Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noia,Luciana da Cruz
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Berezovsky,Adriana, Freitas,Denise de, Sacai,Paula Yuri, Salomão,Solange Rios
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000600020
Resumo: OBJETIVO: Traçar perfil clínico, anatômico e funcional da comoção retiniana. MÉTODOS: Pacientes com trauma ocular contuso e quadro fundoscópico de comoção retiniana unilateral há menos de 72 horas foram submetidos ao exame de acuidade visual, biomicroscopia, oftalmoscopia binocular indireta, retinografia, angiografia fluoresceínica, tomografia de coerência óptica e eletrorretinografia de campo total. A eletrorretinografia foi repetida após 15 e 30 dias. A angiografia após 30 dias. RESULTADOS: Foram incluídos 16 pacientes no estudo. No primeiro exame, havia diferença estatisticamente significante entre o olho atingido e o olho controle na amplitude de todas as respostas, sem alteração da relação b/a, e na latência da resposta de cones isolados e do flicker a 30 Hz. No segundo exame, manteve-se a diferença para os potenciais oscilatórios, que desapareceu no último exame. Na angiofluoresceinografia, todos os olhos acometidos mostravam áreas de hiperfluoresceência por transmissão alternadas com áreas de hipofluorescência por bloqueio. Este defeito mantém-se após 30 dias. A tomografia de coerência óptica mostrou diminuição da refletividade na camada dos fotorreceptores. CONCLUSÕES: As alterações encontradas refletiram acometimento de fotorreceptores e de células ganglionares, mas não da camada de células bipolares, além de mobilização precoce de pigmento do epitélio pigmentado da retina. As alterações eletrorretinográficas desapareceram após 30 dias do trauma.
id CBO-2_5e6ad8cdad11eb521237464e86f248f3
oai_identifier_str oai:scielo:S0004-27492006000600020
network_acronym_str CBO-2
network_name_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository_id_str
spelling Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retinianaEletrorretinografiaTraumatismos ocularesRetinaAngiofluoresceinografiaTomografia de coerência ópticaOBJETIVO: Traçar perfil clínico, anatômico e funcional da comoção retiniana. MÉTODOS: Pacientes com trauma ocular contuso e quadro fundoscópico de comoção retiniana unilateral há menos de 72 horas foram submetidos ao exame de acuidade visual, biomicroscopia, oftalmoscopia binocular indireta, retinografia, angiografia fluoresceínica, tomografia de coerência óptica e eletrorretinografia de campo total. A eletrorretinografia foi repetida após 15 e 30 dias. A angiografia após 30 dias. RESULTADOS: Foram incluídos 16 pacientes no estudo. No primeiro exame, havia diferença estatisticamente significante entre o olho atingido e o olho controle na amplitude de todas as respostas, sem alteração da relação b/a, e na latência da resposta de cones isolados e do flicker a 30 Hz. No segundo exame, manteve-se a diferença para os potenciais oscilatórios, que desapareceu no último exame. Na angiofluoresceinografia, todos os olhos acometidos mostravam áreas de hiperfluoresceência por transmissão alternadas com áreas de hipofluorescência por bloqueio. Este defeito mantém-se após 30 dias. A tomografia de coerência óptica mostrou diminuição da refletividade na camada dos fotorreceptores. CONCLUSÕES: As alterações encontradas refletiram acometimento de fotorreceptores e de células ganglionares, mas não da camada de células bipolares, além de mobilização precoce de pigmento do epitélio pigmentado da retina. As alterações eletrorretinográficas desapareceram após 30 dias do trauma.Conselho Brasileiro de Oftalmologia2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000600020Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.69 n.6 2006reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)instacron:CBO10.1590/S0004-27492006000600020info:eu-repo/semantics/openAccessNoia,Luciana da CruzBerezovsky,AdrianaFreitas,Denise deSacai,Paula YuriSalomão,Solange Riospor2007-01-31T00:00:00Zoai:scielo:S0004-27492006000600020Revistahttp://aboonline.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpaboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br1678-29250004-2749opendoar:2007-01-31T00:00Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
title Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
spellingShingle Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
Noia,Luciana da Cruz
Eletrorretinografia
Traumatismos oculares
Retina
Angiofluoresceinografia
Tomografia de coerência óptica
title_short Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
title_full Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
title_fullStr Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
title_full_unstemmed Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
title_sort Perfil clínico e eletrorretinográfico da comoção retiniana
author Noia,Luciana da Cruz
author_facet Noia,Luciana da Cruz
Berezovsky,Adriana
Freitas,Denise de
Sacai,Paula Yuri
Salomão,Solange Rios
author_role author
author2 Berezovsky,Adriana
Freitas,Denise de
Sacai,Paula Yuri
Salomão,Solange Rios
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noia,Luciana da Cruz
Berezovsky,Adriana
Freitas,Denise de
Sacai,Paula Yuri
Salomão,Solange Rios
dc.subject.por.fl_str_mv Eletrorretinografia
Traumatismos oculares
Retina
Angiofluoresceinografia
Tomografia de coerência óptica
topic Eletrorretinografia
Traumatismos oculares
Retina
Angiofluoresceinografia
Tomografia de coerência óptica
description OBJETIVO: Traçar perfil clínico, anatômico e funcional da comoção retiniana. MÉTODOS: Pacientes com trauma ocular contuso e quadro fundoscópico de comoção retiniana unilateral há menos de 72 horas foram submetidos ao exame de acuidade visual, biomicroscopia, oftalmoscopia binocular indireta, retinografia, angiografia fluoresceínica, tomografia de coerência óptica e eletrorretinografia de campo total. A eletrorretinografia foi repetida após 15 e 30 dias. A angiografia após 30 dias. RESULTADOS: Foram incluídos 16 pacientes no estudo. No primeiro exame, havia diferença estatisticamente significante entre o olho atingido e o olho controle na amplitude de todas as respostas, sem alteração da relação b/a, e na latência da resposta de cones isolados e do flicker a 30 Hz. No segundo exame, manteve-se a diferença para os potenciais oscilatórios, que desapareceu no último exame. Na angiofluoresceinografia, todos os olhos acometidos mostravam áreas de hiperfluoresceência por transmissão alternadas com áreas de hipofluorescência por bloqueio. Este defeito mantém-se após 30 dias. A tomografia de coerência óptica mostrou diminuição da refletividade na camada dos fotorreceptores. CONCLUSÕES: As alterações encontradas refletiram acometimento de fotorreceptores e de células ganglionares, mas não da camada de células bipolares, além de mobilização precoce de pigmento do epitélio pigmentado da retina. As alterações eletrorretinográficas desapareceram após 30 dias do trauma.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000600020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000600020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0004-27492006000600020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
publisher.none.fl_str_mv Conselho Brasileiro de Oftalmologia
dc.source.none.fl_str_mv Arquivos Brasileiros de Oftalmologia v.69 n.6 2006
reponame:Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
instname:Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron:CBO
instname_str Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
instacron_str CBO
institution CBO
reponame_str Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
collection Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivos brasileiros de oftalmologia (Online) - Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO)
repository.mail.fl_str_mv aboonline@cbo.com.br||abo@cbo.com.br
_version_ 1754209023823970304