Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirata,Eunice Sizue
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Mesquita,Maria Aparecida, Camargo,Edwaldo Eduardo, Terra,Cecília Hirata, Alves-Filho,Gentil
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202008000300005
Resumo: RACIONAL: Queixas dispépticas são comuns em pacientes com insuficiência renal crônica. As mais frequentemente relatadas são anorexia, náusea, vômito, sensação de plenitude gástrica e dor epigástrica. A possibilidade destes sinais e sintomas estarem associadas ao retardo no esvaziamento gástrico é atraente. OBJETIVO: Estudar o esvaziamento gástrico de uma refeição sólida padronizada, em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento dialítico. MÉTODO: Foram estudados 31 pessoas de ambos os sexos com idade variável de 18 à 60 anos, sendo 14 com insuficiência renal crônica em hemodiálise há mais de 6 meses e 17 sadios. Foram excluídos pacientes com diabetes mellitus, amiloidose, doenças do colágeno, doenças dispépticas e/ou submetidos à operação gástrica, pacientes em uso de drogas pró-cinéticas gástricas e grávidas. O método do esvaziamento gástrico foi a cintilografia, através de câmara de cintilação de dois cabeçotes. A refeição teste padronizada consistiu de omelete de três ovos de galinha preparado com mistura de enxofre coloidal marcado com 185 MBq de tecnécio-99m. Foram estudados a curva de retenção gástrica total e o T½ do esvaziamento gástrico. Os testes estatísticos utilizados foram o de c2 e o de Kruskal Wallis. RESULTADOS: Os resultados confirmaram a homogeneidade dos grupos quanto à idade e o sexo. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação às curvas de retenção gástrica total e o T½, semelhantes nos dois grupos. CONCLUSÃO: O esvaziamento gástrico de pacientes urêmicos em tratamento hemodialítico há mais de seis meses é igual ao de indivíduos sadios.
id CBCD-1_53d18c36bd273fd6e43a51192ca98d0a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-67202008000300005
network_acronym_str CBCD-1
network_name_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository_id_str
spelling Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiáliseInsuficiência renal crônicaDiálise renalEsvaziamento gástricoRACIONAL: Queixas dispépticas são comuns em pacientes com insuficiência renal crônica. As mais frequentemente relatadas são anorexia, náusea, vômito, sensação de plenitude gástrica e dor epigástrica. A possibilidade destes sinais e sintomas estarem associadas ao retardo no esvaziamento gástrico é atraente. OBJETIVO: Estudar o esvaziamento gástrico de uma refeição sólida padronizada, em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento dialítico. MÉTODO: Foram estudados 31 pessoas de ambos os sexos com idade variável de 18 à 60 anos, sendo 14 com insuficiência renal crônica em hemodiálise há mais de 6 meses e 17 sadios. Foram excluídos pacientes com diabetes mellitus, amiloidose, doenças do colágeno, doenças dispépticas e/ou submetidos à operação gástrica, pacientes em uso de drogas pró-cinéticas gástricas e grávidas. O método do esvaziamento gástrico foi a cintilografia, através de câmara de cintilação de dois cabeçotes. A refeição teste padronizada consistiu de omelete de três ovos de galinha preparado com mistura de enxofre coloidal marcado com 185 MBq de tecnécio-99m. Foram estudados a curva de retenção gástrica total e o T½ do esvaziamento gástrico. Os testes estatísticos utilizados foram o de c2 e o de Kruskal Wallis. RESULTADOS: Os resultados confirmaram a homogeneidade dos grupos quanto à idade e o sexo. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação às curvas de retenção gástrica total e o T½, semelhantes nos dois grupos. CONCLUSÃO: O esvaziamento gástrico de pacientes urêmicos em tratamento hemodialítico há mais de seis meses é igual ao de indivíduos sadios.Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva2008-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202008000300005ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.21 n.3 2008reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)instacron:CBCD10.1590/S0102-67202008000300005info:eu-repo/semantics/openAccessHirata,Eunice SizueMesquita,Maria AparecidaCamargo,Edwaldo EduardoTerra,Cecília HirataAlves-Filho,Gentilpor2010-09-27T00:00:00Zoai:scielo:S0102-67202008000300005Revistahttp://abarriguda.org.br/revista/index.php/revistaabarrigudaarepb/indexONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistaabcd@gmail.com2317-63262317-6326opendoar:2010-09-27T00:00ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)false
dc.title.none.fl_str_mv Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
title Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
spellingShingle Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
Hirata,Eunice Sizue
Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Esvaziamento gástrico
title_short Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
title_full Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
title_fullStr Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
title_full_unstemmed Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
title_sort Esvaziamento gástrico nos pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à hemodiálise
author Hirata,Eunice Sizue
author_facet Hirata,Eunice Sizue
Mesquita,Maria Aparecida
Camargo,Edwaldo Eduardo
Terra,Cecília Hirata
Alves-Filho,Gentil
author_role author
author2 Mesquita,Maria Aparecida
Camargo,Edwaldo Eduardo
Terra,Cecília Hirata
Alves-Filho,Gentil
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hirata,Eunice Sizue
Mesquita,Maria Aparecida
Camargo,Edwaldo Eduardo
Terra,Cecília Hirata
Alves-Filho,Gentil
dc.subject.por.fl_str_mv Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Esvaziamento gástrico
topic Insuficiência renal crônica
Diálise renal
Esvaziamento gástrico
description RACIONAL: Queixas dispépticas são comuns em pacientes com insuficiência renal crônica. As mais frequentemente relatadas são anorexia, náusea, vômito, sensação de plenitude gástrica e dor epigástrica. A possibilidade destes sinais e sintomas estarem associadas ao retardo no esvaziamento gástrico é atraente. OBJETIVO: Estudar o esvaziamento gástrico de uma refeição sólida padronizada, em pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento dialítico. MÉTODO: Foram estudados 31 pessoas de ambos os sexos com idade variável de 18 à 60 anos, sendo 14 com insuficiência renal crônica em hemodiálise há mais de 6 meses e 17 sadios. Foram excluídos pacientes com diabetes mellitus, amiloidose, doenças do colágeno, doenças dispépticas e/ou submetidos à operação gástrica, pacientes em uso de drogas pró-cinéticas gástricas e grávidas. O método do esvaziamento gástrico foi a cintilografia, através de câmara de cintilação de dois cabeçotes. A refeição teste padronizada consistiu de omelete de três ovos de galinha preparado com mistura de enxofre coloidal marcado com 185 MBq de tecnécio-99m. Foram estudados a curva de retenção gástrica total e o T½ do esvaziamento gástrico. Os testes estatísticos utilizados foram o de c2 e o de Kruskal Wallis. RESULTADOS: Os resultados confirmaram a homogeneidade dos grupos quanto à idade e o sexo. Não houve diferença estatisticamente significativa em relação às curvas de retenção gástrica total e o T½, semelhantes nos dois grupos. CONCLUSÃO: O esvaziamento gástrico de pacientes urêmicos em tratamento hemodialítico há mais de seis meses é igual ao de indivíduos sadios.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202008000300005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202008000300005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-67202008000300005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva
dc.source.none.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) v.21 n.3 2008
reponame:ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
instname:Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron:CBCD
instname_str Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
instacron_str CBCD
institution CBCD
reponame_str ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
collection ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo)
repository.name.fl_str_mv ABCD. Arquivos Brasileiros de Cirurgia Digestiva (São Paulo) - Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaabcd@gmail.com
_version_ 1754208955204108288