Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima,Geisa Carla de Brito Bezerra
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Guimarães,Alzira Maria D’Avila Nery, Silva,José Rodrigo Santos, Otero,Liudmila Miyar, Gois,Cristiane Franca Lisboa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saude em Debate
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000100150
Resumo: RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento e a prática de educação em saúde aos indivíduos com Diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, exploratório, de abordagem transversal, desenvolvido no município de Aracaju, Sergipe, com 138 profissionais, médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, utilizando entrevista estruturada, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo de Atenção à Condição Crônica. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais referiu desenvolver atividades de educação em saúde, sendo os temas mais referidos: alimentação saudável e exercício físico. Com relação ao uso de abordagens para mudança de comportamento dos usuários, a mais utilizada foi a entrevista motivacional, seguida do Modelo Transteórico de Mudança (MTT). Todos os profissionais que utilizam o MTT concordam com sua aplicabilidade. Conclui-se que a prática de educação em saúde para pessoas com DM é desenvolvida, enquanto o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento ainda é subutilizado, sobretudo o Grupo Operativo.
id CBES-1_f96efb7b07f56873f848491dc351f409
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-11042019000100150
network_acronym_str CBES-1
network_name_str Saude em Debate
repository_id_str
spelling Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes MellitusEducação em saúdeDiabetes MellitusEntrevista motivacionalRESUMO O objetivo deste estudo foi identificar o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento e a prática de educação em saúde aos indivíduos com Diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, exploratório, de abordagem transversal, desenvolvido no município de Aracaju, Sergipe, com 138 profissionais, médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, utilizando entrevista estruturada, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo de Atenção à Condição Crônica. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais referiu desenvolver atividades de educação em saúde, sendo os temas mais referidos: alimentação saudável e exercício físico. Com relação ao uso de abordagens para mudança de comportamento dos usuários, a mais utilizada foi a entrevista motivacional, seguida do Modelo Transteórico de Mudança (MTT). Todos os profissionais que utilizam o MTT concordam com sua aplicabilidade. Conclui-se que a prática de educação em saúde para pessoas com DM é desenvolvida, enquanto o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento ainda é subutilizado, sobretudo o Grupo Operativo.Centro Brasileiro de Estudos de Saúde2019-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000100150Saúde em Debate v.43 n.120 2019reponame:Saude em Debateinstname:Centro Brasileiro de Estudos de Saudeinstacron:CBES10.1590/0103-1104201912011info:eu-repo/semantics/openAccessLima,Geisa Carla de Brito BezerraGuimarães,Alzira Maria D’Avila NerySilva,José Rodrigo SantosOtero,Liudmila MiyarGois,Cristiane Franca Lisboapor2019-05-02T00:00:00Zoai:scielo:S0103-11042019000100150Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=0103-1104&lng=en&nrm=isohttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@saudeemdebate.org.br2358-28980103-1104opendoar:2019-05-02T00:00Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saudefalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
title Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
spellingShingle Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
Lima,Geisa Carla de Brito Bezerra
Educação em saúde
Diabetes Mellitus
Entrevista motivacional
title_short Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
title_full Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
title_fullStr Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
title_full_unstemmed Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
title_sort Educação em saúde e dispositivos metodológicos aplicados na assistência ao Diabetes Mellitus
author Lima,Geisa Carla de Brito Bezerra
author_facet Lima,Geisa Carla de Brito Bezerra
Guimarães,Alzira Maria D’Avila Nery
Silva,José Rodrigo Santos
Otero,Liudmila Miyar
Gois,Cristiane Franca Lisboa
author_role author
author2 Guimarães,Alzira Maria D’Avila Nery
Silva,José Rodrigo Santos
Otero,Liudmila Miyar
Gois,Cristiane Franca Lisboa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima,Geisa Carla de Brito Bezerra
Guimarães,Alzira Maria D’Avila Nery
Silva,José Rodrigo Santos
Otero,Liudmila Miyar
Gois,Cristiane Franca Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Diabetes Mellitus
Entrevista motivacional
topic Educação em saúde
Diabetes Mellitus
Entrevista motivacional
description RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento e a prática de educação em saúde aos indivíduos com Diabetes Mellitus (DM). Estudo descritivo, exploratório, de abordagem transversal, desenvolvido no município de Aracaju, Sergipe, com 138 profissionais, médicos e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, utilizando entrevista estruturada, tendo como referencial teórico-metodológico o Modelo de Atenção à Condição Crônica. Os resultados mostraram que a maioria dos profissionais referiu desenvolver atividades de educação em saúde, sendo os temas mais referidos: alimentação saudável e exercício físico. Com relação ao uso de abordagens para mudança de comportamento dos usuários, a mais utilizada foi a entrevista motivacional, seguida do Modelo Transteórico de Mudança (MTT). Todos os profissionais que utilizam o MTT concordam com sua aplicabilidade. Conclui-se que a prática de educação em saúde para pessoas com DM é desenvolvida, enquanto o uso de dispositivos metodológicos para mudanças de comportamento ainda é subutilizado, sobretudo o Grupo Operativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000100150
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-11042019000100150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-1104201912011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
publisher.none.fl_str_mv Centro Brasileiro de Estudos de Saúde
dc.source.none.fl_str_mv Saúde em Debate v.43 n.120 2019
reponame:Saude em Debate
instname:Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron:CBES
instname_str Centro Brasileiro de Estudos de Saude
instacron_str CBES
institution CBES
reponame_str Saude em Debate
collection Saude em Debate
repository.name.fl_str_mv Saude em Debate - Centro Brasileiro de Estudos de Saude
repository.mail.fl_str_mv revista@saudeemdebate.org.br
_version_ 1754208999725596672