Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salles,Valdemir José Alegre
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Saad,Sarhan Sydney, Franco,Marcello Fabiano, Matos,Delcio, Martins,Marcos Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802009000400007
Resumo: Objetivo: Caracterizar a resposta imunológica presente na camada dérmica da região peri-colostômica. Método: Foram incluídos quarenta e um doentes, portadores de colostomias realizadas há mais de oito semanas. Na determinação imuno-histoquímica foram avaliados os linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico, linfócito B, linfócito T - Natural Killer e os macrófagos. Resultados: Na análise da resposta imune-celular, independente da doença colorretal, foi observada uma relação com significância estatística quando se comparou os valores dos linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e dos macrófagos, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer. Na análise da resposta imune-celular de acordo com a idade, observou-se uma significância estatística da relação do linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar e do macrófago, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer, em ambas as faixas etárias, além do linfócito T - citotóxico com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer na faixa etária adulta. Conclusão: A presença da colostomia determina o desenvolvimento de uma resposta imune-celular na camada dérmica da região peri-colostômica, sendo composta em maior número pelo linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e macrófagos.
id CEC-1_4d5d3c02a5bfa0d9a997fc5787b2eaa2
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-98802009000400007
network_acronym_str CEC-1
network_name_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository_id_str
spelling Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômicaColostomialinfócitosmacrófagospeleimunidadeObjetivo: Caracterizar a resposta imunológica presente na camada dérmica da região peri-colostômica. Método: Foram incluídos quarenta e um doentes, portadores de colostomias realizadas há mais de oito semanas. Na determinação imuno-histoquímica foram avaliados os linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico, linfócito B, linfócito T - Natural Killer e os macrófagos. Resultados: Na análise da resposta imune-celular, independente da doença colorretal, foi observada uma relação com significância estatística quando se comparou os valores dos linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e dos macrófagos, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer. Na análise da resposta imune-celular de acordo com a idade, observou-se uma significância estatística da relação do linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar e do macrófago, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer, em ambas as faixas etárias, além do linfócito T - citotóxico com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer na faixa etária adulta. Conclusão: A presença da colostomia determina o desenvolvimento de uma resposta imune-celular na camada dérmica da região peri-colostômica, sendo composta em maior número pelo linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e macrófagos.Cidade Editora Científica Ltda2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802009000400007Revista Brasileira de Coloproctologia v.29 n.4 2009reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)instacron:CEC10.1590/S0101-98802009000400007info:eu-repo/semantics/openAccessSalles,Valdemir José AlegreSaad,Sarhan SydneyFranco,Marcello FabianoMatos,DelcioMartins,Marcos Robertopor2010-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S0101-98802009000400007Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/pid_0101-9880/lng_pt/nrm_isoONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||sbcp@sbcp.org.br1980-54460101-9880opendoar:2010-03-03T00:00Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)false
dc.title.none.fl_str_mv Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
title Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
spellingShingle Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
Salles,Valdemir José Alegre
Colostomia
linfócitos
macrófagos
pele
imunidade
title_short Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
title_full Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
title_fullStr Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
title_full_unstemmed Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
title_sort Influência da idade e da doença colorretal na imunocompetência cutânea peri-colostômica
author Salles,Valdemir José Alegre
author_facet Salles,Valdemir José Alegre
Saad,Sarhan Sydney
Franco,Marcello Fabiano
Matos,Delcio
Martins,Marcos Roberto
author_role author
author2 Saad,Sarhan Sydney
Franco,Marcello Fabiano
Matos,Delcio
Martins,Marcos Roberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salles,Valdemir José Alegre
Saad,Sarhan Sydney
Franco,Marcello Fabiano
Matos,Delcio
Martins,Marcos Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Colostomia
linfócitos
macrófagos
pele
imunidade
topic Colostomia
linfócitos
macrófagos
pele
imunidade
description Objetivo: Caracterizar a resposta imunológica presente na camada dérmica da região peri-colostômica. Método: Foram incluídos quarenta e um doentes, portadores de colostomias realizadas há mais de oito semanas. Na determinação imuno-histoquímica foram avaliados os linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico, linfócito B, linfócito T - Natural Killer e os macrófagos. Resultados: Na análise da resposta imune-celular, independente da doença colorretal, foi observada uma relação com significância estatística quando se comparou os valores dos linfócitos Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e dos macrófagos, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer. Na análise da resposta imune-celular de acordo com a idade, observou-se uma significância estatística da relação do linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar e do macrófago, com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer, em ambas as faixas etárias, além do linfócito T - citotóxico com as do linfócito B, linfócito T - Natural Killer na faixa etária adulta. Conclusão: A presença da colostomia determina o desenvolvimento de uma resposta imune-celular na camada dérmica da região peri-colostômica, sendo composta em maior número pelo linfócito Pan T, linfócito T - auxiliar, linfócito T - citotóxico e macrófagos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802009000400007
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-98802009000400007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-98802009000400007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
publisher.none.fl_str_mv Cidade Editora Científica Ltda
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia v.29 n.4 2009
reponame:Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
instname:Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron:CEC
instname_str Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
instacron_str CEC
institution CEC
reponame_str Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
collection Revista Brasileira de Coloproctologia (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Coloproctologia (Online) - Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBC)
repository.mail.fl_str_mv ||sbcp@sbcp.org.br
_version_ 1776751153247158272