Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leal, Maria João, Spilker, Maria João, Morgado, Lina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: EAD em Foco
Texto Completo: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.Palavras-chave: Modelos de tutoria; Educação a distância; e-Learning; Universidades abertas.?Tutoring and Tutor in Distance Education: Portraits of the Present versus Visions for the FutureAbstract This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.Keywords: Tutoring models; Distance education; e-Learning; Open universities.
id CECIERJ_ca304510008322b15c0ae32ba1eea15e
oai_identifier_str oai:ojs.eademfoco.cecierj.edu.br:article/296
network_acronym_str CECIERJ
network_name_str EAD em Foco
repository_id_str
spelling Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o FuturoEste trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.Palavras-chave: Modelos de tutoria; Educação a distância; e-Learning; Universidades abertas.?Tutoring and Tutor in Distance Education: Portraits of the Present versus Visions for the FutureAbstract This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.Keywords: Tutoring models; Distance education; e-Learning; Open universities.Fundação Cecierj2015-01-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/29610.18264/eadf.v5i1.296EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)2177-8310reponame:EAD em Focoinstname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)instacron:CECIERJporhttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296/90Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCOinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento, Lauriza Quina BarretoLeal, Maria JoãoSpilker, Maria JoãoMorgado, Lina2020-06-18T22:03:46ZRevistahttps://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/RevistaONG
dc.title.none.fl_str_mv Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
title Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
spellingShingle Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
title_short Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
title_full Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
title_fullStr Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
title_full_unstemmed Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
title_sort Tutoria e Tutor em Educação a Distância: Retratos do Presente versus Visões para o Futuro
author do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
author_facet do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
Leal, Maria João
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
author_role author
author2 Leal, Maria João
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento, Lauriza Quina Barreto
Leal, Maria João
Spilker, Maria João
Morgado, Lina
description Este trabalho apresenta um estudo de caso em fase preliminar. Parte-se da hipótese de que a tutoria em Educação a Distância e e-Learning, no Ensino Superior, é baseada em modelos pedagógicos e organizacionais e leva a práticas diferenciadas, as quais exigem habilidades e competências específicas do e-Tutor (Tutor em cursos on-line). Apresenta-se a abordagem temática e pedagógica de um curso destinado a professores, tutores e formadores. Para recolha de dados sobre o grau de satisfação com o curso e a percepção dos formandos sobre o sucesso da aprendizagem, foi aplicado um questionário e realizada uma análise dos mapas conceituais digitais criados pelos participantes do curso. A pesquisa tem como objetivo contribuir para o debate sobre modelos e práticas atuais e futuras de tutoria em educação a distância e para a melhoria das futuras edições do curso. Os resultados indicam que o curso (objetivos, metodologia e currículo) corresponde, em grande parte, às expectativas dos participantes e exigências acadêmicas. Conclui-se que é importante aprofundar o conhecimento na área de modelos de tutoria e práticas, bem como, o papel e as funções a desempenhar pelos professores, atores que enfrentam desafios colocados pelas tecnologias emergentes e pedagogias contemporâneas.Palavras-chave: Modelos de tutoria; Educação a distância; e-Learning; Universidades abertas.?Tutoring and Tutor in Distance Education: Portraits of the Present versus Visions for the FutureAbstract This paper presents a case study in its preliminary stage. It relies on the hypothesis that tutoring at a Distance and e-Learning, in higher education, is based on pedagogical and organizational models and leads to several different practices, requiring specific skills from the Tutor. A course is presented which is aimed at teachers, tutors and trainers . The research used a questionnaire to collect data about the level of satisfaction with the course and the perception of students about the learning success, as well as an analysis digital conceptual maps created by the participants. The research aims to contribute to the debate on current and future models and practices in distance education tutoring and to the improvement of future editions of the course. The results indicate that the course (objectives, methodology and curriculum) largely meets the expectations of the participants and academic requirements. It is important to deepen the knowledge in the field of tutoring models and practices, as well as the role and functions to perform by tutors--actors who face challenges set by emerging technologies and pedagogies.Keywords: Tutoring models; Distance education; e-Learning; Open universities.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296
10.18264/eadf.v5i1.296
url https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296
identifier_str_mv 10.18264/eadf.v5i1.296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/296/90
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista EaD em FOCO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cecierj
dc.source.none.fl_str_mv EaD em Foco; Vol. 5 No. 1 (2015)
EaD em Foco; Vol. 5 Núm. 1 (2015)
EaD em Foco; v. 5 n. 1 (2015)
2177-8310
reponame:EAD em Foco
instname:Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron:CECIERJ
instname_str Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)
instacron_str CECIERJ
institution CECIERJ
reponame_str EAD em Foco
collection EAD em Foco
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1733981567565430784