidad. Países BRIC. Educación Comparada.
Educação Superior. Universidade. Países BRIC. Educação Comparada.
Higher Education. University. BRIC Countries. Comparative Education.
dc.description.none.fl_txt_mv Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.
This document is an essay that analyzes and critiques a book recently translated and distributed by Capes about higher education in the BRIC countries (Brazil, China, India and Russia). The mentioned book is a product of the field of Comparative Education and focuses on the similarities and differences between the four countries in facing the challenges of globalization by investing in the expansion and improvement of their university systems. The present essay considers aspects of the Brazilian case that differ from those of the other three counties and points out limitations with respect to Brazil’s approach to higher education, as suggested from a reading of the book in question. The author concludes that, although suffering from some limitations, the book is of great value to the Brazilian reader, both because of the huge amount of information presented and because it exemplifies the methodology that undergirds comparative analyses.
Este documento es un ensayo que analiza y critica un libro recientemente traducido y divulgado por la Capes sobre educación superior en los países BRIC, es decir, Brasil, China, India y Rusia. El referido libro está en el campo de la educación comparada y demuestra las semejanzas y oposiciones entre los cuatro países delante de los desafíos de la globalización a través de estímulos para la expansión y el desarrollo de sus sistemas universitarios. El presente texto considera los aspectos brasileños que se distinguen de otros países del grupo y apunta algunos problemas en relación a la política educacional en Brasil que la lectura del libro sugiere. El autor concluye que, a pesar de presentar algunas limitaciones, el libro es de gran valor para el lector brasileño tanto por la cantidad enorme de informaciones presentadas como por la ejemplificación de la metodología que sirve de base para el análisis de carácter comparativo.
description Este documento é um ensaio que analisa e critica um livro recentemente traduzido e divulgado pela Capes sobre educação superior nos países integrantes do BRIC, ou seja, Brasil, China, Índia e Rússia. O referido livro se insere no campo da Educação Comparada e focaliza similaridades e diferenças entre os quatro países ao enfrentar os desafios da globalização via investimentos na expansão e na melhoria de seus sistemas universitários. O presente ensaio considera os aspectos em que o caso brasileiro difere dos outros apresentados e aponta alguns problemas em relação à política educacional no Brasil que a leitura do mencionado livro sugere. O autor conclui que, apesar de apresentar algumas limitações, o livro é de grande valor para o leitor brasileiro, tanto pela quantidade de informações fornecidas quanto pela exemplificação da metodologia que fundamenta as análises de cunho comparativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-06
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467
10.21713/2358-2332.2017.v14.1467
url http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467
identifier_str_mv 10.21713/2358-2332.2017.v14.1467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://ojs.rbpg.capes.gov.br/index.php/rbpg/article/view/1467/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv ##submission.copyrightStatement##
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv ##submission.copyrightStatement##
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Pós-Graduação
dc.source.none.fl_str_mv RBPG; v. 14 (2017)
Revista Brasileira de Pós-Graduação; v. 14 (2017)
2358-2332
1806-8405
reponame:RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname:CAPES
instacron:CAPES
reponame_str RevistaBrasileiradePós-Graduação
collection RevistaBrasileiradePós-Graduação
instname_str CAPES
instacron_str CAPES
institution CAPES
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1639987073716846593