Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertasi,Raphael Adroaldo de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Bertasi,Tais Garcia de Oliveira, Reigada,Catherine Puliti Hermida, Ricetto,Eduardo, Bonfim,Klenio de Oliveira, Santos,Luciana Aparecida, Athayde,Maria Valéria de Omena, Pedrosa,Rafaela Batista dos Santos, Perales,Simone Reges, Sardinha,Luiz Antonio da Costa, Ataide,Elaine Cristina, Boin,Ilka de Fátima Santana Ferreira, Hirano,Elcio Shiyoiti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000300158
Resumo: RESUMO Objetivo: caracterizar o perfil dos potenciais e dos efetivos doadores de órgãos, e identificar os fatores relacionados a não efetivação da doação. Métodos: estudo retrospectivo transversal com coleta de dados das fichas da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Unicamp, referente ao período de janeiro de 2013 a abril de 2018. Resultados: o estudo contou com 1.772 potenciais doadores; predominou-se o sexo masculino (57,39%) e o evento vascular (n=996) foi a principal causa de morte encefálica. A recusa familiar (42,8%) foi o motivo mais comum para não doação de órgãos. Houve diferença estatística entre doadores e não doadores quanto à média de idade e pressão arterial sistólica, assim como houve relação entre a doação de órgãos e a ausência de diabetes e tabagismo. Conclusão: a maioria dos doadores efetivos foi do sexo masculino e jovem. As principais causas de morte encefálica e de recusa familiar foram, respectivamente, vasculares e não manifestação da vontade de ser doador após a morte. O etilismo foi mais presente nas causas traumáticas, assim como, o sexo masculino. Assim, iniciativas de conscientização populacional e abertura de discussão dentro da família sobre o ato da doação contribuem para o aumento do índice de doadores efetivos.
id CBC-1_a2ed53efdaa61354ab89db672b6cb9de
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-69912019000300158
network_acronym_str CBC-1
network_name_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository_id_str
spelling Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.Morte EncefálicaTransplanteDoadores de TecidosRESUMO Objetivo: caracterizar o perfil dos potenciais e dos efetivos doadores de órgãos, e identificar os fatores relacionados a não efetivação da doação. Métodos: estudo retrospectivo transversal com coleta de dados das fichas da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Unicamp, referente ao período de janeiro de 2013 a abril de 2018. Resultados: o estudo contou com 1.772 potenciais doadores; predominou-se o sexo masculino (57,39%) e o evento vascular (n=996) foi a principal causa de morte encefálica. A recusa familiar (42,8%) foi o motivo mais comum para não doação de órgãos. Houve diferença estatística entre doadores e não doadores quanto à média de idade e pressão arterial sistólica, assim como houve relação entre a doação de órgãos e a ausência de diabetes e tabagismo. Conclusão: a maioria dos doadores efetivos foi do sexo masculino e jovem. As principais causas de morte encefálica e de recusa familiar foram, respectivamente, vasculares e não manifestação da vontade de ser doador após a morte. O etilismo foi mais presente nas causas traumáticas, assim como, o sexo masculino. Assim, iniciativas de conscientização populacional e abertura de discussão dentro da família sobre o ato da doação contribuem para o aumento do índice de doadores efetivos.Colégio Brasileiro de Cirurgiões2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000300158Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.3 2019reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiõesinstname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)instacron:CBC10.1590/0100-6991e-201922180info:eu-repo/semantics/openAccessBertasi,Raphael Adroaldo de OliveiraBertasi,Tais Garcia de OliveiraReigada,Catherine Puliti HermidaRicetto,EduardoBonfim,Klenio de OliveiraSantos,Luciana AparecidaAthayde,Maria Valéria de OmenaPedrosa,Rafaela Batista dos SantosPerales,Simone RegesSardinha,Luiz Antonio da CostaAtaide,Elaine CristinaBoin,Ilka de Fátima Santana FerreiraHirano,Elcio Shiyoitipor2019-11-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-69912019000300158Revistahttp://www.scielo.br/rcbcONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistacbc@cbc.org.br1809-45460100-6991opendoar:2019-11-22T00:00Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
title Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
spellingShingle Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
Bertasi,Raphael Adroaldo de Oliveira
Morte Encefálica
Transplante
Doadores de Tecidos
title_short Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
title_full Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
title_fullStr Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
title_full_unstemmed Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
title_sort Perfil dos potenciais doadores de órgãos e fatores relacionados à doação e a não doação de órgãos de uma Organização de Procura de Órgãos.
author Bertasi,Raphael Adroaldo de Oliveira
author_facet Bertasi,Raphael Adroaldo de Oliveira
Bertasi,Tais Garcia de Oliveira
Reigada,Catherine Puliti Hermida
Ricetto,Eduardo
Bonfim,Klenio de Oliveira
Santos,Luciana Aparecida
Athayde,Maria Valéria de Omena
Pedrosa,Rafaela Batista dos Santos
Perales,Simone Reges
Sardinha,Luiz Antonio da Costa
Ataide,Elaine Cristina
Boin,Ilka de Fátima Santana Ferreira
Hirano,Elcio Shiyoiti
author_role author
author2 Bertasi,Tais Garcia de Oliveira
Reigada,Catherine Puliti Hermida
Ricetto,Eduardo
Bonfim,Klenio de Oliveira
Santos,Luciana Aparecida
Athayde,Maria Valéria de Omena
Pedrosa,Rafaela Batista dos Santos
Perales,Simone Reges
Sardinha,Luiz Antonio da Costa
Ataide,Elaine Cristina
Boin,Ilka de Fátima Santana Ferreira
Hirano,Elcio Shiyoiti
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertasi,Raphael Adroaldo de Oliveira
Bertasi,Tais Garcia de Oliveira
Reigada,Catherine Puliti Hermida
Ricetto,Eduardo
Bonfim,Klenio de Oliveira
Santos,Luciana Aparecida
Athayde,Maria Valéria de Omena
Pedrosa,Rafaela Batista dos Santos
Perales,Simone Reges
Sardinha,Luiz Antonio da Costa
Ataide,Elaine Cristina
Boin,Ilka de Fátima Santana Ferreira
Hirano,Elcio Shiyoiti
dc.subject.por.fl_str_mv Morte Encefálica
Transplante
Doadores de Tecidos
topic Morte Encefálica
Transplante
Doadores de Tecidos
description RESUMO Objetivo: caracterizar o perfil dos potenciais e dos efetivos doadores de órgãos, e identificar os fatores relacionados a não efetivação da doação. Métodos: estudo retrospectivo transversal com coleta de dados das fichas da Organização de Procura de Órgãos do Hospital das Clínicas da Unicamp, referente ao período de janeiro de 2013 a abril de 2018. Resultados: o estudo contou com 1.772 potenciais doadores; predominou-se o sexo masculino (57,39%) e o evento vascular (n=996) foi a principal causa de morte encefálica. A recusa familiar (42,8%) foi o motivo mais comum para não doação de órgãos. Houve diferença estatística entre doadores e não doadores quanto à média de idade e pressão arterial sistólica, assim como houve relação entre a doação de órgãos e a ausência de diabetes e tabagismo. Conclusão: a maioria dos doadores efetivos foi do sexo masculino e jovem. As principais causas de morte encefálica e de recusa familiar foram, respectivamente, vasculares e não manifestação da vontade de ser doador após a morte. O etilismo foi mais presente nas causas traumáticas, assim como, o sexo masculino. Assim, iniciativas de conscientização populacional e abertura de discussão dentro da família sobre o ato da doação contribuem para o aumento do índice de doadores efetivos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000300158
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912019000300158
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0100-6991e-201922180
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgiões
dc.source.none.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões v.46 n.3 2019
reponame:Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron:CBC
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
instacron_str CBC
institution CBC
reponame_str Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
collection Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
repository.name.fl_str_mv Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões - Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC)
repository.mail.fl_str_mv ||revistacbc@cbc.org.br
_version_ 1754209214557847552