Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monsignore,Lucas Moretti
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nakiri,Guilherme Seizem, Santos,Daniela dos, Abud,Thiago Giansante, Abud,Daniel Giansante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000300011
Resumo: As malformações vasculares periféricas compreendem um espectro de lesões que se tornam aparentes no decorrer da vida e podem ser encontradas em praticamente todo o corpo. São pouco comuns e frequentemente confundidas com o hemangioma infantil. Estas doenças são completamente distintas tanto em relação à história clínica como ao prognóstico e às formas de tratamento. Nestas lesões, a história evolutiva e as características do exame físico são de extrema importância para o adequado diagnóstico clinicorradiológico, que guiará a melhor alternativa terapêutica. As classificações mais recentes dividem as malformações vasculares periféricas levando em consideração o fluxo sanguíneo (alto e baixo) e os componentes vasculares envolvidos (arteriais, capilares, linfáticos e venosos). As malformações vasculares periféricas representam um desafio diagnóstico e terapêutico, e exames complementares como tomografia computadorizada, ultrassonografia com Doppler e ressonância magnética, em conjunto com a história clínica, podem trazer informações quanto às características de fluxo e à extensão das lesões. Arteriografia e flebografia confirmam o diagnóstico, avaliam a sua extensão e orientam a decisão terapêutica. Malformações de baixo fluxo geralmente são tratadas por abordagem percutânea e injeção de agente esclerosante, enquanto para as malformações de alto fluxo o acesso é endovascular com uso de agentes embolizantes permanentes líquidos ou sólidos.
id CBR-1_4d033a5d535eefdcd23f4c58a7110275
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842010000300011
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricasMalformações vascularesEmbolização terapêuticaEscleroterapiaRadiologia intervencionistaAs malformações vasculares periféricas compreendem um espectro de lesões que se tornam aparentes no decorrer da vida e podem ser encontradas em praticamente todo o corpo. São pouco comuns e frequentemente confundidas com o hemangioma infantil. Estas doenças são completamente distintas tanto em relação à história clínica como ao prognóstico e às formas de tratamento. Nestas lesões, a história evolutiva e as características do exame físico são de extrema importância para o adequado diagnóstico clinicorradiológico, que guiará a melhor alternativa terapêutica. As classificações mais recentes dividem as malformações vasculares periféricas levando em consideração o fluxo sanguíneo (alto e baixo) e os componentes vasculares envolvidos (arteriais, capilares, linfáticos e venosos). As malformações vasculares periféricas representam um desafio diagnóstico e terapêutico, e exames complementares como tomografia computadorizada, ultrassonografia com Doppler e ressonância magnética, em conjunto com a história clínica, podem trazer informações quanto às características de fluxo e à extensão das lesões. Arteriografia e flebografia confirmam o diagnóstico, avaliam a sua extensão e orientam a decisão terapêutica. Malformações de baixo fluxo geralmente são tratadas por abordagem percutânea e injeção de agente esclerosante, enquanto para as malformações de alto fluxo o acesso é endovascular com uso de agentes embolizantes permanentes líquidos ou sólidos.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000300011Radiologia Brasileira v.43 n.3 2010reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842010000300011info:eu-repo/semantics/openAccessMonsignore,Lucas MorettiNakiri,Guilherme SeizemSantos,Daniela dosAbud,Thiago GiansanteAbud,Daniel Giansantepor2010-07-07T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842010000300011Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2010-07-07T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
title Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
spellingShingle Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
Monsignore,Lucas Moretti
Malformações vasculares
Embolização terapêutica
Escleroterapia
Radiologia intervencionista
title_short Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
title_full Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
title_fullStr Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
title_full_unstemmed Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
title_sort Achados de imagem e alternativas terapêuticas das malformações vasculares periféricas
author Monsignore,Lucas Moretti
author_facet Monsignore,Lucas Moretti
Nakiri,Guilherme Seizem
Santos,Daniela dos
Abud,Thiago Giansante
Abud,Daniel Giansante
author_role author
author2 Nakiri,Guilherme Seizem
Santos,Daniela dos
Abud,Thiago Giansante
Abud,Daniel Giansante
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monsignore,Lucas Moretti
Nakiri,Guilherme Seizem
Santos,Daniela dos
Abud,Thiago Giansante
Abud,Daniel Giansante
dc.subject.por.fl_str_mv Malformações vasculares
Embolização terapêutica
Escleroterapia
Radiologia intervencionista
topic Malformações vasculares
Embolização terapêutica
Escleroterapia
Radiologia intervencionista
description As malformações vasculares periféricas compreendem um espectro de lesões que se tornam aparentes no decorrer da vida e podem ser encontradas em praticamente todo o corpo. São pouco comuns e frequentemente confundidas com o hemangioma infantil. Estas doenças são completamente distintas tanto em relação à história clínica como ao prognóstico e às formas de tratamento. Nestas lesões, a história evolutiva e as características do exame físico são de extrema importância para o adequado diagnóstico clinicorradiológico, que guiará a melhor alternativa terapêutica. As classificações mais recentes dividem as malformações vasculares periféricas levando em consideração o fluxo sanguíneo (alto e baixo) e os componentes vasculares envolvidos (arteriais, capilares, linfáticos e venosos). As malformações vasculares periféricas representam um desafio diagnóstico e terapêutico, e exames complementares como tomografia computadorizada, ultrassonografia com Doppler e ressonância magnética, em conjunto com a história clínica, podem trazer informações quanto às características de fluxo e à extensão das lesões. Arteriografia e flebografia confirmam o diagnóstico, avaliam a sua extensão e orientam a decisão terapêutica. Malformações de baixo fluxo geralmente são tratadas por abordagem percutânea e injeção de agente esclerosante, enquanto para as malformações de alto fluxo o acesso é endovascular com uso de agentes embolizantes permanentes líquidos ou sólidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000300011
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842010000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842010000300011
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.43 n.3 2010
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208937126658048