APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO AO DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL INTELECTUAL
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Publication Date: | 2015 |
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Source: | Revista Expressão Católica (Online) |
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Summary: | O mundo vem se tornando cada vez mais interligado, devido à velocidade com que ocorrem as mudanças e a rapidez das informações. As organizações estão finalmente descobrindo a importância da aprendizagem em todos os seus níveis funcionais, adotando inúmeras formas de desenvolver seu capital intelectual. Nesse contexto, à medida que se discute e se aprimora a aprendizagem organizacional, nasce um novo cenário para que o pedagogo possa atuar e contribuir na aprendizagem dos colaboradores, bem como da organização. Portanto, o presente estudo investiga a atuação do pedagogo nas organizações e as contribuições desse profissional para o desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos no contexto organizacional. Para tanto, realizou-se um pesquisa aplicada iniciada por revisão de literatura, tomando como base à aprendizagem organizacional, ancorando-se nas cinco disciplinas de Senge (2006). Optou-se, ainda, por uma pesquisa de campo, com uso de instrumental composto por questões objetivas e subjetivas, aplicado a pedagogos organizacionais de três diferentes organizações, sendo uma de cada dos setores: público, privada e uma de terceiro setor. Ao analisar o resultado geral das organizações pesquisadas, verificou-se o nível de concordâncias quanto à presença das cinco disciplinas, sendo que a disciplina Visão Compartilhada é mais presente posto que alcançou 80% de concordância; Aprendizagem em Equipe 73,33%;Domínio Pessoal 60%; Modelos Mentais e Pensamento Sistêmico ficaram empatadas, com 53,33% de presença. Por conseguinte, constatou-se que as organizações estão de fato investindo no processo de aprendizagem, necessitando efetivamente das contribuições do pedagogo para o desenvolvimento das disciplinas básicas constituintes das organizações que aprendem. |
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APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: CONTRIBUIÇÕES DO PEDAGOGO AO DESENVOLVIMENTO DE CAPITAL INTELECTUALCiências Sociaisprendizagem organizacional. Pedagogia organizacional. Papel do pedagogo.O mundo vem se tornando cada vez mais interligado, devido à velocidade com que ocorrem as mudanças e a rapidez das informações. As organizações estão finalmente descobrindo a importância da aprendizagem em todos os seus níveis funcionais, adotando inúmeras formas de desenvolver seu capital intelectual. Nesse contexto, à medida que se discute e se aprimora a aprendizagem organizacional, nasce um novo cenário para que o pedagogo possa atuar e contribuir na aprendizagem dos colaboradores, bem como da organização. Portanto, o presente estudo investiga a atuação do pedagogo nas organizações e as contribuições desse profissional para o desenvolvimento da aprendizagem dos sujeitos no contexto organizacional. Para tanto, realizou-se um pesquisa aplicada iniciada por revisão de literatura, tomando como base à aprendizagem organizacional, ancorando-se nas cinco disciplinas de Senge (2006). Optou-se, ainda, por uma pesquisa de campo, com uso de instrumental composto por questões objetivas e subjetivas, aplicado a pedagogos organizacionais de três diferentes organizações, sendo uma de cada dos setores: público, privada e uma de terceiro setor. Ao analisar o resultado geral das organizações pesquisadas, verificou-se o nível de concordâncias quanto à presença das cinco disciplinas, sendo que a disciplina Visão Compartilhada é mais presente posto que alcançou 80% de concordância; Aprendizagem em Equipe 73,33%;Domínio Pessoal 60%; Modelos Mentais e Pensamento Sistêmico ficaram empatadas, com 53,33% de presença. Por conseguinte, constatou-se que as organizações estão de fato investindo no processo de aprendizagem, necessitando efetivamente das contribuições do pedagogo para o desenvolvimento das disciplinas básicas constituintes das organizações que aprendem.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAOliveira, Francisca Angélica Carvalho de; Centro Universitário Católica de QuixadáMarinho, Gabrielle SilvaLima, Marcos Antonio Martins2015-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/146410.25190/rec.v4i1.1464Revista Expressão Católica; v. 4, n. 1 (2015): Revista Expressão Católica2357-848310.25190/rec.v4i1reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/1464/1197/*ref*/BONINI, E. E.; BONINI, S. E. Teoria e exercícios de estatística.São Paulo: Livraria Nobel Ed., 1972./*ref*/BRAGHIROLLI, Eliane Maria. Psicologia Geral. Porto Alegre: Vozes, 2010./*ref*/BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2007./*ref*/CARRETERO, Mario. Construtivismo e Educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997./*ref*/CHIAVENATO, I. Administração de Recursos Humanos: fundamentos básicos. 7ª ed. São Paulo: Editora Manole, 2009./*ref*/______. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2010./*ref*/FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Gestão do Conhecimento. In: DUTRA, Joel Souza (Org.). Gestão por Competências: um modelo avançado para o gerenciamento de pessoas. 2. ed. São Paulo: Editora Gente, 2001./*ref*/GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006./*ref*/NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo, V. 1, Nº 3, 2º sem./1996. Disponível em: <http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c03-art06.pdf>. Acesso em: 20 de out 2011./*ref*/MAXIMIANO, A. C. A. Introdução à Administração. 3. ed., São Paulo, Editora Atlas, 1992./*ref*/SENGE, P. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 21ª ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2006./*ref*/SCHEIN, E. H. Psicologia Organizacional. 3. ed. Rio de Janeiro. Editora Prentice Hall do Brasil, 1982.Direitos autorais 2015 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-30T18:29:01Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/1464Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2018-04-30T18:29:01Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
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