EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lechner, Germano
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217
Resumo: No presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista.   Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. 
id CECIERJ_51ff2211d2e8d95fe34af74e3c58d60f
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/217
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXINo presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista.   Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. Fundação Cecierj2015-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/21710.18264/eadf.v5i2.217EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)2177-831010.18264/eadf.v5i2reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217/134Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLechner, Germano2020-01-19T10:42:37ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
title EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
spellingShingle EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
Lechner, Germano
title_short EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
title_full EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
title_fullStr EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
title_sort EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: UMA DISCUSSÃO DO SÉCULO XXI
author Lechner, Germano
author_facet Lechner, Germano
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lechner, Germano
description No presente trabalho, apresento um debate em torno da Educação a Distância: aspectos positivos e negativos. Na introdução, trago a importância da escola na formação do sujeito, nas seções subsequentes, trato da Educação a Distância, partindo de uma revisão bibliográfica e passando por uma entrevista de caráter qualitativo. Esta pesquisa foi realizada com profissionais da área da educação, com perguntas abertas, com o objetivo de promover um debate em torno da modalidade da educação a distância. Concluo o trabalho com uma reflexão pessoal, partindo da minha experiência como docente, apoiado pela teoria de diferentes autores na linha de pensamento construtivista e sociointeracionista.   Palavras-chave: Educação a distância; Interação; Internet; Aprendizagem. Distance Education: a Discussion in the 21st Century AbstractIn the present study I propose a debate on distance education, covering both its positive and negative aspects. In the introduction I refer to the importance of the school in the formation process of the individual; in the following sections I cover Distance Education theme with a bibliographical revision and I also analyze the data collected by a qualitative interview. This survey was made with professionals of the educational field, with open-ended questions; it aims at promoting a reflection on distance education. I conclude this study with a personal reflection based on my own personal experience as a teacher, supported by the theory proposed by different authors, who follow both the constructivist and the social interactionist lines of thinking. Keywords: Distance education; Interaction; Internet; Learning. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217
10.18264/eadf.v5i2.217
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i2.217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/217/134
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 2 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 2 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 2 (2015)
2177-8310
10.18264/eadf.v5i2
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567478398976