EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EAD em Foco |
Texto Completo: | https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217 |
Resumo: | No presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista. Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. |
id |
CECIERJ_51ff2211d2e8d95fe34af74e3c58d60f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/217 |
network_acronym_str |
CECIERJ |
network_name_str |
EAD em Foco |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXINo presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista. Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. Fundação Cecierj2015-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/21710.18264/eadf.v5i2.217EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217/134Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLechner, Germano2020-01-19T10:42:37ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
title |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI Lechner, Germano |
title_short |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
title_full |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
title_sort |
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI |
author |
Lechner, Germano |
author_facet |
Lechner, Germano |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lechner, Germano |
description |
No presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista. Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217 10.18264/eadf.v5i2.217 |
url |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217 |
identifier_str_mv |
10.18264/eadf.v5i2.217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217/134 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cecierj |
dc.source.none.fl_str_mv |
EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015) EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015) EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015) 2177-8310 10.18264/eadf.v5i2 reponame:EAD em Foco instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) instacron:CECIERJ |
instname_str |
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ) |
instacron_str |
CECIERJ |
institution |
CECIERJ |
reponame_str |
EAD em Foco |
collection |
EAD em Foco |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1733981567478398976 |