Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)

Bibliographic Details
Main Author: Zequinão,Marcela Almeida
Publication Date: 2013
Other Authors: Cardoso,Fernando Luiz
Format: Article
Language: por
Source: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Download full: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200016
Summary: OBJETIVO: criar e avaliar o Questionário de Satisfação dos Clientes em Serviços de Educação Física (QSCSEF). MÉTODO E RESULTADOS: Avaliou-se o construto via avaliação de conteúdo (M=9,08), clareza (95,7%) e análise fatorial (três fatores), bem como a confiabilidade via a técnica das metades partidas (r=0,772) e da consistência interna (α=0,686). CONCLUSÃO: o QSCSEF apresentou uma boa reprodutibilidade e consistência interna em termos de confiabilidade. Pode ser considerado claro e válido para mensurar qualidade percebida, expectativa do cliente antes de utilizar o serviço e ocorrência de problemas, como determinantes para satisfação de consumidores de Florianópolis.
id CBCE-1_732753aafbd0516ff1d5de1f8fef32e0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892013000200016
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)Satisfação dos consumidoresEducação Física e treinamentoquestionárioestudos de validaçãoOBJETIVO: criar e avaliar o Questionário de Satisfação dos Clientes em Serviços de Educação Física (QSCSEF). MÉTODO E RESULTADOS: Avaliou-se o construto via avaliação de conteúdo (M=9,08), clareza (95,7%) e análise fatorial (três fatores), bem como a confiabilidade via a técnica das metades partidas (r=0,772) e da consistência interna (α=0,686). CONCLUSÃO: o QSCSEF apresentou uma boa reprodutibilidade e consistência interna em termos de confiabilidade. Pode ser considerado claro e válido para mensurar qualidade percebida, expectativa do cliente antes de utilizar o serviço e ocorrência de problemas, como determinantes para satisfação de consumidores de Florianópolis.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200016Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.2 2013reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1590/S0101-32892013000200016info:eu-repo/semantics/openAccessZequinão,Marcela AlmeidaCardoso,Fernando Luizpor2013-08-13T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892013000200016Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:21:46.779219Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
title Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
spellingShingle Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
Zequinão,Marcela Almeida
Satisfação dos consumidores
Educação Física e treinamento
questionário
estudos de validação
title_short Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
title_full Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
title_fullStr Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
title_full_unstemmed Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
title_sort Criação e avaliação das qualidades psicométricas do questionário de satisfação dos clientes em serviços de educação física (QSCSEF)
author Zequinão,Marcela Almeida
author_facet Zequinão,Marcela Almeida
Cardoso,Fernando Luiz
author_role author
author2 Cardoso,Fernando Luiz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zequinão,Marcela Almeida
Cardoso,Fernando Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação dos consumidores
Educação Física e treinamento
questionário
estudos de validação
topic Satisfação dos consumidores
Educação Física e treinamento
questionário
estudos de validação
description OBJETIVO: criar e avaliar o Questionário de Satisfação dos Clientes em Serviços de Educação Física (QSCSEF). MÉTODO E RESULTADOS: Avaliou-se o construto via avaliação de conteúdo (M=9,08), clareza (95,7%) e análise fatorial (três fatores), bem como a confiabilidade via a técnica das metades partidas (r=0,772) e da consistência interna (α=0,686). CONCLUSÃO: o QSCSEF apresentou uma boa reprodutibilidade e consistência interna em termos de confiabilidade. Pode ser considerado claro e válido para mensurar qualidade percebida, expectativa do cliente antes de utilizar o serviço e ocorrência de problemas, como determinantes para satisfação de consumidores de Florianópolis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892013000200016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-32892013000200016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.35 n.2 2013
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203854206468096