CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves,Maria Teresa Gonzaga
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Lua nova (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200189
Resumo: Resumo Este artigo discute a importância dos dados públicos no campo da sociologia da educação. As desigualdades de acesso à educação formal, trajetórias e resultados educacionais por origem social, grupos raciais, gênero e condições das escolas, por exemplo, não poderiam ser medidas na população se não houvesse dados em larga escala produzidos por órgãos públicos. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) são agências estatais fundamentais para a produção de conhecimento científico em campo. São apresentados alguns resultados de pesquisas realizadas com dados do Inep: o primeiro descreve as desigualdades de resultados escolares das escolas públicas brasileiras, de acordo grupos sociais de 2007 a 2017; e o segundo mostra evidências sobre as oportunidades educacionais nas escolas públicas e a relação com os efeitos da escola.
id CEDEC-2_78e29c47a100d60c706145e8c34597ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-64452020000200189
network_acronym_str CEDEC-2
network_name_str Lua nova (Online)
repository_id_str
spelling CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICADados PúblicosDesigualdades EducacionaisEfeito EscolaEficácia EscolarResumo Este artigo discute a importância dos dados públicos no campo da sociologia da educação. As desigualdades de acesso à educação formal, trajetórias e resultados educacionais por origem social, grupos raciais, gênero e condições das escolas, por exemplo, não poderiam ser medidas na população se não houvesse dados em larga escala produzidos por órgãos públicos. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) são agências estatais fundamentais para a produção de conhecimento científico em campo. São apresentados alguns resultados de pesquisas realizadas com dados do Inep: o primeiro descreve as desigualdades de resultados escolares das escolas públicas brasileiras, de acordo grupos sociais de 2007 a 2017; e o segundo mostra evidências sobre as oportunidades educacionais nas escolas públicas e a relação com os efeitos da escola.CEDEC2020-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200189Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020reponame:Lua nova (Online)instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)instacron:CEDEC10.1590/0102-189214/110info:eu-repo/semantics/openAccessAlves,Maria Teresa Gonzagapor2020-09-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-64452020000200189Revistahttp://www.scielo.br/lnhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br1807-01750102-6445opendoar:2020-09-15T00:00Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)false
dc.title.none.fl_str_mv CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
title CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
spellingShingle CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
Alves,Maria Teresa Gonzaga
Dados Públicos
Desigualdades Educacionais
Efeito Escola
Eficácia Escolar
title_short CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
title_full CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
title_fullStr CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
title_full_unstemmed CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
title_sort CARACTERIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS COM DADOS PÚBLICOS: DESAFIOS PARA CONCEITUAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO EMPÍRICA
author Alves,Maria Teresa Gonzaga
author_facet Alves,Maria Teresa Gonzaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves,Maria Teresa Gonzaga
dc.subject.por.fl_str_mv Dados Públicos
Desigualdades Educacionais
Efeito Escola
Eficácia Escolar
topic Dados Públicos
Desigualdades Educacionais
Efeito Escola
Eficácia Escolar
description Resumo Este artigo discute a importância dos dados públicos no campo da sociologia da educação. As desigualdades de acesso à educação formal, trajetórias e resultados educacionais por origem social, grupos raciais, gênero e condições das escolas, por exemplo, não poderiam ser medidas na população se não houvesse dados em larga escala produzidos por órgãos públicos. No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” (Inep) são agências estatais fundamentais para a produção de conhecimento científico em campo. São apresentados alguns resultados de pesquisas realizadas com dados do Inep: o primeiro descreve as desigualdades de resultados escolares das escolas públicas brasileiras, de acordo grupos sociais de 2007 a 2017; e o segundo mostra evidências sobre as oportunidades educacionais nas escolas públicas e a relação com os efeitos da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200189
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-64452020000200189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0102-189214/110
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CEDEC
publisher.none.fl_str_mv CEDEC
dc.source.none.fl_str_mv Lua Nova: Revista de Cultura e Política n.110 2020
reponame:Lua nova (Online)
instname:Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron:CEDEC
instname_str Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
instacron_str CEDEC
institution CEDEC
reponame_str Lua nova (Online)
collection Lua nova (Online)
repository.name.fl_str_mv Lua nova (Online) - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC)
repository.mail.fl_str_mv cedec@cedec.org.br||luanova@cedec.org.br
_version_ 1754122597132402688