Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacob,Beatriz Mahmud
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Teixeira,Kim-Ir-Sen Santos, Figueirêdo,Sizenildo da Silva, Nóbrega,Bruno Barcelos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Radiologia Brasileira (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300010
Resumo: Persistência hiperplásica do vítreo primitivo (PHVP) é um desenvolvimento anormal, afetando crianças, resultante da falha de regressão do vítreo primitivo e dos vasos hialóides, com proliferação de tecido conectivo. A PHVP pode ter três variações: uma anterior, outra posterior e uma terceira com a combinação das duas. Clinicamente manifesta-se como leucocoria (reflexo branco pupilar) em um olho de dimensões reduzidas. Esta anomalia é usualmente unilateral e não associada com outros achados sistêmicos. Leucocoria, descolamento de retina, pregas retinianas e catarata podem confundir PHVP com outras afecções oculares que têm achados semelhantes. Retinoblastoma, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e pseudogliomas são doenças com achados semelhantes aos da PHVP. A visualização direta dos remanescentes do sistema vascular hialóide fetal é a melhor evidência da lesão presente, se não fosse, muitas vezes impossivel, à fundoscopia, devido à opacidade do tecido. Nestes casos, a visualização indireta, por meio de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, fornece o diagnóstico. As imagens obtidas por estes métodos proporcionam, ainda, informações e diagnóstico diferencial com outras doenças, particularmente com o retinoblastoma. Os autores fazem uma revisão na literatura e apresentam um estudo iconográfico das imagens e achados da PHVP.
id CBR-1_d48af1b8e37376d57922d2386d8b2b74
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-39842003000300010
network_acronym_str CBR-1
network_name_str Radiologia Brasileira (Online)
repository_id_str
spelling Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagemPersistência hiperplásica do vítreo primitivoLeucocoriaArtéria hialóideCanal de CloquetPersistência hiperplásica do vítreo primitivo (PHVP) é um desenvolvimento anormal, afetando crianças, resultante da falha de regressão do vítreo primitivo e dos vasos hialóides, com proliferação de tecido conectivo. A PHVP pode ter três variações: uma anterior, outra posterior e uma terceira com a combinação das duas. Clinicamente manifesta-se como leucocoria (reflexo branco pupilar) em um olho de dimensões reduzidas. Esta anomalia é usualmente unilateral e não associada com outros achados sistêmicos. Leucocoria, descolamento de retina, pregas retinianas e catarata podem confundir PHVP com outras afecções oculares que têm achados semelhantes. Retinoblastoma, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e pseudogliomas são doenças com achados semelhantes aos da PHVP. A visualização direta dos remanescentes do sistema vascular hialóide fetal é a melhor evidência da lesão presente, se não fosse, muitas vezes impossivel, à fundoscopia, devido à opacidade do tecido. Nestes casos, a visualização indireta, por meio de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, fornece o diagnóstico. As imagens obtidas por estes métodos proporcionam, ainda, informações e diagnóstico diferencial com outras doenças, particularmente com o retinoblastoma. Os autores fazem uma revisão na literatura e apresentam um estudo iconográfico das imagens e achados da PHVP.Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300010Radiologia Brasileira v.36 n.3 2003reponame:Radiologia Brasileira (Online)instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)instacron:CBR10.1590/S0100-39842003000300010info:eu-repo/semantics/openAccessJacob,Beatriz MahmudTeixeira,Kim-Ir-Sen SantosFigueirêdo,Sizenildo da SilvaNóbrega,Bruno Barcelos dapor2003-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S0100-39842003000300010Revistahttps://www.scielo.br/j/rb/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpradiologiabrasileira@cbr.org.br1678-70990100-3984opendoar:2003-07-24T00:00Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)false
dc.title.none.fl_str_mv Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
title Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
spellingShingle Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
Jacob,Beatriz Mahmud
Persistência hiperplásica do vítreo primitivo
Leucocoria
Artéria hialóide
Canal de Cloquet
title_short Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
title_full Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
title_fullStr Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
title_full_unstemmed Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
title_sort Persistência hiperplástica do vítreo primitivo: avaliação por métodos de imagem
author Jacob,Beatriz Mahmud
author_facet Jacob,Beatriz Mahmud
Teixeira,Kim-Ir-Sen Santos
Figueirêdo,Sizenildo da Silva
Nóbrega,Bruno Barcelos da
author_role author
author2 Teixeira,Kim-Ir-Sen Santos
Figueirêdo,Sizenildo da Silva
Nóbrega,Bruno Barcelos da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacob,Beatriz Mahmud
Teixeira,Kim-Ir-Sen Santos
Figueirêdo,Sizenildo da Silva
Nóbrega,Bruno Barcelos da
dc.subject.por.fl_str_mv Persistência hiperplásica do vítreo primitivo
Leucocoria
Artéria hialóide
Canal de Cloquet
topic Persistência hiperplásica do vítreo primitivo
Leucocoria
Artéria hialóide
Canal de Cloquet
description Persistência hiperplásica do vítreo primitivo (PHVP) é um desenvolvimento anormal, afetando crianças, resultante da falha de regressão do vítreo primitivo e dos vasos hialóides, com proliferação de tecido conectivo. A PHVP pode ter três variações: uma anterior, outra posterior e uma terceira com a combinação das duas. Clinicamente manifesta-se como leucocoria (reflexo branco pupilar) em um olho de dimensões reduzidas. Esta anomalia é usualmente unilateral e não associada com outros achados sistêmicos. Leucocoria, descolamento de retina, pregas retinianas e catarata podem confundir PHVP com outras afecções oculares que têm achados semelhantes. Retinoblastoma, catarata congênita, retinopatia da prematuridade e pseudogliomas são doenças com achados semelhantes aos da PHVP. A visualização direta dos remanescentes do sistema vascular hialóide fetal é a melhor evidência da lesão presente, se não fosse, muitas vezes impossivel, à fundoscopia, devido à opacidade do tecido. Nestes casos, a visualização indireta, por meio de ultra-sonografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética, fornece o diagnóstico. As imagens obtidas por estes métodos proporcionam, ainda, informações e diagnóstico diferencial com outras doenças, particularmente com o retinoblastoma. Os autores fazem uma revisão na literatura e apresentam um estudo iconográfico das imagens e achados da PHVP.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842003000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-39842003000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
publisher.none.fl_str_mv Publicação do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem
dc.source.none.fl_str_mv Radiologia Brasileira v.36 n.3 2003
reponame:Radiologia Brasileira (Online)
instname:Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron:CBR
instname_str Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
instacron_str CBR
institution CBR
reponame_str Radiologia Brasileira (Online)
collection Radiologia Brasileira (Online)
repository.name.fl_str_mv Radiologia Brasileira (Online) - Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR)
repository.mail.fl_str_mv radiologiabrasileira@cbr.org.br
_version_ 1754208934562889728