TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pfeiffer, Cristina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/104
Resumo: Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).
id CECIERJ_b191dd89408c2eb7b9a488061f8d8981
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/104
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).Fundação Cecierj2011-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/10410.18264/eadf.v2i1.104EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/104/27Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessPfeiffer, Cristina2022-05-27T13:14:57ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
title TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
spellingShingle TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
Pfeiffer, Cristina
title_short TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
title_full TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
title_fullStr TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
title_full_unstemmed TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
title_sort TUTORIA A DISTÂNCIA: CONSTRUINDO O CONHECIMENTO EM CURSOS ON-LINE
author Pfeiffer, Cristina
author_facet Pfeiffer, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pfeiffer, Cristina
description Esse estudo tem por objetivo apresentar as contribuições dos tutores a distância no processo de construção do conhecimento dos estudantes de cursos on-line, tendo por base a Espiral do Conhecimento proposta por Nonaka e Takeuchi (1997). Usando procedimentos metodológicos de uma pesquisa descritiva/bibliográfica, constatou-se que o processo de construção do conhecimento ocorre em espiral, iniciando num nível mais individual e se ampliando para o nível coletivo, a partir das interações entre os tutores a distância e os estudantes. Os resultados obtidos também evidenciam a importância destes profissionais para o aumento da participação dos estudantes nas atividades assíncronas propostas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), bem como na melhoria de seus índices de desempenho e aproveitamento. Os cursos analisados são oferecidos pela área Formação Via Web da Diretoria dos Cursos de Extensão da Fundação Centro de Ciências de Ensino Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/104
10.18264/eadf.v2i1.104
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/104
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v2i1.104
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/104/27
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 2 No. 1 (2012)
EaD em Foco; Vol. 2 Núm. 1 (2012)
EaD em Foco; v. 2 n. 1 (2012)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798316347696873472