Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Bruna Saurin
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Souza,Ana Cláudia Ferreira De, Martins,Mariana Zuaneti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100221
Resumo: RESUMO Na busca de possíveis articulações didáticas, objetivamos analisar se o modelo de educação esportiva é capaz de produzir o protagonismo e a autonomia dos estudantes, coadunar com a inovação pedagógica na educação física escolar. Para tanto, fizemos um estudo de caso em uma escola, durante um semestre letivo, combinamos observação, entrevista com a professora e grupo focal com os alunos. O modelo ajudou a inovar na abordagem do esporte, promoveu maior e diversificada participação discente, autonomia e corresponsabilidade. Permanece ainda como limitante o legado do modelo tradicional de aula, de modo que inovar é um desafio não só didático, mas também cultural.
id CBCE-1_ca7bdc0fdfbe2448cdcf19efc43d54e6
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-32892020000100221
network_acronym_str CBCE-1
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolarEsportePráticas inovadorasJovensEscolaRESUMO Na busca de possíveis articulações didáticas, objetivamos analisar se o modelo de educação esportiva é capaz de produzir o protagonismo e a autonomia dos estudantes, coadunar com a inovação pedagógica na educação física escolar. Para tanto, fizemos um estudo de caso em uma escola, durante um semestre letivo, combinamos observação, entrevista com a professora e grupo focal com os alunos. O modelo ajudou a inovar na abordagem do esporte, promoveu maior e diversificada participação discente, autonomia e corresponsabilidade. Permanece ainda como limitante o legado do modelo tradicional de aula, de modo que inovar é um desafio não só didático, mas também cultural.Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100221Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)instacron:CBCE10.1016/j.rbce.2019.04.003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Bruna SaurinSouza,Ana Cláudia Ferreira DeMartins,Mariana Zuanetipor2020-07-02T00:00:00Zoai:scielo:S0101-32892020000100221Revistahttp://www.rbceonline.org.brhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br2179-32550101-3289opendoar:2023-01-05T15:22:13.477659Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)true
dc.title.none.fl_str_mv Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
title Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
spellingShingle Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
Silva,Bruna Saurin
Esporte
Práticas inovadoras
Jovens
Escola
title_short Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
title_full Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
title_fullStr Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
title_full_unstemmed Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
title_sort Desafiando o abismo tradicional: uma aproximação entre práticas inovadoras e o modelo de educação esportiva no âmbito da educação física escolar
author Silva,Bruna Saurin
author_facet Silva,Bruna Saurin
Souza,Ana Cláudia Ferreira De
Martins,Mariana Zuaneti
author_role author
author2 Souza,Ana Cláudia Ferreira De
Martins,Mariana Zuaneti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Bruna Saurin
Souza,Ana Cláudia Ferreira De
Martins,Mariana Zuaneti
dc.subject.por.fl_str_mv Esporte
Práticas inovadoras
Jovens
Escola
topic Esporte
Práticas inovadoras
Jovens
Escola
description RESUMO Na busca de possíveis articulações didáticas, objetivamos analisar se o modelo de educação esportiva é capaz de produzir o protagonismo e a autonomia dos estudantes, coadunar com a inovação pedagógica na educação física escolar. Para tanto, fizemos um estudo de caso em uma escola, durante um semestre letivo, combinamos observação, entrevista com a professora e grupo focal com os alunos. O modelo ajudou a inovar na abordagem do esporte, promoveu maior e diversificada participação discente, autonomia e corresponsabilidade. Permanece ainda como limitante o legado do modelo tradicional de aula, de modo que inovar é um desafio não só didático, mas também cultural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100221
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32892020000100221
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1016/j.rbce.2019.04.003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
publisher.none.fl_str_mv Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte v.42 2020
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron:CBCE
instname_str Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
instacron_str CBCE
institution CBCE
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Esporte (Online) - Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)
repository.mail.fl_str_mv rbceonline@gmail.com||fernandom@unb.br
_version_ 1792203856084467712